sexta-feira, 31 de maio de 2024

Bancos revelarão estratégias de migração para a nuvem no FEBRABAN TECH 2024

 


Ganhar competitividade e agilidade no cenário financeiro digital define o futuro competitivo dos bancos, e nuvem é um caminho para o Banking as a Service (BaaS)

Jornalistas interessados em cobrir o evento poderão fazer o credenciamento neste link

O setor financeiro é pioneiro no país em investimento em tecnologia e, no quadro atual de digitalização de serviços, a migração para a nuvem da estrutura de TI passou a ser uma decisão estratégica. Inovação, agilidade e flexibilidade demandadas pelos clientes, além da competição, direcionam os bancos a optarem por soluções baseadas em nuvem.

A pesquisa “Febraban de Tecnologia Bancária 2024”, realizada pela Deloitte, revela que 79% dos bancos pretendem aumentar seus investimentos em cloud neste ano. Decisões estratégicas como essa serão discutidas por especialistas do setor na trilha temática “Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem” do FEBRABAN TECH 2024 – maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, de 25 a 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Mediado por Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban, um dos painéis da trilha será “Enfim o banco movido a nuvem?”, com a participação de Cíntia Scovine Barcelos, diretora-executiva de Tecnologia do Bradesco; Ricardo Contrucci, CTO do Santander Brasil; e Fábio Napoli, diretor de TI/CTO do Itaú Unibanco, que acontecerá em 26 de junho, às 14h45, no Auditório Febraban – Cinza.

No debate estarão questões como a adaptação dos bancos à nova realidade e novos caminhos para o crescimento de receitas, redução de custos e ganho de flexibilidade a partir de serviços como Open Finance, embedded loans, APIs e Banking as a Service (BaaS). Ao adotar soluções baseadas em nuvem, os bancos podem se beneficiar de uma maior escalabilidade, permitindo adaptar-se rapidamente às mudanças de mercado e às demandas dos clientes.

No mesmo dia (26 de junho), às 16h, no auditório Cinza, o destaque da FEBRABAN TECH 2024 será o painel “Multicloud híbrida, a aceleração da inovação e a busca de talentos”, com Suzan Barreto, sócia da PwC Brasil; Cesar Lima Piau, gerente-executivo da Caixa, e Diuliana França, diretora de Serviços Cloud B2B da Embratel; com moderação da jornalista Cristina de Luca.
Aqui, o impulso da Inteligência Artificial é o tema que envolve a adoção de uma multicloud híbrida para que os bancos tenham uma base sólida para integrar novas tecnologias, criar ecossistemas eficientes orientados por API e proporcionar uma excelente experiência aos clientes. Mas, será que isso é verdade? Esse é um dos questionamentos levantados por Suzan. E há mais a conferir. Os bancos têm talentos para essa tarefa, também quando se considera o uso de aplicativos em nuvens privadas e públicas? As tendências que ditam o futuro da tecnologia financeira baseada em nuvem serão reveladas nesta trilha temática.
FEBRABAN TECH 2024

O FEBRABAN TECH 2024 será uma edição histórica. São 19.681 m² de área construída, crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado. A área de exposição também aumentou de 5.506 m² para 6.630 m², avanço de 20%. Serão 226 áreas de exposição – foram 188 em 2023 - e 8 auditórios.

A 34ª edição da conferência tem como tema central “A jornada responsável na nova Economia da IA”, e reunirá lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação.

Temas em destaque este ano:
- IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios
- Open Finance, Pix... Brasil molda cenário financeiro global
- DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada
- A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança
- A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente
- Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros
- Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem
- Cross industry: o digital expande e conecta mercados
- Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira
- Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente
- O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade
- Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão

Informações para imprensa e Credenciamento
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (+ 55 11) 5105-7171
E-mail: imprensa@febrabantech.com
O credenciamento para jornalistas pode ser realizado por aqui.
Contatos:
Luciana Abritta – (11) 99299-0411  
Elisabete Leandro – (11) 99616-2885  
Marcelo Danil – (13) 99741-8833   
Vera Aranha – (11) 99360-1451  

SERVIÇO - FEBRABAN TECH 2024
Datas: 25, 26 e 27 de junho
Local: Transamerica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387
Santo Amaro - São Paulo, SP
Inscrições no site: www.febrabantech.com

Como a tecnologia ajuda nos desafios da indústria de máquinas e equipamentos?

 


Por Felipe Melo  

Após fechar 2023 em queda, a indústria de máquinas e equipamentos vem apresentando sinais de retomada. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o segmento registrou, em março deste ano, um crescimento de 6,2% na sua receita líquida em comparação a fevereiro. Além disso, as projeções apontam que o setor deve crescer 5,5% na receita interna neste ano, 3,5% no total, e com as exportações em 0,6%.

Entre as razões que justificam essa alta prevista para indústria em 2024, sem dúvidas, está o uso da engenharia e a tecnologia. Ou seja, vemos cada vez mais um movimento de adaptação de maquinários para a utilização de softwares e outros recursos como, por exemplo, a Inteligência Artificial, que auxiliam na maior eficiência, segurança e agilidade operacional.

Por sua vez, mesmo diante de um significativo avanço do segmento, ainda assim, não podemos deixar de destacar os desafios que são enfrentados pelo setor nos seguintes aspectos: inovação, considerando que são baixos os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a fim de alavancar as operações com máxima eficácia; e manutenção preditiva, visto que para maximizar o tempo de vida dos equipamentos, é fundamental mantê-las em dia para evitar a incidência de problemas.

Além disso, não há como não apontar também como algo desafiador o fato do nosso país engatinhar na aplicação do conceito da Indústria 4.0. Isso é, mesmo essa tendência estando presente há mais de uma década no mercado, ainda utilizamos muito pouco de tudo que ela oferece desde novos recursos, até automatização de tarefas. Esse fato acende um alerta acerca da disparidade que temos em relação à outras nações que já estão inseridas na Indústria 5.0 e, inclusive, se preparando para a 6.0.

Em contrapartida, antes de olharmos para fora, não podemos deixar de lado um obstáculo específico enfrentado pelo Brasil: a expansão de mercado. O fato do nosso país possuir um tamanho continental acaba dificultando a adoção de estratégias que impulsionem o crescimento do negócio, fazendo com que as relações comerciais fiquem concentradas em determinadas regiões e, dessa forma, inibindo o acesso a grandes polos industriais espalhados em todo território brasileiro.

Quando olhamos para o setor de máquinas e equipamentos, podemos afirmar que esta vertical tem um amplo potencial de crescimento, tanto do ponto de vista nacional quanto internacional. No entanto, para obter esse resultado, é fundamental sanar esses obstáculos a fim de obter um fluxo operacional promissor que faça jus ao seu desempenho. E, quanto a isso, a tecnologia é uma excelente auxiliadora.

Entretanto, quando falamos sobre a aplicação tecnológica, é importante que seu entendimento não seja de forma ambígua. Ou seja, temos no mercado compreensões errôneas que consideram o uso destes recursos como a solução de todos os problemas por si só, e/ou que se trata de um alto custo, sem um ROI assertivo.

Deste modo, é importante chamar atenção ao fato de que a tecnologia já está presente no dia a dia da indústria, mas sua aplicação pode ser ainda mais promissora por meio de ferramentas assertivas como um ERP global. Ter um software de gestão é uma medida efetiva para auxiliar no processo de automações, extração e análise de dados, identificação de gargalos e, sobretudo, em tomadas de decisões assertivas. O retorno desse investimento é garantido, considerando que a partir do momento em que a organização passa a operar uma gestão eficiente, possui um aumento da receita.

Ademais, uma ferramenta de caráter global também possui integrações com normas e regras a serem seguidas de outros países, o que favorece no processo de internacionalização e expansão para outros mercados, criando maiores oportunidades de crescimento.

Certamente, quando apontamos essa gama de benefícios, é comum brilhar os olhos de qualquer organização. Todavia, cabe enfatizar que, de nada adianta ter um sistema robusto, sem que a empresa saiba usufruir das melhores práticas. Por isso, ter o apoio de uma consultoria especializada é algo vital, pois o time irá ajudar nos pontos de dificuldades do negócio e direcionar para estratégias com máxima precisão.

Podemos afirmar que a indústria de máquinas e equipamentos é estratégica para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto tecnológico, visto que pode ter diversas aplicações no seu dia a dia. Dessa forma, é crucial que, desde pequenos, médios ou grandes, os negócios estejam atentos em integrar, desde já, recursos que impulsionem o seu desenvolvimento. Afinal, para sobreviver em um mercado cada vez mais dinâmico, é preciso, mais do que ser criativo, ser estratégico.

Felipe Melo é head de vendas indiretas do Grupo INOVAGE.

Sobre o Grupo INOVAGE:
O Grupo INOVAGE é uma consultoria Gold Partner SAP, especializada em SAP Business One, SAP S/4HANA e soluções fiscais da Thomson Reuters. Através de uma equipe de colaboradores qualificada, a empresa tem como objetivo atender necessidades em tecnologia e gestão eficiente, agregando as melhores práticas de mercado, tendências e inovação.



Imagens relacionadas


Felipe Melo, head de vendas indiretas do Grupo INOVAGE
baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 9545-7350
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br



Como a tecnologia pode ajudar o varejo na gestão fiscal?

 


Por Lílian de Sá e Nicolas Viana

Gerenciar as obrigações fiscais em um setor tão dinâmico como o varejo é algo essencial e, ao mesmo tempo, desafiador. Isso é, fatores como a complexidade da legislação, bem como as obrigatoriedades pertinentes a cada vertente dentro do segmento, fazem com que manter as operações em conformidade e otimizar processos sejam funções que demandam o uso de recursos avançados e especializados – dentre os quais, está a tecnologia.

O setor varejista, sem dúvidas, está entre os mais competitivos. Em dados divulgados pelo IBGE, como exemplo, as vendas do segmento, em janeiro de 2024, registraram o maior patamar da série histórica iniciada em 2000. Na comparação com o mesmo mês em 2023, houve uma alta de 8,2%, contra a projeção de ganho classificada em 3,3%.

Embora, neste ano, o varejo tenha a tendência de se beneficiar por diversos fatores, desde o aquecimento do mercado de trabalho até o controle da inflação, ainda assim, os profissionais do segmento devem estar atentos em executar melhorias constantes nos processos e estratégias, com foco em manter a eficiência operacional, redução de custos e, sobretudo, aprimorar a experiência do cliente.

Isso é, diferentemente de outros setores, o varejo lida com uma volumetria muito alta de processos, tais como emissão de notas, gestão de compra e vendas, transportes, cupons fiscais, entre outras atividades que regem o dia a dia. Todas essas atividades precisam ser monitoradas e apuradas mensalmente, a fim de cumprir os prazos de entregas e envios, evitando não conformidades.

