MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Governo do Pará universaliza internet em 100% das escolas públicas estaduais

 


Estado superou desafios na Amazônia na digitalização completa das unidades de ensino; projeto abrange áreas urbanas, rurais, indígenas e quilombolas

Nesta quinta-feira (12) o Governo do Pará atingiu um marco importante ao conectar 100% das escolas públicas à internet, abrangendo áreas urbanas, rurais, indígenas e quilombolas. A universalização do acesso à internet em todas as escolas públicas do Pará é um dos projetos mais ambiciosos do governo estadual. Com foco na inclusão digital, o programa busca integrar alunos de todas as regiões do estado ao ambiente virtual de aprendizado, oferecendo novas ferramentas pedagógicas e promovendo igualdade de oportunidades educacionais.

Dada a complexidade geográfica do Pará, a conectividade total das escolas estaduais é um grande desafio na Amazônia . "Esse é um feito que muitos estados mais ricos ainda não alcançaram. E nós não estamos falando apenas de escola urbana, nós estamos falando também de escola ribeirinha, indígena, quilombola, rural. Porque distância é a internet que pode encurtar, e nós não podemos fazer com que a distância represente uma diferença de qualidade do acesso dos nossos alunos à informação. Portanto, isso é motivo de orgulho para nós. E a gente tem que ter orgulho do que a gente está fazendo aqui no Estado do Pará, porque é histórico e é fruto do trabalho coletivo de todos nós”, afirmou o governador Helder Barbalho.

A conectividade viabiliza a implementação de plataformas de ensino online, capacitação de professores para o uso de novas tecnologias, e a criação de um ambiente mais dinâmico e interativo para os alunos.

Além da conexão digital, o Governo do Pará tem promovido reformas profundas em sua rede de ensino - 150 escolas estaduais já entregues foram completamente reestruturadas. As escolas receberam novas estruturas físicas, climatização das salas de aula, melhorias nos ambientes administrativos, espaços com acessibilidade, pedagógicos, além de novos equipamentos tecnológicos.

O programa "Bora Estudar" é outra iniciativa central do governo, voltada para a ampliação do acesso à educação, valorização do estudante e, consequentemente a redução da evasão escolar. Em todo o Estado, 19 mil alunos serão contemplados. Desta maneira, os estudantes acima dos 18 anos ou responsáveis legais serão contemplados com 10 mil reais para aquisição de materiais de construção que serão utilizados na reforma e ampliação de sua residência.

Esses avanços têm sido fundamentais para melhorar a qualidade do ensino no estado, refletindo diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos dados divulgados este ano, referentes aos resultados de 2023, o Pará subiu 20 posições no ranking do Ideb, alcançando a 6ª posição do país em qualidade de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário