quinta-feira, 31 de março de 2022

Organização de soluções financeiras para impacto social adota SAP Business One

 


SITAWI pretende ganhar eficiência na gestão com apoio do ERP

Ser referência na mobilização de capital para impacto social. Essa é a missão da SITAWI, organização social pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto positivo. A organização acaba de implementar o SAP Business One, sistema de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã, para obter mais agilidade na relação com seus parceiros. A implementação foi conduzida pela ALFA Sistemas.

Fundada em 2008, a SITAWI tem uma abordagem inovadora no campo da filantropia e blended finance – utilização de capital filantrópico (ou subsidiado) para alavancar investimentos privados para impacto socioambiental positivo.  

Dentro desse escopo, as linhas de atuação da SITAWI são: gestão de fundos filantrópicos – uma expertise para viabilizar o direcionamento de recursos para iniciativas socioambientais; coordenação de programas territoriais, a qual reúne parceiros e organizações com objetivos socioambientais em comum; investimento de impacto, que consiste no direcionamento de capital com retorno financeiro para negócios de impacto com e sem fins lucrativos, e, através de uma nova parceria, gestão fundos patrimoniais (instrumentos financeiros de longo prazo, para viabilizar recursos a organizações sociais de forma perene).

Com o intuito de fortalecer as práticas de governança, automatizar os processos e obter informações gerenciais em tempo real, a SITAWI aderiu ao SAP Business One como uma forma de tornar a empresa referência no mercado de investimentos de impacto. “Essa implementação consolidou de maneira assertiva as práticas já adotadas para uma gestão mais eficiente. A marca SAP também traz um atributo, a credibilidade, muito importante para quem trabalha com filantropia”, destaca Leonardo Letelier, CEO da SITAWI.

Para a SAP, ajudar a consolidar melhorias na organização voltada para esse segmento é de grande relevância. “Fazer parte desse processo de modernização da SITAWI foi gratificante. Com esta parceria, esperamos contribuir fortemente para essas mudanças, direcionando as ações para o mercado de impacto social”, pontua Daniel Cabrera, Head SAP Business One Brasil.

A ALFA Sistemas compartilha da mesma opinião. Para a empresa, implementar o SAP Business One foi motivo de grande honra. “Foi uma grande satisfação auxiliar na gestão da SITAWI, proporcionando o crescimento do mercado de filantropia e investimentos de impacto em nosso país”, destaca o CEO, Fábio Rogério.

A partir da consolidação de um sistema capaz de centralizar informações e registros, será possível para a SITAWI desenvolver práticas mais eficientes de gestão e apoiar sua ambição de crescimento. “Não é comum organizações sem fins lucrativos procurarem sistemas de gestão tão robustos, mas tampouco é comum ter R$ 1 bilhão de capital mobilizado como meta para 2025. Enxergamos o SAP Business One como um parceiro nessa jornada”, finaliza Letelier.

 

Sobre a ALFA Sistemas:

A ALFA é uma consultoria Gold da SAP com 19 anos de atuação, com foco na implementação e suporte do ERP SAP Business One, possui mais de 100 clientes ativos no Brasil e Exterior. Sua equipe de mais de 90 especialistas já recebeu mais de 20 prêmios como forma de reconhecimento pelo alto nível de excelência. Para obter mais informações sobre a ALFA, visite http://www.alfaerp.com.br.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 9545-7350
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

ALFA participa da Expo Agrodigital

 


Evento que acontece no Piauí aborda a conectividade e gestão no setor agrícola

Conhecer mais sobre o uso da tecnologia no campo é um fator fundamental para elevar ainda mais o desempenho do agronegócio no país. Visando colocar esse conceito na prática, a ALFA, consultoria SAP Business One especialista em sistemas de gestão, irá participar da primeira edição da Expo Agrodigital, em 30 de março, no município de Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí. O evento será o marco do lançamento da tecnologia 5G no país, e contará com a presença do Ministro das Comunicações, Fábio Farias, e do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Com 19 anos de atuação, a ALFA é especializada na implementação dos principais softwares de gestão do mercado. A empresa possui mais de 100 clientes ativos no Brasil e exterior, com uma ampla atuação em vários setores, dentre eles, o agronegócio. Nessa lista de clientes atendidos pela organização, está a Insolo, organizadora da Expo Agrodigital.

Com mais de 20 anos de atuação no agronegócio brasileiro, a Insolo é o quinto maior grupo de produção agrícola do país e um dos maiores do Piauí – estado que, de acordo com o IBGE, possui 10% do Produto Interno Bruto (PIB) correspondente ao setor agrícola. A empresa é pioneira em modelos de gestão para o agronegócio.

Dentre os temas que serão abordados no evento, estão os meios de conectividade no agro através da fibra ótica, rádios digitais, redes 4G e 5G, automação de operações no campo, além de soluções de ERP para backoffice e gestão agrícola por meio de plataformas de mobile. No total, serão 14 expositores especializados nesses segmentos.

O objetivo da ALFA na Expo Agrodigital é conquistar ainda mais visibilidade nesse segmento e apresentar as soluções SAP para o setor. “Participar desse evento é uma grande oportunidade para mostrarmos que o SAP Business One atende as necessidades do agronegócio, sendo uma ferramenta acessível para todos”, diz Fábio Rógerio, co-CEO da ALFA Sistemas.

Além de conhecer a tecnologia de ultra velocidade no campo pelo 5G e como ela auxilia na tomada de decisões, os participantes terão acesso à uma demonstração do seu uso em um equipamento agrícola. A ideia é fomentar ainda mais como a inovação é uma grande aliada para o crescimento do agronegócio brasileiro.

O evento é gratuito e livre para todos os públicos. Para saber mais, acesse: https://eventos.insolo.com.br/

 

Sobre a ALFA Sistemas:

A ALFA é uma consultoria Gold da SAP com 19 anos de atuação, com foco na implementação e suporte do ERP SAP Business One, possui mais de 100 clientes ativos no Brasil e Exterior. Sua equipe de mais de 90 especialistas já recebeu mais de 20 prêmios como forma de reconhecimento pelo alto nível de excelência. Para obter mais informações sobre a ALFA, visite http://www.alfaerp.com.br.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 9545-7350
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Sentindo na pele o verdadeiro significado de anywhere office: depoimento de uma viajante

 


Por Karen Taira

Em 2020, com a chegada da pandemia, o home office se tornou um dos assuntos mais abordados. No mesmo período, nos Estados Unidos, cresceu em  50% o número de pessoas que optaram pela modalidade do anywhere office, que permite as pessoas trabalharem não apenas de casa, mas de qualquer lugar.

Em decorrência de medidas adicionais para controlar a variante Ômicron, da Covid-19, o formato ganhou força e mostrou que é uma tendência de sucesso que veio para ficar em diversos países, incluindo o Brasil.

Na b2finance, onde eu atuo como líder administrativa, o cenário não foi diferente. Percebi que migrar para o formato remoto teve pontos positivos. Hoje, eu tenho mais tempo para mim mesma, uma vez que eu perdia quatro horas no transporte e, agora, uso esse tempo para me dedicar à minha casa, a uma alimentação saudável e ao meu cachorro, o Duque. Isso não tem preço.

No início, não ter os amigos de trabalho por perto foi difícil. Sentia falta da companhia da minha equipe, afinal era muito bom dar risadas, falar de algum assunto paralelo, contar as bagunças do meu cachorro e ouvir as histórias deles também. A gente ainda faz chamadas de vídeo, brinca, mas não é a mesma coisa. Como eu moro sozinha, o ato de sair para trabalhar e ter contato com pessoas faz muita diferença no meu dia.

Para suprir essa necessidade de estar em ambientes além dos da minha casa, comecei a praticar o anywhere office. Em 2020, viajei com meu namorado e meu cachorro para o município de Itapeva, em Minas Gerais, para comemorar meu aniversário. Além de trabalhar em terras mineiras, aproveitei para realizar atividades em meio à natureza, que, para mim, são uma forma de escapar do cansaço.

Sempre gostei de praticar montanhismo e fazer trilhas, mas na pandemia, senti a necessidade de ter mais contato com a natureza. É como um refúgio e resgate para sair dessa rotina cansativa que levamos trabalhando em casa. Como o Duque é bastante companheiro e tem muita energia, soltá-lo na natureza é a principal alegria que posso proporcionar a ele.

Quando me questionam sobre as vantagens de poder trabalhar de outros lugares além da própria casa, penso nos privilégios que esse benefício trouxe para a minha vida. Ter essa possibilidade é incrível - inclusive, tenho viajado muito mais. Entretanto, esse novo formato foi bom não apenas pelas viagens, mas também descobri que próximo à minha casa existe um espaço para pets que tem um local onde os donos dos cães podem trabalhar. É bom poder mesclar esses cenários e perceber que o trabalho flui do mesmo jeito.

No cenário que estamos vivendo, o ponto crucial é a qualidade do seu trabalho, independente do lugar onde você esteja. A b2finance me permite isso e, felizmente, não existe aquela sensação de que eu preciso estar 100% do tempo trabalhando de casa. Desde que eu esteja tomando os devidos cuidados por conta da pandemia, posso trabalhar de qualquer lugar.

Já trabalhei em um restaurante, em um refúgio em Minas Gerais e digo sem receio: poder realizar o trabalho olhando para um horizonte repleto de verde é libertador. Embora o cenário pareça muito bom, é fundamental observar os parceiros e parceiras de trabalho, dar apoio e estar aberto para conversar e ouvir o que eles trazem, já que muitas vezes a rotina de trabalho em casa pode ser solitária.

Digo à minha equipe que eles não precisam esperar nossas reuniões para conversarmos. Se não estiver ocupada ou em uma reunião, abrimos uma vídeo chamada e trabalhamos juntos. Isso faz diferença no nosso dia.

Quando penso sobre o futuro do trabalho, percebo que o mundo está mudando e que poder levar o seu trabalho para outros lugares é uma tendência que nos traz mais qualidade de vida.

Acredito que, cada vez mais, a tendência será a gente poder trabalhar sem essas amarras. E é possível ter liberdade com responsabilidade. O que eu combino com a minha equipe é que, após alinharmos nossas prioridades, cada um define como vai realizar as próprias tarefas.

Por fim, mas não menos importante, deixo uma reflexão sobre a importância dos líderes para que esse conceito se perpetue dentro dos espaços de trabalho. Se você tem a possibilidade de viajar e trabalhar ao mesmo tempo, faça. Se pode estender esse privilégio à sua equipe, deixe que vivam essa experiência.

Para mim, foi muito significativo ouvir dos meus diretores que eu poderia e deveria fazer mais isso. Nós não precisamos ficar trancados em casa para trabalhar. Organize-se, converse com o seu time e vivencie esse benefício. Viajar, por si só, é algo fantástico e poder conciliar essas vontades com o seu trabalho é o melhor dos mundos. Se há internet, dá para trabalhar, até porque nós estamos sempre online.

O que temos que pensar é: como posso diminuir o estresse e a tensão da minha equipe para que o anywhere office faça sentido para eles? Quais medidas posso tomar de imediato para que eles e elas percebam os benefícios desse formato de trabalho?

As respostas são muitas e complexas, mas fica o incentivo para que mais empresas valorizem o tempo de seus colaboradores e permitam que todas e todos tenham mais qualidade de vida e, consequentemente, trabalhem mais motivados e felizes.

Karen Taira é Líder Administrativa e analista contábil na b2finance,consultoria especializada em Business Process Outsourcing (BPO).

Sobre a b2finance:

www.b2finance.com

Presente no mercado há mais de 27 anos, a b2finance é uma empresa do canal SAP, representando a horizontal de BPO dentro da SAP no ERP SAP Business One. A empresa apresenta vasta experiência em Outsourcing Contábil, Financeiro, Fiscal e Folha de Pagamento e apresenta-se ao mercado com a proposta de ser uma extensão de seus clientes, buscando alternativas para os negócios empresariais com uma visão simples e objetiva para que seus clientes possam se dedicar exclusivamente aos negócios.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 9545-7350
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Startup leva a educação do futuro para as escolas

 


Programa idealizado pela StarHire365 leva as competências e habilidades fundamentais do século XXI para a grade curricular do ensino fundamental

Estamos diante de uma nova geração, crescendo completamente imersa à tecnologia – com tamanha facilidade para manusear os mais diversos e modernos recursos. Quando estimulada no ambiente educacional, seu aprendizado traz inúmeros benefícios para seu crescimento e, acima de tudo, desenvolvimento de habilidades altamente valorizadas no mercado. Visando incentivar ainda mais este ensino, a StarHire 365, plataforma de capacitação voltada para a área tecnológica, acaba de criar um programa de inovação e tecnologia para crianças e adolescentes.

Desenvolvido 100% dentro das diretrizes recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a UNESCO, a proposta do programa é preparar crianças e adolescentes para o futuro do trabalho, por meio de uma matriz focada em estimular as habilidades e competências fundamentais do século XXI.

Em um relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em 2020, dentre as habilidades mais desejadas para os próximos anos, se destacam: pensamento analítico e inovação; aprendizagem ativa; resolução de problemas; pensamento crítico; criatividade e liderança. “Grande parte destas habilidades podem ser aprimoradas por meio do ensino computacional, fazendo com que, futuramente, se destaquem como cidadãos digitais”, afirma Vanderlei Abrantes, cofundador da StarHire365.

Suprindo essa demanda latente, o programa contempla um leque de competências lógicas e criativas para as escolas. Todos os professores responsáveis por lecionar o curso serão treinados pela StarHire365 e terão acompanhamento durante todo o programa. “Daremos todo o apoio acadêmico necessário para preparar estes profissionais, assim como acompanhar os resultados do programa por meio de reuniões periódicas com o corpo docente”, explica.

Os conteúdos variam de acordo com o ano escolar dos alunos. No primeiro ano do ensino fundamental, é feita uma introdução no raciocínio lógico. Depois, vão sendo inseridas outras linguagens e tecnologias até chegar à programação, no nono ano. “Nossa intenção primordial não é formar programadores, mas sim preparar esses estudantes para as linguagens da tecnologia e das habilidades que eles precisarão ter quando chegarem ao mercado de trabalho”, pontua Abrantes.

Na falta de um professor adequado para ministrar os conteúdos, a startup também auxiliará a instituição na procura de um profissional qualificado. Uma vez capacitados, os professores ministrarão uma hora semanal para cada turma, pelo valor médio de R$ 30,00 por cada aluno. Os benefícios do programa são imensos, contribuindo para a alfabetização digital dos jovens, estímulo à criatividade, raciocínio lógico, colaboração e resolução de problemas. Todos, fundamentais para o futuro profissional de cada criança e adolescente.

Todo o conteúdo foi elaborado com base em projetos completos para assegurar a máxima qualidade de ensino, concedendo uma certificação ao seu final. Em um mercado necessitado de profissionais de tecnologia, as expectativas são altas, com a meta de atender 50 escolas até o fim de 2023. “Queremos preparar os jovens para o futuro do trabalho. A tecnologia e inovação fazem parte da grande maioria das profissões – necessidade que exige um conhecimento de todos os profissionais para ingressar no mercado, independente da área escolhida”, finaliza o cofundador. Mais informações em https://comunidade.starhire365.com/escolas.

 

Sobre a StarHire365:

Fundada em Dublin, na Irlanda, a StarHire 365 é uma Edtech que capacita crianças, jovens e adultos para atuar em um mundo digital e globalizado. A empresa faz parte de um dos maiores grupos educacionais da Irlanda – SEDA (Skills Enterprise Development Academy).



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Como utilizar livros nos treinamentos corporativos?

 


Por Letícia Araújo

Desenvolver e capacitar profissionais se tornou um investimento prioritário pelo departamento de recursos humanos, diante de sua inegável contribuição para qualificar talentos e impulsionar o crescimento do negócio. Com a digitalização corporativa, sua concessão foi incrivelmente facilitada, abrindo espaço para pontes de conexão entre os envolvidos e permitindo a união de diferentes métodos assertivos simultaneamente. Mesmo diante de inúmeras opções digitais, o uso de livros didáticos ainda são poderosas ferramentas de aprendizado, com a possibilidade de serem desdobrados em conteúdos educacionais, entregues via plataformas e conciliadas com práticas presenciais.

É comum notar um certo estranhamento de muitos, diante de tantos avanços tecnológicos, ao cogitarem o uso de livros nos treinamentos corporativos. No entanto, muitas obras conceituadas e renomadas no meio exploram teorias, competências e habilidades essenciais para um bom desempenho profissional. Muitas, inclusive, se tornando cada vez mais valorizadas por recrutadores em prol do futuro do trabalho.

Muito além de ter um conhecimento técnico assertivo, as habilidades comportamentais, por exemplo, são tão importantes quanto para a rotina profissional e o relacionamento interno entre os times. Como prova disso, um levantamento feito pela PageGroup, em 2020, identificou como características mais desejadas por líderes de grandes empresas de toda a América Latina, um bom trabalho em equipe (47,5%), inteligência emocional (33,8%) e uma comunicação assertiva (28,8%). E os livros podem ajudar no desenvolvimento de todas elas.

Quando utilizados, eles devem servir como um fio condutor entre o conteúdo abordado e a rotina dos profissionais. É importante que as aulas façam os participantes refletirem sobre o tema abordado e sua importância no dia a dia – assim como conciliá-los com metodologias complementares que tragam dinâmica ao treinamento, por meio de vídeos, artigos e jogos interativos, por exemplo.

Além de estimular a prática da leitura, seu uso é capaz de desenvolver o raciocínio lógico, capacidade de aprendizagem contínua, além do aprimoramento de habilidades empáticas e comunicacionais para o ambiente corporativo. São inúmeras vantagens para todo o ecossistema empresarial que, para serem conquistadas no contexto atual, necessitam do apoio irrestrito da tecnologia ao longo de todo o processo.

Muitas plataformas voltadas à aplicação de treinamentos possuem todas as ferramentas necessárias para a transmissão eficaz destas aulas – possibilitando que fiquem disponíveis para serem assistidas posteriormente, assim como o acesso aos materiais complementares para os alunos. Ao invés de dispor de todos os conteúdos simultaneamente, tais canais podem liberar uma aula por semana, adicionando um prazo para a realização das atividades propostas em consonância com a leitura realizada.

Com o advento e popularização constante do trabalho híbrido, é importante se preocupar em levar este conhecimento aplicado para discussões presenciais. Para a prática do conteúdo estudado no livro, é possível o desenvolvimento de “cadernos de ativação” que visam a aplicação da teoria adquirida de maneira objetiva na rotina de cada profissional, trazendo o conteúdo para sua realidade e evidenciando sua importância. Busque inspirações para essa transposição, sempre focando em ressaltar sua aplicabilidade no trabalho de cada um.

Seja na escolha de versões impressas ou digitais, o uso de livros para programas de treinamento e desenvolvimento são capazes de trazer resultados incríveis para a capacitação profissional – especialmente quando aliadas a aplicações tecnológicas que exaltem sua importância prática na empresa.

Diante de grandes obras conceituadas voltadas às competências e habilidades, procure a que faça mais sentido para as necessidades do negócio, buscando, se necessário, o apoio de uma empresa especializada. Assim, a qualidade e assertividade programática certamente contribuirão para o atingimento das metas de aprendizagem estipuladas por seu times.

Letícia Araújo é Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação e diretora da Treinar Mais, plataforma que facilita a aplicação e gestão de treinamentos.

 

Sobre a Treinar Mais:

www.treinamais.com.br

A Treinar Mais é uma plataforma que facilita a aplicação e gestão de treinamentos online. De forma simples e intuitiva, tanto empresas quanto profissionais liberais disponibilizam uma quantidade ilimitada de conteúdos em vídeo e texto por meio de tecnologia cloud. A plataforma permite que consultores de RH, após diagnosticarem quais habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas em seus clientes, programem os treinamentos adequados para cada colaborador.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Fábrica faz campanha para arrecadar 200 litros de leite em evento social

 


Evento será realizado nos dias 08, 09 e 10 de abril, em Santa Cruz do Rio Pardo

O número de desempregados no Brasil bateu recorde durante a pandemia. Foram mais de 15 milhões em buscas por uma oportunidade apenas no primeiro trimestre de 2021, segundo dados do IBGE. Para ajudar todos que ainda enfrentam tamanha dificuldade, a Pipeline Piscinas, fabricante de piscinas com 25 anos de atuação, irá realizar uma campanha social em Santa Cruz do Rio Pardo, nos dias 08, 09 e 10 de abril, visando a arrecadação de 200 litros de leite.