Certamente, executar todas essas tarefas manualmente é algo inviável, tendo em vista que pode colocar em risco a operação e deixar ainda mais suscetível a chance de erros e falhas. Para evitar esses riscos, a tecnologia se mostra extremamente importante, pois tem a capacidade de ajudar no gerenciamento dessas atividades com maior fluidez e assertividade, auxiliando o setor a exercer uma gestão fiscal eficiente.

Atualmente, existem no mercado diversas ferramentas que asseguram cumprir esses objetivos. No entanto, na hora de escolher uma solução, é fundamental averiguar se o produto dispõe de uma interface com máxima capacidade de armazenamento de dados e funções, verificar se é oferecido todo o suporte que permita abrir chamados, adequação às constantes mudanças que regem o sistema fiscal e tributário, forneça análises profundas, automatize funções e que, principalmente, tenha a capacidade de lidar com os períodos de altas e baixas no comércio.

Esse cuidado deve ser ainda mais rigoroso em se tratando de supermercados, os quais, segundo o IBGE, são uma vertente que tem tido pouquíssimas variações nos últimos meses; além do e-commerce, que vem liderando a preferência de clientes e costuma sofrer altas em épocas comemorativas como, por exemplo, a Black Friday.

Sendo assim, é crucial que o varejo, desde já, busque implementar uma solução efetiva que auxilie em todos os processos, garantindo sua sobrevivência em uma disputa cada vez mais acirrada. Para isso, é necessário implementar certas mudanças que não devem ser realizadas sozinhas, ressaltando a importância de contar com o apoio de uma consultoria especializada e que acompanha todo as alterações do ponto de vista fiscal e legislativo.

Seja grandes, médios ou pequenos empreendedores, o varejo tem uma árdua missão de realizar operações em conformidade, não apenas para fins obrigatórios, mas também para assegurar sua vantagem competitiva. E, considerando que este é um setor que nunca dorme, implementar medidas eficazes é o que irá garantir que continue despontando como um dos mais promissores segmentos do mercado e, assim, se sobressaia frente a períodos de crise.

Lílian de Sá é Mentora e Consultora 4tax-Fiscal da SEIDOR.

Nicolas Viana é Head dos Módulos Inbound, FCI e IVA da Suíte Fiscal 4tax SEIDOR.

Sobre a SEIDOR:
A SEIDOR é uma empresa dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas na área de consultoria de software e serviços de TI, inovação, estratégia, infraestrutura, desenvolvimento e manutenção de aplicações on-demand, cloud computing, IoT, entre outros. Com mais de 40 anos de experiência e um volume de negócio anual de mais de R$ 3 bilhões e mais de 8 mil profissionais na Europa, América Latina, África, Oriente Médio, Ásia e nos EUA, a empresa possui alianças estratégicas com os principais e maiores desenvolvedores internacionais de tecnologia. No Brasil, possui escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Goiânia e Recife, contando com mais de 1.500 profissionais.



Imagens relacionadas


Lilian de Sá, Mentora e Consultora 4tax-Fiscal da SEIDOR
baixar em alta resolução



Nicolas Viana, head dos módulos inbound, FCI e IVA da Suite Fiscal 4tax SEIDOR
baixar em alta resolução




Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 9545-7350
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Como obter a eficiência empresarial com o apoio do CSC?

 


Por Thiago Massari

Nos ambientes empresariais contemporâneos, a busca pela eficiência é fundamental. Sendo assim, uma estratégia inovadora amplamente adotada é a implementação dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Isso porque eles consolidam funções administrativas em uma única unidade para servir diversas áreas da organização, promovendo a otimização de processos, redução de custos e aumento da eficiência operacional.

Os CSCs atuam como hubs centralizados, garantindo consistência, padronização e qualidade nos serviços administrativos oferecidos, além de um rápido retorno de investimento. Não à toa, de acordo com a Pesquisa do Centro de Serviço compartilhados S-LATAM, 2023, realizada pela Deloitte, foi constatado que 57% dos centros recuperam o valor investido em, no máximo, um ou dois anos.

No entanto, para assegurar a efetividade desse processo, a governança corporativa é algo crucial, tendo em vista que, mais do que simplesmente focar na produtividade, é vital garantir a segurança da informação, a consistência dos processos, uma gestão eficaz dos dados, e a identificação e correção ágeis de falhas.

Por sua vez, é importante destacar que, quando falamos sobre produtividade, essa ação não se resume apenas a economizar mão de obra, mas sim em garantir alta disponibilidade, operar 24 horas por dia durante a semana, adaptar-se rapidamente às demandas que mudam conforme o calendário e ter um processo autoscaling (escalonamento automático).

E, levando em conta a atual fase de transformação digital que as organizações estão inseridas, trilhando um caminho sem volta para a modernização e incluindo cada vez mais recursos tecnológicos, o CSC é considerado um passo essencial nessa jornada, visto que ajuda na potencialização de dados e aproveitamento de tecnologias como a Inteligência Artificial.

Essa estratégia não apenas simplifica a gestão, mas também libera recursos para direcionar ações com foco em iniciativas estratégicas. Isso é, ao integrar um CSC com uma abordagem de autosserviço, as empresas promovem uma cultura de eficiência e responsabilidade. Além disso, essa sinergia aumenta a satisfação e o engajamento dos funcionários, contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo.

Isso porque, enquanto o CSC lida com tarefas complexas e estratégicas, o autosserviço capacita os colaboradores a resolverem questões mais simples por conta própria. Essa combinação não apenas impulsiona a eficiência operacional, mas também promove uma cultura organizacional de responsabilidade e excelência. Afinal, profissionais engajados e bem capacitados são capazes de potencializar o negócio da empresa, implementando melhorias contínuas e ajustando-se rapidamente às mudanças necessárias.

A expectativa é que cada vez mais as empresas globais forneçam um maior valor a um custo menor. A rentabilidade e aceleração dos negócios são prioridades estratégicas no investimento em empresas globais que, em média, atingem 30% de benefícios de uma só vez, além de 10% de taxa de execução, segundo a Deloitte. Assim, ao investir na estruturação e fortalecimento do CSC, as organizações se posicionam para alcançar novos patamares de sucesso nos negócios, adaptando-se de forma ágil e eficaz a um ambiente empresarial dinâmico e desafiador.

Thiago Massari é Squad Leader da Viceri-SEIDOR.

Sobre a Viceri-Seidor:
A Viceri-Seidor é uma empresa de Tecnologia da Informação que, há mais de 40 anos, apoia a transformação digital das organizações por meio da entrega do ciclo completo de desenvolvimento de produtos digitais. Com 83 escritórios divididos em 40 países, a empresa já soma mais de 8 mil clientes. Saiba mais em: www.viceri.com.br



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 9545-7350
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br



Canal Brasil exibe maratona no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho

 


O documentário inédito "O Lugar Mais Seguro do Mundo" estreia na programação especial

"O Lugar Mais Seguro do Mundo". Crédito: Divulgação

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para celebrar a data, o Canal Brasil reuniu oito produções nacionais que propõem reflexões sobre a questão ambiental, além de um Cinejornal especial com Ailton Krenak. A Maratona Meio Ambiente ocupa a grade durante o dia todo, a partir das 8h. Um dos destaques da programação é o inédito "O Lugar Mais Seguro do Mundo", de Aline Lata e Helena Wolfenson, que encerra a mostra às 18h45. O documentário traz a história de Marlon, sobrevivente de uma das maiores tragédias socioambientais do mundo na cidade de Mariana (Minas Gerais), que foi arrasada quando uma barragem de rejeitos de mineração se rompeu. O longa mostra a nova realidade do jovem, que teve que se mudar do campo para a periferia de uma outra cidade e precisa lidar com diferentes conflitos. 


Narrado por Fernanda Montenegro, o icônico documentário de Zelito Viana “Terra dos Índios”, de 1979, abre a mostra com depoimentos de lideranças indígenas sobre a situação de seus povos, com um recorte específico do estado do Mato Grosso do Sul. "Rama Pankararu", de Pedro Sodré, traz a história de uma agente de saúde indígena que recebe uma jornalista em sua aldeia durante a reconstrução de uma escola após um incêndio criminoso. 


"Amazônia Sociedade Anônima", de Estevão Ciavatta, traz a luta da comunidade indígena Munduruku em defesa de florestas e rios na região amazônica. Outro destaque é o curta "Fôlego Vivo", realizado pela Associação dos Índios Cariris do Poço Dantas e conta a relação do povo Kariri, de uma comunidade situada na Chapada do Araripe, zona rural do Ceará, com a água. "Wild - Rede Selvagem", documentário de Dener Giovanini, tem o tráfico ilegal de animais como tema principal e mostra como essa prática prejudica, de diversas formas, o meio ambiente e a conservação da biodiversidade. 


"Amazônia, o Despertar da Florestania", de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, faz uma reflexão sobre a maneira como o Brasil tem lidado com a natureza e os recursos naturais, a partir de entrevistas com especialistas. O longa "Lavra", dirigido por Lucas Bambozzi, acompanha a geógrafa Camila (Camila Motta) na volta à sua terra natal, em Minas Gerais, após o maior crime ambiental do Brasil ter contaminado o rio da cidade, em uma mistura de ficção e documentário. 


 

Maratona Meio Ambiente

Horário: Quarta, 5/06, a partir das 8h


8h - Terra Dos Índios (1978) (104’), de Zelito Viana

9h50 - Rama Pankararu (2022) (98’), de Pedro Sodré

11h30 - Amazônia Sociedade Anônima (2019) (72'), de Estêvão Ciavatta

12h45 - Curta na Tela: Fôlego Vivo (2021) (25'), de Lígia Marina

13h15 - Cinejornal Especial – Ailton Krenak

13h45 - Wild - Rede Selvagem (2021) (77’), de Dener Giovanni e Júlio Mauro

15h05 - Amazônia, O Despertar da Florestania (2019) (110'), de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski

17h - Lavra (2022) (101'), de Lucas Bambozzi

18h45 - O Lugar Mais Seguro do Mundo (2021) (71'), de Aline Lata e Helena Wolfenson - INÉDITO



S

Esclerose Múltipla: Diversidade de sintomas iniciais pode dificultar diagnóstico

 