A ação será organizada em uma parceria inédita da empresa com o Bocca Tennis, durante um campeonato de beach tennis. De origem italiana, a modalidade mistura o tênis tradicional, vôlei de praia e badminton em suas regras e práticas. No Brasil, a novidade chegou em 2008, no Rio de Janeiro, tendo, desde então, se expandido cada vez mais pelas cidades praianas e, até mesmo, nas regiões metropolitanas. “O esporte tem tudo a ver com a essência da Pipeline. Por isso, após uma reunião entre os parceiros, vimos a oportunidade de aproveitar este crescimento a favor de um bem maior”, comenta Taynara Rodrigues, analista de marketing da Pipeline.

Muito além de um evento esportivo, a proposta é transformá-lo em uma ação que ajude a comunidade. Para isso, além do valor de inscrição, de R$ 90,00 para todos os participantes, os interessados deverão levar um litro leite UHT no ato de inscrição. Todo volume arrecadado será doado para a União Espírita Caminho da Luz, sediada em Ourinhos, também na região paulista.

A estimativa em torno dos três dias do evento é grande. Com cerca de 500 pessoas esperadas no total, dentre competidores e público, a meta é que a parceria consiga arrecadar 200 litros de leite a serem doados para a instituição selecionada. “Patrocinar o esporte no interior é uma ótima oportunidade para todos. Além do estímulo à prática de exercícios ao ar livre, muitos serão beneficiados pela quantia de alimento recebida”, ressalta.

Fundada em 1997 e sediada em Cambará, no Paraná, a inovação aliada à tecnologia sempre foi o grande diferencial da Pipeline no mercado. Como prova disso, em 2010, a fábrica lançou um novo conceito em piscinas: o plug and play – a qual permite a entrega de um produto completo, onde a casa de máquinas já vem acoplada ao corpo da piscina. Os resultados de suas ações foram merecidamente recompensados, rendendo o selo de Great Place To Work (GPTW) pela primeira vez este ano. Agora, a empresa mostra que também é boa quando o assunto é solidariedade.

Diante de um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos, a expectativa é de que a parceria estimule cada vez mais ações em conjunto para ajudar aqueles que precisam. “Estamos contentes em poder auxiliar esta instituição e, ao mesmo tempo, ressaltar os benefícios dessa modalidade, como estímulo para que cada vez mais ações parecidas possam se tornar realidade”, finaliza Taynara.

 

Serviço:

Open Beach Tennis

Local: Bocca Tennis - Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo

Inscrição: R$ 90,00 + um litro leite UHT




Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

ArcelorMittal patrocina restauração de obras públicas de Amilcar de Castro

 


O trabalho será conduzido pelo arquiteto Allen Roscoe, que foi assistente do renomado escultor brasileiro. As nove obras estão localizadas em praças e jardins na capital mineira
 

A ArcelorMittal, líder de aço no Brasil e no mundo, é patrocinadora do Projeto de Conservação e Restauração das Obras Públicas de Amilcar de Castro. O investimento, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, promoverá restauros e manutenção de nove obras do artista localizadas em Belo Horizonte. São grandes esculturas produzidas a partir de chapas e placas de aço e que são exemplares do movimento artístico “construtivista”, do qual Amilcar de Castro foi o maior expoente. 

“A ArcelorMittal tem orgulho de estar com o Instituto Amilcar de Castro (IAC), espaço dedicado a preservar as obras do acervo desse artista mineiro que ganhou projeção internacional. E acontece em linha com nossa história centenária de valorização do patrimônio histórico e cultural brasileiro e com nossos recursos investidos em ações sociais, via Fundação ArcelorMittal. Em 2021, alcançamos o recorde anual de mais de R$120 milhões, entre recursos próprios e incentivados, destinados a iniciativas voltadas para educação, cultura, esporte e filantropia corporativa. Com isso, a companhia se posiciona novamente como a maior incentivadora em Minas Gerais do esporte e, a partir de agora, também da cultura, por meio das leis estaduais de incentivo”, destaca Paula Harraca, diretora do Futuro e presidente da Fundação ArcelorMittal. 

O projeto de Conservação e Restauração das Obras Públicas de Amilcar de Castro busca dar visibilidade ao patrimônio do artista exposto em espaços públicos de Belo Horizonte e sensibilizar, valorizar e conscientizar sobre a importância da preservação do mesmo. 

Instituto Amilcar de Castro: 

“A parceria entre a ArcelorMittal e o Instituto Amilcar de Castro torna possível a realização de um belíssimo presente para a cidade, contribuindo com a arte e a cultura e, principalmente, promovendo consciência cultural e social sobre a relação da população com a cidade e sobre o direito humano a usufruir do espaço urbano”, explica Ana de Castro, Presidente do Instituto Amilcar de Castro. 

“A preservação das obras públicas propiciada por este projeto inscreve-se em uma longa história de integração da arte aos espaços público, desde a Grécia antiga, e deixa um legado para os cidadãos do presente e do futuro, valorizando a identidade e a qualidade de vida na comunidade”, completa Ana. 

Seleção das obras e trabalho

As nove obras foram selecionadas com base em estudos preliminares realizados pela equipe do projeto que identificaram aquelas que  apresentam necessidade de manutenção preventiva e restauro. Como responsável por todo o processo está o arquiteto especializado Allen Roscoe, que detém a expertise de manuseio das peças de Amilcar de Castro. Roscoe foi assistente do próprio Amilcar e, além de ter trabalhado de perto com o artista,  possui a guarda dos desenhos técnicos das esculturas. Confira as obras que serão restauradas com o patrocínio da produtora de aço e sua localização em Belo Horizonte:
 

-        Sem título, 1970 - Obra instalada na Praça Alaska, no bairro Sion;

-        Sem título, 1980 - Obra no Parque de Exposições da Gameleira;

-        Sem título,1988 - Obra instalada na praça Carlos Chagas em frente à Assembleia Legislativa;

-        Sem título, 1997 - Obra instalada nos jardins da Câmara Municipal;

-        Sem título, 1997 - Obra instalada nos jardins do Museu de Arte da Pampulha;

-        Sem título, 1977 - Obra instalada no jardim do Ministério Público;

-        Sem título, 2000 - Obra instalada nos jardins da Escola Professor Hilton Rocha;

-        Sem título, 2001 - Obra instalada nos jardins da Infraero;

-        Sem título, 1997 - Obra instalada em prédio da Universidade Pitágoras.
 

Sobre o artista Amilcar de Castro: Dobrar, cortar, criar sobre uma chapa de aço. Tornar leve e iluminado um material pesado. Transformar o metal em beleza. Assim foi a carreira do escultor, pintor e designer Amilcar de Castro (1920-2002), mineiro de Paraisópolis, considerado por críticos e historiadores culturais como um dos nomes mais importantes da arte contemporânea brasileira. Acesse o site do Instituto Amilcar de Castro

Sobre a ArcelorMittal

Líder no mercado global de aço, o Grupo ArcelorMittal está presente em cerca de 60 países e tem como propósito criar aços inteligentes para um mundo melhor. No Brasil, a empresa tem unidades industriais em seis estados (ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além de escritórios de representação e comercialização distribuídos em todo o país, compondo uma força de trabalho de cerca de 16 mil empregados. As plantas têm capacidade de produção anual de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 7 milhões de toneladas de minério de ferro. A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas de eucalipto) e tecnologia da informação. 