• No primeiro trimestre de 2024, os surtos relativos à doença geraram 1044 internações
• Doença não é fator limitante para projetos pessoais e profissionais, incluindo a gravidez 
São Paulo, 31 de maio de 2024 – A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune, desmielinizante e neurodegenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC). Sua diversidade de sintomas pode transparecer imediatamente sua gravidade ou se assemelhar a traços comuns e cotidianos fazendo o paciente a não buscar assistência durante meses e anos [1]. Somente no primeiro trimestre de 2024, os surtos relativos à doença geraram 1044 internações - queda de 6,8% ao registrado no mesmo período de 2023 [2]. Apesar do caráter progressivo, os tratamentos disponíveis podem contribuir para a manutenção da qualidade de vida e controle das manifestações e avanço doença.
A Esclerose Múltipla apresenta maior incidência em pessoas do sexo feminino, fenótipo caucasiano e idade entre 20 e 50 anos, podendo gerar severo comprometimento no bem-estar da pessoa que convive com a doença. Atualmente, estima-se que a EM atinja cerca de 40 mil pessoas no país, sobretudo da região sul [3]. Contudo, a ampliação do acesso ao diagnóstico tem contribuído para a identificação e tratamento mais precoces da doença. A adesão às terapias nessas fases iniciais possibilita melhor controle de sintomas, redução de comorbidades e ampliação da qualidade de vida e potencial de autonomia [1].
Os potenciais impactos da EM no cotidiano de pacientes não precisa ser fator limitante para projetos pessoais e profissionais – incluindo o planejamento familiar e concepção. Acometidas majoritariamente pela doença, as mulheres, quando assistidas em tratamento, se desejarem, podem engravidar sem a implicação de riscos para sua saúde ou do bebê.  Os atuais medicamentos disponíveis possibilitam a estabilização da doença. 
“É importante derrubarmos estigmas. O impacto da esclerose múltipla não pode ser definidor dos objetivos de vida. Com os cuidados médicos necessários, a realização da maternidade e paternidade pode ser compatível com o controle da doença”, comenta Tatiana Branco, diretora médica da Biogen Brasil.
A esclerose múltipla pode se manifestar por meio de variada gama de sintomas como neurite óptica (inflamação do nervo ótico); diplopia (visão dupla), paresia (fraqueza muscular), redução da mobilidade e coordenação, fadiga, dor crônica, disfunções cognitivo-comportamentais e outros. As manifestações podem ocorrer de forma isolada ou combinada e ainda por meio de surtos ou ataques agudos – que podem seguir por redução ou desaparecimento espontâneo ou associado a medicações [4]. Transtornos depressivos têm prevalência de 36% e 54%, estando relacionados à redução da qualidade de vida, nas esferas pessoal, social e profissional [5].
Diagnóstico e Tratamento
Comumente, o diagnóstico de esclerose múltipla consiste na documentação de dois ou mais episódios sintomáticos, com duração superior a 24 horas, ausência de febre e ocorridos em momentos distintos, separados por período de no mínimo um mês. Exames radiológicos e laboratoriais, em especial a ressonância magnética (RM) e exame do líquido cefalorraquidiano (LCR) podem complementar a avaliação diagnóstica [1]
O manejo da Esclerose Múltipla, consiste na associação multidisciplinar de intervenções medicamentosas e não medicamentosas objetivando o controle da progressão da doença, minimizar a incapacidade e promover a qualidade de vida dos pacientes. O tratamento pode envolver o trabalho conjunto de neurologista, enfermeiros, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo, conforme as necessidades de reabilitação de cada paciente [1].
Sobre a Biogen
Fundada em 1978, a Biogen é uma empresa líder em biotecnologia, pioneira em ciência inovadora para fornecer novos medicamentos que transformam a vida dos pacientes e criam valor para acionistas e nossas comunidades. Aplicamos uma profunda compreensão da biologia humana e promovemos diferentes modalidades para aprimorar tratamentos ou terapias de primeira classe que propiciam resultados superiores. Nossa abordagem se direciona a assumir riscos ousados, equilibrados com o retorno de investimento objetivando prover crescimento a longo prazo. 
Rotineiramente, publicamos informações que podem ser importantes para os investidores em nosso site no www.br.biogen.com. Acompanhe nossas redes sociais - Facebook, LinkedIn, X, YouTube.
Referências
[1] BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Esclerose Múltipl, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/pcdt/arquivos/2022/portal_portaria-conjunta-no-1-pcdt_esclerose-multipla.pdf. Acesso em 07 de maio de 2024.
[2] BRASIL. Ministério da Saúde. sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), 2024. Disponível em http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sih/cnv/niuf.def Acesso em 07 de maio de 2024.
[3] BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: htttps://bvsms.saude.gov.br/eu-me-conecto-nos-nos-conectamos-30-5-dia-mundial-da-esclerose-multipla/#:~:text=A%20esclerose%20m%C3%BAltipla%20(EM)%20%C3%A9,pessoas%20vivem%20com%20a%20doen%C3%A7a. Acesso em 07 de maio rde 2024.
[4] MACHADO et al. Recomendações Esclerose Multipla. São Paulo: Omnifarma (2012)
[5] BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Portaria no 391, de 5 de maio de 2015. Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esclerose Múltipla. Brasília: Diário Oficial da União. (2015)
CONTATO PARA A IMPRENSA
Biogen
Renata Freire
+55 11 96420-7500
renata.freire@biogen.com 
Assessoria de Comunicação
Fato Relevante
imprensa.biogen@agenciafr.com.br
Mariana Martins +55 13 99743-6600 
Edson Raphael +55 11 99736-3712 
Gabriele Silva +55 16 99623-2823 


Imprensa Biogen
imprensa.biogen@agenciafr.com.br
(11) 99736-3712 / (16) 99623-2823



Evento quer colocar 10 mil pessoas para jogar videogame antigo juntas como nos anos 90

 

Evento quer colocar 10 mil pessoas para jogar videogame antigo juntas como nos anos 90

A promessa é fazer todo mundo jogar fliperama, pinball e videogames como se estivessem em uma locadora de antigamente


São Paulo, 31 de maio de 2024 - Quem viveu a época em que se convidava os amigos pra jogar videogame em casa vai poder relembrar dessa experiência na prática, vem aí o RETROCON 2024, evento que promete te levar de volta ao passado pra encontrar amigos e se divertir durante um final de semana inteiro.


A primeira edição do RETROCON aconteceu em 2023 e foi um sucesso, reunindo quase 4500 pessoas, a proposta já era a de jogar videogame durante dois dias pra reviver aqueles dias em que íamos ao fliperama pra jogar uma nova The King of Fighters ou até mesmo um novo Versus da Capcom. Criado com o intuito de ser um ponto de encontro anual dos saudosistas o evento oferece fliperamas antigos, videogames para jogar com os amigos, palco com atrações, campeonatos e muitos influenciadores.



Para esse ano muitas presenças já estão confirmadas, BRKsEdu, Velberan, Fiaspo, Gusang, são alguns dos convidados já anunciados, entre eles a organização promete a presença de dubladores de jogos, ex-redatores das revistas de videogame dos anos 90 e muitas outras atrações. "O RETROCON é um evento pra você levar a família e mostrar como era jogar videogame de forma offline", comentou Cleber Marques, sócio fundador do evento. E complementou "Você vai colocar uma ficha em um fliperama com X-men vs Street Fighter e chamar o amigo pro contra, isso é muito nostálgico".


Com quase o triplo do espaço usado em 2024, esse ano em um pavilhão de 6 mil metros o RETROCON quer receber 10 mil pessoas durante os dois dias de evento, quem viveu a época das locadoras poderá relembrar como era se sentar na frente de uma TV de tubo e jogar Sonic ao lado de um amigo, quem não passou por isso poderá finalmente entender o que tanto o pessoal dessa época fala com tanta nostalgia. Entusiastas e colecionadores vão aproveitar também, já que estão estimados mais de 40 expositores vendendo desde jogos e videogames, incluindo estúdios INDIE, até camisetas, pôsteres e muito mais.



"Será a chance de sentir mais uma vez a mesma emoção de jogar Super Mario 3 com um controle de Phantom System, isso só a gente aqui no Brasil lembra com tanto carinho", disse Cleber. Até agora três exposições foram confirmadas, "A história do Videogame", com consoles conhecidos e obscuros, "XBOX", com modelos raros do videogame da Microsoft e "A História das revistas de videogame", com os exemplares número 1 das principais publicações sobre videogame da época, tudo original e ao vivo.


Com ingressos de R$75 a R$200, a edição 2024 do RETROCON já tem data e local, será realizada na capital de São Paulo nos dias 3 e 4 de agosto, para mais informações acesse o site www.retrocon.com.br e se prepare para uma das melhores experiências da sua vida.



Contatos da evento

Tel: +55 11 98628-0508

Email: contato@warpzone.me

Explorando as bebidas icônicas de Taiwan

 


Tradicional chá taiwanês Oolong tea

(São Paulo, DIA de MÊS de 2024) - Taiwan, uma ilha vibrante e rica em cultura, é amplamente reconhecida por sua notável contribuição ao mundo das bebidas, especialmente no que diz respeito aos chás. Com geografia e clima perfeitos, Taiwan desenvolveu uma reputação incomparável na produção de chá, destacando-se particularmente com o famoso Oolong Tea e o inovador Bubble Tea. Além disso, a ilha oferece uma diversidade de experiências culturais únicas relacionadas ao chá, que encantam entusiastas de todo o mundo.


Oolong Tea: o ouro líquido de Taiwan

O Oolong Tea, muitas vezes considerado o tesouro líquido de Taiwan, é cultivado em plantações localizadas em regiões montanhosas como Alishan, Lishan e Pinglin. Esse tipo de chá é conhecido por seu sabor complexo e fragrância floral única, resultado de um processo de oxidação parcial que situa o Oolong entre o chá verde e o chá preto. Cada etapa da produção é realizada com meticuloso cuidado, garantindo que a qualidade do chá taiwanês seja sempre superior. 


Outros tipos de chá, como o Dongfang Meiren (ou Beleza Oriental), famosos por seu sabor doce de mel e pêssego, e o Tieguanyin, conhecido por suas notas gramíneas e florais, também são produzidos nas encostas montanhosas da ilha, cada um oferecendo uma experiência sensorial única.

Pôr do sol em plantação de chá em Taiwan

Celebração do Dia Internacional do Chá

O Dia Internacional do Chá, comemorado em 21 de maio, é uma excelente oportunidade para celebrar a rica herança cultural de Taiwan no mundo do chá. Nesta data, eventos e degustações são realizados ao redor do mundo, promovendo o reconhecimento dos produtores de chá e conscientizando sobre as tradições e os métodos sustentáveis de cultivo. Taiwan, como líder global em produção de chá, participa ativamente dessas celebrações, compartilhando sua paixão e expertise com entusiastas do chá de todos os cantos do planeta.


A revolução do Bubble Tea

Além do tradicional Oolong, Taiwan é conhecida por ser o berço do inovador Bubble Tea, também conhecido como “Boba”. Essa bebida divertida e refrescante, que surgiu na década de 1980, combina chás variados com leite, frutas e tapiocas (pérolas de tapioca), proporcionando uma mistura deliciosa e texturizada que rapidamente conquistou o mundo. A versatilidade do Bubble Tea permite infinitas variações, desde as mais clássicas até as mais criativas inovações, tornando-se uma verdadeira febre global.