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais. Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais aqui.

 

Escultura localizada na Praça Alaska em Belo Horizonte receberá manutenção - Foto: Leonardo de Castro/Divulgação






CONTATOS
ArcelorMittal Brasil

Gerência Geral de Relações Institucionais e Comunicação

Carolina Jardim (Relações com a Mídia) +55 (31) 3219-1257

 

In Press Porter Novelli

José Bicalho  +55 (31) 9947-1000

Ana Cecília Rezende +55 (31) 9114-8280

Leonardo Campos +55 (31) 8441-7473

Lívia Figueiredo +55 (11) 97016 -1150

Malu Molter +55 (11) 98999-0049

Copra reúne receitas típicas do Brasil em ebook de Páscoa

 


Publicação traz 12 pratos das cinco regiões do país que têm o coco entre seus ingredientes e são servidos tradicionalmente no feriado da Ressurreição

Qual o prato típico da Páscoa no Brasil? Em um país tão diverso como o nosso, dependendo da região em que esta pergunta é feita, a resposta será diferente. Para quem mora no Sul e no Sudeste, pode ser uma bacalhoada ou um mousse com casca de ovo. Quem vive no Norte, vai apostar no pirarucu com fios de batata baroa. Já os moradores no Nordeste não terão dúvidas em apontar uma boa moqueca de peixe.

Para celebrar toda a riqueza cultural do país, a Copra lança o ebook gratuito “Páscoa Copra - uma viagem pelos temperos do Brasil“. A publicação foge do convencional e, em vez de apostar ovos de chocolate e receitas já conhecidas por todos, reúne 12 pratos típicos que retratam toda a diversidade de sabores das cinco regiões do Brasil.

A começar por Alagoas, onde 23 anos atrás nasceu a Copra, na cidade de Maceió. Todos os anos, os alagoanos se reúnem para celebrar a Páscoa com arroz e feijão no coco. Apesar de deliciosa, a iguaria é desconhecida em outras partes do país, o que levou a marca à seguinte questão: quantas outras maravilhas culinárias não estão escondidas pelo Brasil?

Após uma pesquisa minuciosa, a Copra chegou às 12 receitas que compõem o livro e levam um pouquinho de cada canto do país para a mesa do leitor. Além de Alagoas, também estão representados os estados de Bahia, Ceará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina. E em todos os pratos o coco se faz presente das mais diferentes maneiras: como óleo de coco, leite de coco, shoyu de coco ou coco ralado adoçado.

O ebook “Páscoa Copra - uma viagem pelos temperos do Brasil“, já pode ser acessado pelo link http://materiais.copra.com.br/ebook-pascoa



Imagens relacionadas


Divulgação
baixar em alta resolução



Divulgação
baixar em alta resolução



Divulgação
baixar em alta resolução



Divulgação
baixar em alta resolução


 

Passo Avanti     Milka Verissimo
Assessora de Imprensa

|| (11) 95761-2703
Av. Dr. Arnaldo, 2285 | Sumaré - SP | CEP: 01255-000

milka@passoavanti.com.br
www.passoavanti.com.br

Webinar gratuito apresenta oportunidades de estudo e trabalho na Irlanda

 


Evento será transmitido pela SEDA College, no dia 12 de abril

Escolher seu destino de intercâmbio não é uma decisão fácil. São muitos pontos a serem analisados, como as opções de curso, trabalho e custo de vida. Para facilitar essa decisão, a SEDA College irá realizar um webinar no dia 12 de abril, às 19h, sobre todas as oportunidades profissionais e de estudo na Irlanda, um dos destinos mais procurados por brasileiros.

Motivos não faltam para a escolha desse destino. Além de sua riqueza cultural, histórica, belezas naturais e hospitalidade, é uma das regiões com maior oferta e demanda de cursos de inglês, profissionalizantes e vagas nos mais diversos setores. “A área de TI é uma das mais buscadas pelos intercambistas na região, diante da alta procura no mercado em empresas de portes e ramos diferentes”, explica Danilo Veloso, diretor comercial da SEDA Intercâmbios.

Compartilhando todas essas oportunidades, o webinar, denominado como Intercâmbio de Sucesso, será transmitido de forma 100% online e gratuita, com inscrições disponíveis no link a seguir: https://lp.intercambiodesucesso.com.br/intercambio-de-sucesso-abril-2022/

Há mais de 12 anos no mercado, a SEDA College, fundada em Dublin pelo brasileiro Tiago Mascarenhas, foi eleita por três anos consecutivos como a melhor escola de idiomas da Irlanda. Mais de 30 mil alunos já estudaram lá, com resultados e experiências extraordinários.

Além dos cursos, serão apresentadas dicas de como conseguir uma acomodação e recuperar o dinheiro investido em pouco tempo, trabalhando no país. “Todo plano de viagem precisa de uma boa organização financeira, analisando quanto será necessário para arcar com todas as despesas. Na Irlanda, parte do valor gasto pode ser recuperado nos programas de trabalho, recebendo em Euro”, ressalta Veloso.

O país possui um dos melhores ensinos do mundo com preços que cabem no bolso, especialmente, os de longa duração, que dão direito a trabalho. Quando finalizado, as chances de elevar o potencial do currículo é de 40% para o mercado internacional – característica que também deve ser levada em consideração na busca do melhor destino para sua viagem.

Nesta retomada pós-pandemia, a acessibilidade ao país tem sido fundamental. Cada região possui suas próprias regras de entrada com base na vacinação completa, que deve ser verificada antes do embarque. Favoravelmente, a Irlanda é um dos países que já libera a entrada para todos completamente imunizados – facilitados ainda mais por suas leis de imigração, que possibilitam com que brasileiros estudem e trabalhem sem empecilhos.

Com o Intercâmbio de Sucesso, a expectativa é trazer um maior esclarecimento sobre as vantagens de se estudar e trabalhar no país, diante de tantos pontos importantes a serem avaliados. “Os planos de viagem estão, finalmente, sendo desengavetados. Organizar um intercâmbio requer muito planejamento e análise, por isso, pretendemos elucidar as principais dúvidas sobre um dos destinos mais populares para terem uma experiência marcante”, finaliza o diretor.

 

Serviço:

Intercâmbio de sucesso

Data e horário: 12 de abril, às 19h

Link para inscrição: https://lp.intercambiodesucesso.com.br/intercambio-de-sucesso-abril-2022/ 

 

Sobre a SEDA Intercâmbios:

https://www.sedaintercambios.com.br/

Com mais de 12 anos de mercado, a SEDA Intercâmbios foi fundada com o objetivo de conectar pessoas e democratizar o intercâmbio cultural, oferecendo experiências únicas que unem estudos, trabalho e lazer.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

C omo organizar treinamentos corporativos no trabalho híbrido?