O moderno Bubble Tea contém pérola de tapioca para texturizar a bebida

Experiências de chá em Taiwan: um mergulho cultural

Uma visita a Taiwan não está completa sem explorar a variedade de chás e experiências únicas que a ilha tem a oferecer:

• Pinglin: conhecida por seu chá floral das Montanhas Wenshan, Pinglin é um lugar onde as plantações de chá em terraços criam um cenário deslumbrante. O Museu do Chá de Pinglin e as plantações locais oferecem um mergulho profundo na cultura do chá taiwanês.

• Maokong: acessível através de um teleférico, Maokong é famosa por seus chás Tieguanyin e suas casas de chá, que oferecem vistas espetaculares de Taipei.

• Hsinchu: terra do Dongfang Meiren, Hsinchu oferece um encontro com a tradição Hakka e sua cultura única, bem como uma visita à histórica Beipu Old Street e à Fábrica de Chá Fuxing.

• Nantou: lar do Lago Sun Moon, Nantou é famoso pelo chá Dong Ding, com seu sabor torrado característico, e suas paisagens montanhosas.

• Alishan: conhecida por seus chás de alta montanha, a Área Cênica Nacional de Alishan oferece trilhas deslumbrantes entre plantações de chá, proporcionando uma experiência visual e gustativa memorável.


Taiwan continua a impressionar e deliciar os amantes de chá ao redor do mundo, promovendo uma profunda apreciação por essa tradição milenar. Com uma rica história e uma inovação contínua, as bebidas de Taiwan, desde o sofisticado Oolong Tea até o moderno Bubble Tea, são, sem dúvida, algumas das joias culturais mais preciosas da ilha. Seja em um salão de chá tradicional ou em uma esquina movimentada de Taipei, a rica tapeçaria de sabores e aromas taiwaneses oferece uma imersão cultural inesquecível para visitantes e entusiastas do chá em todo o mundo.


Para mais informações sobre Taiwan, visite o site Travel To Taiwan.


Para mais informações sobre a Global Vision Access, acesse o site globalvisionaccess.com


Sobre a Global Vision Access

A Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo, reconhecida no mercado nacional e internacional. A GVA Brasil facilita a entrada e a consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferece serviços de planejamento estratégico, marketing e relações públicas, com destaque para as campanhas especiais que desenvolve. E há dois anos estabelecida nos Estados Unidos, a GVA USA atua da mesma maneira, promovendo destinos brasileiros para o mercado norte-americano e oferecendo os mesmos serviços, com a mesma competência e excelência.

Através de estratégias, ações e narrativas baseadas nos pilares do ESG, a empresa ajuda a construir ecossistemas de impacto, promove um turismo mais responsável e impulsiona o empreendedorismo consciente. Sua missão é transformar negócios em agentes de mudança, gerando mais que lucros e retorno sobre o investimento, mas também impactos positivos.

No portfólio da empresa constam Bósnia e Herzegovina, Ilhas Seychelles, Noruega e Taiwan, entre os destinos promovidos pela GVA Brasil, além do estado brasileiro do Mato Grosso do Sul e da região de Foz do Iguaçu promovidos pela GVA USA.

Fabricante de eletroeletrônicos para a indústria aeronáutica adota SAP Business One

 


Avionics obteve maior confiabilidade das operações com o ERP

O avião é considerado o transporte mais rápido do mundo. Não à toa, dizem que só quem voa entende por que os pássaros cantam. Mas, antes das aeronaves desbravarem as nuvens, é necessário realizar um exímio protocolo de gestão e preparo ainda em terra. Com o intuito de aprimorar ainda mais esse trabalho e controle, a Avionics, integradora de sistemas aviônicos e fabricante de equipamentos eletrônicos para a indústria aeronáutica, adotou o SAP Business One, sistema de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã. A frente do projeto, está a G2.

Fundada em 1996, a Avionics atua desde a fabricação até a instalação e modernização equipamentos, como sistemas de navegação, comunicação, vigilância, entretenimento, entre outros recursos utilizados nas aeronaves. Localizada em São Paulo, a organização conta com uma equipe de 60 colaboradores que prestam serviços para clientes nacionais e internacionais. Ao longo dessa trajetória, a companhia já atendeu diversos clientes, entre eles a Embraer, Airbus e Força Área Brasileira.

Atuar no segmento da aviação é uma tarefa desafiadora, tendo em vista que o setor exige uma ampla gestão, controle e rastreabilidade de todos os itens utilizados no avião, tornando necessário investir em processos ágeis e eficientes. A princípio, a Avionics utilizava um sistema de gestão de mercado para suas operações, mas, com o passar do tempo, a ferramenta não conseguiu acompanhar o ritmo de expansão da companhia, deixando de trazer confiabilidade nos processos.

Com isso, a companhia decidiu migrar para um novo ERP, e o escolhido foi o SAP Business One, como explica João Vernini Filho, diretor comercial da Avionics. “Já é de conhecimento de grande parte do mercado a eficiência e qualidade dos produtos da SAP. Deste modo, ao aderirmos uma solução pertencente a esse ecossistema, além de promover maior aceitação dos nossos clientes, passamos a operar com uma ferramenta que nos traz uma extensa gama de benefícios, principalmente, confiabilidade, segurança e privacidade”, diz.