Por Letícia Araújo

A organização de treinamentos corporativos sempre foi uma ação estratégica para as empresas, com benefícios inegáveis para seu destaque no mercado e, principalmente, atratividade perante profissionais qualificados. Com a pandemia e a popularização de novos modelos de trabalho, como o híbrido, a concessão adequada destes conteúdos sofreu incríveis transformações – abrindo portas para o uso de metodologias disruptivas que, ancoradas à tecnologia, trazem resultados excepcionais para este fim.

Adequar os materiais ministrados presencialmente para o digital, sempre foi uma dificuldade comum para gestores, de forma que pudessem torná-lo tão atrativo quanto e com a mesma qualidade em ambas as formas. Com o advento do isolamento social, foi necessário se reinventar, buscando ferramentas que auxiliassem a implementação destes conteúdos por métodos criativos, ágeis e que trouxessem significado prático para o dia a dia dos profissionais.

Em uma pesquisa realizada pelo Google Cloud, o modelo híbrido já foi definido como padrão por 43% das empresas, justificados pela redução de custos com escritórios físicos, maior flexibilidade para o trabalho, fortalecimento da cultura organizacional e, especialmente, melhora na qualidade de vida de todos. Não há como fugir dessa tendência que, certamente, moldará o futuro do trabalho – muito menos, dispensar os investimentos em treinamentos que permaneçam capacitando os times.

Diante de um cenário completamente novo, organizar programas de treinamento em ambientes físicos e virtuais depende de um novo mindset andragógico. É preciso buscar inspirações na educação, na inovação aplicada em instituições de ensino e, acima de tudo, nunca aproveitar a mesma metodologia nos dois ambientes.

A linguagem utilizada não deve ser meramente transportada, mas sim adaptada – analisando inúmeros fatores, como o tempo de cada aula, os materiais que serão utilizados e as formas em que serão exibidas. Dentre tantos insights adquiridos nestes últimos anos, as metodologias ativas se destacaram como algumas das mais benéficas nesta assertividade.

Em contraponto ao ensino tradicional, sua proposta é colocar o aluno como grande protagonista do processo. Ao invés de focar em aulas meramente expositivas, seu conceito inova na relação entre o docente e o estudante, no qual o primeiro assume o papel de mediador ao facilitar a capacitação. Todo conhecimento gerado é levado para a prática, trazendo significado para experiências passíveis do dia a dia, que façam sentido para o profissional.

Além de aperfeiçoar a qualidade do aprendizado, a absorção dos materiais é significativamente elevada, proporcionando um maior protagonismo no processo, senso crítico em relação ao conteúdo ministrado, colaboração, estímulo à liderança e maior capacidade de autogestão. As vantagens são inegáveis – mas, para serem obtidas, necessitam obrigatoriamente do apoio irrestrito da tecnologia no ensino.

Plataformas dedicadas a oferecer treinamentos corporativos surgem, justamente, com o propósito de otimizar a concessão das aulas e torná-las mais eficientes. Suas ferramentas permitem a emissão de relatórios, compilação de dados e avaliações completas sobre o desempenho dos alunos. Aliado à estas funcionalidades, é preciso avaliar a possibilidade de uso de uma ampla variedade de objetos educacionais durante o ensino.

Opções não faltam. Aprendizagens baseadas em projetos, em problemas, em metodologias imersivas, adaptativas e por meio da gamificação, vêm sendo algumas das mais utilizadas – ministradas por meio de videoaulas, textos e jogos interativos. Quanto utilizadas em conjunto, tornam o aprendizado muito mais efetivo, tanto no ambiente físico quanto online e, ainda, para os mais diferentes públicos.

Muitas opções criativas e ilustrativas são disponibilizadas por tais plataformas – mas, lembre-se de nunca utilizá-las de forma infantilizada. Estamos lidando com adultos, os quais precisam de aulas adequadas para seus perfis. Procure entender o tempo de aprendizado de cada um, seu método de estudo preferido e como acolhê-los em programas que atendam a todos.

Os recursos tecnológicos nos treinamentos e desenvolvimentos devem servir como aliados aos processos, e não como barreiras. Todas as funcionalidades devem permitir uma linha de aprendizagem contínua, levando o conhecimento adquirido no ambiente virtual para discussões práticas no presencial. O apoio pedagógico nas ferramentas deve estar presente em qualquer plataforma escolhida, com o suporte técnico necessário para trazer aulas que qualifiquem e desenvolvam com êxito, os profissionais da sua empresa.

Letícia Araújo é Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação e diretora da Treinar Mais, plataforma que facilita a aplicação e gestão de treinamentos.

 

Sobre a Treinar Mais:

www.treinamais.com.br

A Treinar Mais é uma plataforma que facilita a aplicação e gestão de treinamentos online. De forma simples e intuitiva, tanto empresas quanto profissionais liberais disponibilizam uma quantidade ilimitada de conteúdos em vídeo e texto por meio de tecnologia cloud. A plataforma permite que consultores de RH, após diagnosticarem quais habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas em seus clientes, programem os treinamentos adequados para cada colaborador.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Plataforma leva profissionais de TI para trabalharem na Europa

 


Por meio de inteligência artificial, ClusterStack conecta brasileiros da área de tecnologia com empresas europeias

Viver no exterior é o sonho de muitos brasileiros. Além das amplas opções de estudo e trabalho, os salários atrativos e a qualidade de vida nos países europeus têm atraído cada vez mais brasileiros. Para ajudar nesse processo, surge a ClusterStack, primeira plataforma destinada a facilitar todo o processo de imigração de profissionais de TI do Brasil para a Europa.

Criada por um brasileiro que vive na Irlanda, Lucas Oliveira, a startup visa facilitar a conexão dos brasileiros com as empresas europeias. E, demanda não falta. Segundo dados do Ministério do Exterior, 3,5 milhões de brasileiros emigraram nos últimos anos. “Nossa ideia foi oferecer apoio a quem deseja viver na Europa, ofertando auxílio do início ao fim do processo”, destaca.

O propósito da ClusterStack é buscar o match perfeito entre quem deseja trabalhar fora e os recrutadores que estão com vagas abertas. Para isso, os interessados devem preencher um formulário assim que se cadastrarem na plataforma – respondendo perguntas que englobam seu destino desejado, tipo de imigração (com residência ou nômade), se possuem cidadania, diploma, dentre  outras questões.

Para garantir a máxima assertividade, toda a orientação é comandada por sistemas envoltos em inteligência artificial, com o desenvolvimento de serviços seguros que aprendem a resolver os problemas típicos de um processo de imigração. “Cada país possui suas próprias normas de entrada, especialmente na questão da vacinação contra a Covid-19. Por isso, a plataforma visa facilitar ao máximo possíveis entraves”, explica o fundador.

Uma vez preenchido o formulário, o usuário é redirecionado para uma página que exibe as chances de conseguir imigrar para o destino escolhido. Nessa etapa, o machine learning model apresenta as probabilidades, baseado não apenas nas informações compartilhadas, como também nos requisitos mínimos exigidos por cada país. Isso, envolvendo desde questões legais de burocracias às habilidades, conhecimentos e experiências para cada cargo ofertado dentro da plataforma.

Cada combinação entre as capacidades dos candidatos e os pré-requisitos das empresas é exibida, assim como os pontos que não se encaixam. Ainda, a plataforma também exibe a média salarial para os principais cargos da área, assim como as companhias que estão em busca de profissionais de todo o mundo e, o custo de vida daqueles que vivem na região. “A demanda por trabalhadores de TI é latente em diversos países. A Europa possui vistos especiais para imigrantes que irão trabalhar nessa área, como incentivo para que morem na região”, compartilha.

Quem não atender a todos os requisitos recebe um feedback com orientações do que fazer para aumentar suas chances. Um dos motivos mais comuns que barram a imigração é a falta de fluência no inglês. Visando minimizar esse problema, a startup fechou uma parceria com a SEDA College Online, plataforma de ensino de idiomas do Grupo Educacional SEDA.

Outra barreira costuma ser a falta de qualificação técnica em TI e, para isso, a ClusterStack fechou uma parceria com a StarHire 365, plataforma online de formação em tecnologia. Estão disponíveis cursos de desenvolvimento Apple, Android e Design UX/UI. A plataforma também oferece aprimoramento em soft skills, como inteligência emocional, resiliência e gestão do tempo, visando a preparação desses profissionais para o mercado exterior. “Essa parceria possibilita que cada vez mais pessoas realizem o sonho de trabalhar em um dos mercados tecnológicos mais pujantes do mundo”, aponta Vanderlei Abrantes, cofundador da StarHire 365.

Para as empresas, o ClusterStack é um banquete de recrutamento e seleção. Todo o processo seletivo pode ser organizado diretamente pela plataforma – desde a separação dos candidatos por filtros, de acordo com as exigências da vaga e o perfil buscado, até a descrição do cargo e a possibilidade de realizar entrevistas com os selecionados.

Facilitando este encontro, a plataforma conta com uma seção de portfólio, na qual os interessados podem submeter seu currículo para ser visualizado pelos recrutadores. Todas as novidades sobre imigração também são compartilhadas para que permaneçam atualizadas frente às determinações de cada destino. Em sua última funcionalidade, denominada social, os membros podem socializar e conversar em grupos destinados ao compartilhamento de experiências, rotinas de trabalho, e muito mais. E o melhor: o candidato não paga absolutamente. O modelo de negócios é como o de uma agência de empregos. A plataforma só é remunerada pela empresa empregadora, quando um candidato é selecionado.

Com o avanço da vacinação e a reabertura das fronteiras, as expectativas da plataforma são enormes. “O mercado de TI está em franca expansão. Diversos países estão com benefícios muito atrativos para estrangeiros. Por isso, buscaremos aprimorar constantemente nossas features e interações para ajudar todos os profissionais de TI brasileiros que desejam conquistar uma oportunidade de trabalho no exterior”, finaliza o fundador. Mais informações em https://clusterstack.io/.

 

Serviço:

ClusterStack

Plataforma de imigração para profissionais de TI

Link: https://clusterstack.io/



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Recuperação de créditos tributários: qual a urgência em buscar este direito?

 


Por Frederico Amaral

A Recuperação de Créditos Tributários (RCT) é um direito assegurado a todo contribuinte que tenha recolhido impostos, taxas ou contribuições de maneira indevida ou a maior. Quando este recolhimento tributário indevido ocorre por descuido ou falta de conhecimento - ou seja, a legislação dá um comando e o contribuinte executa outro - a recuperação ocorre no âmbito administrativo. É o caso, por exemplo, de uma empresa que realiza uma classificação fiscal incorreta e recolhe tributos sobre um produto não tributado.

Por outro lado, existem hipóteses em que as empresas recolhem os tributos estritamente como determina a legislação, mas existe a possibilidade de discutir a legalidade ou a inconstitucionalidade da norma. São as chamadas teses tributárias, através das quais as empresas ingressam com ações judiciais, questionando a legislação vigente e pleiteando a interrupção da exigência, bem como a recuperação de tudo aquilo que foi indevidamente recolhido.

A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS foi um exemplo de tese tributária julgada de maneira favorável aos contribuintes. Entretanto, aqueles que já haviam ingressado em juízo com este questionamento antes da decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal, ganharam o direito de recuperar os valores passados, ao passo que as demais empresas só puderam se beneficiar da data do julgamento em diante.

Por isso, diante das várias possibilidades de recuperação de créditos pela via judicial, existem fortes motivos pelos quais é urgente ingressar em juízo o mais rapidamente possível, com teses como a exclusão do ISSQN da base de cálculo do PIS e da COFINS - nesse caso, o INSS incidente sobre verbas indenizatórias ou a limitação da base de cálculo da contribuição para outras entidades em vinte salários-mínimos. Em caso de êxito das ações, as empresas poderão assegurar o direito ao não recolhimento de impostos, taxas ou contribuições, bem como a recuperação dos valores recolhidos indevidamente nos cinco anos anteriores à data do protocolo dos processos.

O primeiro motivo relevante para não postergar o questionamento judicial das teses tributárias é a prescrição. De acordo com o artigo 168 do CTN (Código Tributário Nacional), o direito de pleitear a restituição de pagamentos indevidos extingue-se com o decurso do prazo de cinco anos. Em outros termos, os contribuintes só podem requerer os tributos recolhidos de maneira indevida nos últimos 60 sessenta meses, contados a partir da data do protocolo do pedido administrativo ou da ação judicial. Isso significa que, a cada mês que passa, perde-se o equivalente a este período de recuperação. A demora para ingressar em juízo pode significar prejuízos substanciais. Por isso, quanto antes a ação for protocolada, maior o valor a ser restituído.

Outro fator a ser considerado é o risco de modulação. Muitas teses de Recuperação de Créditos Tributários são resolvidas no STJ ou STF, que decidem pela ilegalidade ou inconstitucionalidade de determinadas normas. Entretanto, tais decisões podem ser moduladas, ou seja, pode ser estabelecido a partir de quando a decisão valerá. Se houver modulação e a decisão passar a valer somente para eventos futuros, as empresas que não ingressaram em juízo previamente perdem o direito de pleitear os valores indevidamente recolhidos nos últimos cinco anos.

E o que dizer da crescente necessidade de capital para as empresas? Diante de um cenário cada vez mais competitivo, é essencial para qualquer negócio reduzir a carga tributária, bem como recuperar os valores que foram indevidamente recolhidos. A diminuição da carga tributária proporciona alívio de caixa, melhora a gestão e possibilita a realização de investimentos para expansão do negócio. Já a recuperação de créditos injeta novos recursos nas empresas, que podem ser utilizados para regularizar passivos, investir em tecnologia, pessoal, infraestrutura e outras melhorias. Várias empresas já estão adotando a RCT como estratégia para ampliar sua participação no mercado. Aqueles que demorarem para tomar esta atitude, correm o sério risco de ficarem para trás.