Após decidir o sistema, a Avionics escolheu a G2 para ser o novo copiloto do projeto. “Desde o primeiro contato com a G2, nos sentimos acolhidos e ouvidos pela equipe, que se empenhou em estarem ali conosco na solução das demandas. Além disso, o relacionamento mais próximo fez total diferença, e nos passou confiança de que escolhemos as pessoas certas”, destaca Filho.

Para Beto Vieira, CEO da G2, o projeto da Avionics é gratificante. “Estarmos a frente da execução de um projeto em uma empresa que atua no segmento responsável por transportar milhares de pessoas todos os dias nos enche de orgulho. E, saber que estamos contribuindo para que a Avionics dê voos ainda mais altos, tendo o SAP Business One como copiloto, é um excelente exemplo para mostrarmos o quão longe é possível ir com esse software”, enfatiza.

Com a conclusão da implementação, a Avionics vislumbra os ganhos obtidos com a ferramenta no controle operacional, produção de relatórios e gestão de custos. Além disso, a empresa também obteve melhoria no processo de contas a pagar e emissão de notas fiscais, reduzindo o tempo gasto nessas atividades.

Após esses benefícios, a empresa tem como meta explorar ainda mais todas as possibilidades que o SAP Business One tem a oferecer, além de expandir suas operações. “Utilizamos apenas uma parte daquilo que a ferramenta proporciona, por isso, nosso objetivo é ampliar esse uso e, a partir disso, otimizar ainda mais funções para um melhor controle. Sabemos que, nessa jornada, teremos o apoio da G2, o que nos transmite ainda mais confiança para crescermos ainda mais com o ERP”, finaliza o diretor comercial da Avionics.

Sobre a G2:
A G2 entrega a melhor solução de gestão para empresas em crescimento em nuvem, provendo o ERP SAP Business One, totalmente em compliance com a SAP®, empresa alemã líder mundial no segmento. A companhia dispõe de ampla experiência em diversos mercados, como prestação de serviço, importação, exportação, indústria, varejo, e-commerce, telecom, energia, utilities, engenharia, comércio e outros.



Imagens relacionadas


Beto Vieira, CEO da G2
baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 9545-7350
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br


Quarteto apresenta standards do jazz norte-americano na Casa Museu Ema Klabin

 

Você

Quarteto apresenta standards do jazz norte-americano na Casa Museu Ema Klabin 

Espetáculo com o quarteto All Jazz revisita composições de músicos como Miles Davis, Freddie Hubbard, Billy Strayhorn e Charlie Park

Quarteto All Jazz se apresenta na Casa Museu Ema Klabin. Foto: Heloisa Bortz

A Casa Museu Ema Klabin recebe no dia 8 de junho (sábado), às 17h, o quarteto All Jazz para uma apresentação de jazz standards, relembrando compositores e instrumentistas norte-americanos.


No repertório: Milestones old (Charlie Parker / Miles Davis), I Can´t get started (Vernon Duke / Ira Gershwin), UMMG (Billy Strayhorn), Blue in green (Bill Evans / Miles Davis, arr. Renan Saldanha), Up jumped spring (Freedie Hubbard), Tenderly (Walter Gross / Jack Lawrence), All of you (Cole Porter) e Yes or no (Wayne Shorter).


O quarteto All Jazz é formado pelos músicos Andrew Caetano (contrabaixo acústico), Caio Reigadas (guitarra), Ezequiel Costa (trompete) e Bruno Tonini (bateria), alunos da EMESP Tom Jobim. O espetáculo é apresentado em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento de Carreira da EMESP Tom Jobim.


Serviço:

Quarteto All Jazz apresenta standards do jazz norte-americano

sábado, 8 junho

17h

gratuito, com sugestão de contribuição voluntária

100 lugares, por ordem de chegada

Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo


Sobre a EMESP Tom Jobim

A EMESP Tom Jobim é a Escola de Música do Estado de São Paulo, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura. A escola oferece formação em educação musical para crianças e jovens, assim como aprofundamento musical para músicos já formados.


O Núcleo de Desenvolvimento de Carreira da EMESP Tom Jobim foi criado com o objetivo de preparar jovens músicos para o mercado de trabalho. Por meio de um programa de capacitação e desenvolvimento de carreira, o Núcleo apresenta novas perspectivas de atuação e incentiva o aperfeiçoamento e o empreendedorismo musical.


Sobre a Casa Museu Ema Klabin

A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além de artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, reunindo variadas culturas em um arco temporal de 35 séculos. 


A Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, criada para salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social, inspiradas pela sua atuação em vida, de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão. 


A programação cultural da casa museu decorre da coleção e da personalidade da empresária Ema Klabin, que teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo, especialmente nas áreas de música e arte. Além de receber a visitação do público, a Casa Museu Ema Klabin realiza exposições temporárias, séries de arte contemporânea, cursos, palestras e oficinas, bem como apresentações de música, dança e teatro.


O jardim da casa museu foi projetado por Roberto Burle Marx e a decoração foi criada por Terri Della Stufa.

 

Acesse nosso site e redes sociais

Site: https://emaklabin.org.br

Instagram: @emaklabin

YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin

Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

X: https://twitter.com/emaklabin

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ

Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária via pix: 51204196000177.

Cristina Aguilera

Mídia Brazil Comunicação Integrada

cristina.aguilera@midiabrazil.com.br 

11 99539-8589

11 3721-1202