Por fim, existe muita incerteza sobre a Reforma Tributária, atualmente discutida no Congresso Nacional. Vários setores econômicos argumentam que poderá haver aumento substancial da carga tributária ou o corte de benefícios fiscais atualmente vigentes. De qualquer forma, o profissional tributarista deve levar aos seus clientes todas as possibilidades de recuperação para que, em uma eventual reforma, as empresas tenham créditos acumulados para compensar com os novos tributos criados. O quanto antes forem protocoladas as ações judiciais pertinentes, mais cedo os créditos poderão ser constituídos, gerando um fôlego adicional para a adaptação à nova sistemática tributária - além de um diferencial competitivo frente a outras empresas que não acumularam créditos para esse momento.

Importante salientar, porém, que de nada adianta ganhar um processo, se não for possível liquidar os valores ou realizar o levantamento preciso dos créditos. Nesse quesito, a tecnologia deve ser uma aliada preciosa e indispensável, permitindo que os cálculos sejam efetuados de maneira segura e assertiva. O uso de um sistema de recuperação de créditos simplifica e agiliza todo o fluxo de trabalho, na medida em que é possível importar arquivos fiscais e realizar eletronicamente o levantamento de valores indevidamente recolhidos.

O tempo está passando. Aqueles que ainda não pleitearam judicialmente as diversas oportunidades de recuperação de seus créditos tributários devem, urgentemente, buscar o auxílio de profissionais qualificados que possam conduzir esse processo de forma ágil e assertiva. Em caso de êxito, as empresas terão enormes benefícios, como a melhora da saúde financeira, a viabilização de investimentos estratégicos e o crescimento estruturado do negócio.

Frederico Amaral é CEO da e-Auditoria, empresa de tecnologia especializada em auditoria digital.

 

Sobre a e-Auditoria:

https://www.e-auditoria.com.br/sobre/

A e-Auditoria é empresa de tecnologia especializada em auditoria digital. Sua plataforma traz segurança e agilidade na detecção de inconsistências nas declarações contábeis, fiscais e trabalhistas, o que reduz o risco de multas e autuações, além de identificar tributos recolhidos indevidamente pelas empresas, possibilitando a recuperação de créditos.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Bahia registra 1.361 casos ativos de Covid e mais 13 óbitos

 



O boletim epidemiológico desta quinta-feira (31) registra 1.361 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 858 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,06%) e 783 recuperados (+0,05%) e mais 13 óbitos. Dos 1.532.682 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.501.608 já são considerados recuperados e 29.713 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.811.802 casos descartados e 327.720 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 62.960 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Até o momento temos 11.457.251 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.509.067 com a segunda dose ou dose única e 4.837.042 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 804.349 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 154.936 já tomaram também a segunda dose.

Quais os benefícios da gestão estratégica e tecnológica para o setor de autopeças?

 


Por Fábio Barros

Conseguir se destacar em meio à concorrência. Esse é, sem dúvidas, um dos maiores desafios para as organizações que têm cada vez mais buscado traçar estratégias para trazer melhorias ao desempenho da empresa. Essa ação também pode ser aplicada ao setor de autopeças que, diante de um cenário promissor de crescimento, tem ainda mais necessidade de adotar uma gestão estratégica e tecnológica para impulsionar os negócios.

O segmento tem uma forte presença na economia brasileira. No país, mais de 200 mil CNPJs são de varejistas do segmento – quantia que, demonstra a margem da concorrência existente no setor e evidencia a missão de atrair novos clientes e romper com as barreiras geográficas como estratégia competitiva.

É importante destacar que a pandemia ocasionou diversas mudanças nos hábitos de vida dos consumidores – uma vez que tiveram de se adequar ao uso de outros meios para fazerem suas compras. O que antes era opção, virou tendência – afinal, a comodidade de adquirir os produtos de forma online revelou um outro lado da praticidade buscada pelos clientes.

Esse novo comportamento por parte do público refletiu positivamente para o segmento de autopeças. De acordo com um relatório divulgado pelo Sindipeças, o aumento das importações do setor atingiu um platô superior a US$ 1 bilhão, desde março de 2021. E, diante de um cenário tão positivo para o ramo automotivo, implementar uma gestão estratégica não é mais um diferencial, e sim uma necessidade na hora de expandir o negócio.

Nesse sentido, a tecnologia é a principal aliada, visto que controles manuais estão suscetíveis a erros e retrabalhos, além de uma grande necessidade de colaboradores em áreas estritamente operacionais. Dessa forma, o crescimento da empresa se torna limitado, já que os processos são analógicos e pouco assertivos.

Através do uso de uma gestão tecnológica e eficiente, é possível uma melhor visualização de quais são os pontos que devem ser melhorados, além de direcionar com precisão as estratégias a serem adotadas – e assim, alcançar um resultado muito maior. Ainda, a partir da adoção de ferramentas tecnológicas, é possível fazer uma gestão estratégica por meio de dados, ajudando na tomada de decisões mais inteligentes.

Realizar um amplo estudo do andamento da empresa, fazer uso de dados e registros e, ter um bom controle de estoque, por exemplo, são fundamentais na hora de traçar metas efetivas. A partir desse panorama, o empreendedor estará muito mais preparado para traçar planos mais ambiciosos e elevar sua empresa a um novo posicionamento de atuação.

Vale ressaltar ainda que a gestão estratégica por meio da tecnologia não é uma exclusividade das grandes empresas. Felizmente, há soluções disponíveis para todos os gostos e bolsos. Há opções que variam das mais simples às mais sofisticadas, sempre de acordo com o momento e maturidade de cada empresa. O processo de implementação dessas soluções também tem ficado cada vez mais rápido, a fim de garantir a continuidade da operação e uma boa usabilidade no dia a dia.

Diante de um cenário promissor e, ao mesmo tempo competitivo para o setor de autopeças, investir em gestão estratégica é a peça-chave para o sucesso do negócio. Com um planejamento eficiente e amplo, é possível se concentrar nas tendências atuais e, assim, investir de maneira assertiva, levando em consideração a necessidade do cliente.

Desta forma, é possível reduzir gastos desnecessários e proporcionar um melhor aproveitamento em termos de equipe e produção de forma alinhada. Com um planejamento efetivo e eficiente, os resultados começam a aparecer de forma gradativa, elevando o setor a um outro patamar de gestão e crescimento.

Fabio Barros é Diretor de Negócios do Setor Privado na Cast Group, consultoria de TI com 30 anos de atuação.

 

Sobre a Cast Group:

Com 30 anos de mercado, a Cast Group é uma empresa brasileira de tecnologia e automação com larga experiência em grandes projetos nacionais e internacionais para as áreas privada e pública, que atua com consultoria e soluções de TI e TA, bem como, outsourcing de desenvolvimento, aplicações, infraestrutura, e implementação de soluções ERPBIIoT, ECM, HCMCRM, entre outros. A empresa é parceira de grandes líderes de mercado, como SAP, IBM, Siemens, Outsystems, Vistex, Microsoft, Schneider-Electric, Universal Robots, Equinix, Neoway e ServiceNow.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 9545-7350
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br