MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Imunização da Europa traz a marca dos párias imigrantes que se tornaram cientistas

 


Crédito: Reprodução/Twitter

Özlem e Ugur Sahin, turcos que viraram cientistas na Alemanha

Eurípedes Alcântara
O Globo

Golbery do Couto e Silva, militar e político que costurou por dentro o fim do regime militar e a volta da democracia, dizia que “no Mato Grosso tem um Napoleão”. O brasileiro Roberto Mangabeira Unger, mais jovem professor titular da Universidade Harvard, voltou de uma viagem pelo interior do Brasil relatando ter visto vendendo doces nas cidades ribeirinhas do Amazonas “uma porção de Benjamins Franklins”.

Cada a um, a sua maneira, apontou o fato óbvio, mas esquecido, de que, como queriam Machado de Assis e o poeta inglês William Wordsworth, “o menino é o pai do homem”. Toda criança anônima, pobre, deserdada da sorte, guarda dentro de si a semente de um grande homem ou de uma grande mulher. Basta que a loteria da vida lhe dê as condições para que floresça.

IMUNIZAÇÃO DA EUROPA – A imagem do pária que se torna um herói me veio à mente ao ler talvez a única boa notícia recente sobre a epidemia de Covid-19 que assola o planeta. Ugur Sahin, CEO da BioNTech, parceira da Pfizer na criação da única vacina universalmente aceita contra o vírus causador da doença, disse que até agosto deste ano toda a Europa Ocidental estará completamente imunizada.

Ugur, para quem perdeu esse detalhe no noticiário, chegou ainda menino à Alemanha com sua família de imigrantes turcos. Estudou em escolas públicas, frequentou a Universidade de Colônia, tornou-se um cientista. Casou-se com Özlem Türeci, também pesquisadora. O casal fundou a hoje bilionária BioNTech.

Um casal de origem turca na Alemanha salva a Europa da pandemia. É uma história comovente e cheia de lições para um continente que ainda não resolveu totalmente sua política de integração com as minorias aflitas que dão a suas praias todos os dias em busca da esperança de uma vida mais plena.

SEMENTES QUE GERMINARAM – Os pequenos e anônimos párias turcos traziam dentro de si as sementes do grande homem e da grande mulher que a Alemanha, sociedade aberta, democrática, baseada na economia de mercado, soube fazer germinar.

Com a exceção dos períodos de patologia social grave, como o nazismo, não são tão raras assim as histórias de sucesso de integrantes das minorias que ascenderam fulgurantemente na Europa.

A mais extraordinária que eu conheço é a do filósofo Moses Mendelssohn (1729-1786), avô do compositor Felix Mendelssohn. Vindo de Dessau, onde nasceu, o adolescente Moses, gago, corcunda, pobre, entrou na cidade fortificada de Berlim pelo Portão Rosenthal, reservado ao gado — e para judeus que aceitassem pagar imposto de gado sobre o próprio corpo.

SÓCRATES DA ALEMANHA – Em 15 anos, Moses estava rico, tinha se tornado um filósofo brilhante e original, confidente dos poderosos da política e da economia, considerado por cristãos e judeus o “Sócrates da Alemanha”.

As sociedades que deixam pelo menos frestas abertas aos párias, às minorias, aos imigrantes pobres estão se dando chances espetaculares de redenção material, espiritual, econômica e científica. É por essas portas que entram gente como Mendelssohn, Ugur e Özlem.

Foi por uma dessas portas que a professora nascida na Hungria Katalin Karikó entrou para a alta ciência, para história da luta contra o câncer e a Covid-19 — e, a depender, da avaliação unânime de seus pares, muito em breve, para o seleto clube dos ganhadores do Prêmio Nobel.

CIENTISTA HÚNGARA – Tanto a vacina da Moderna quanto a do consórcio BioNTech-Pfizer se devem às pesquisas básicas da professora Katalin Karikó, primeiro em sua “alma mater”, a Universidade de Szeged e, depois de 1985, na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, país para o qual emigrou de sua Hungria natal.

Suas pesquisas demonstraram que a resposta antiviral do mRNA, o “RNA mensageiro”, cujo papel é crucial na reprodução celular, dá às vacinas uma potência extra no ataque tanto a tumores quanto ao vírus causador da Covid-19.

Fique de olho, dentro de uma criança tentando vender um doce caseiro na rua pode ter um Napoleão, um Ben Franklin, um Mendelssohn, um Ugur, uma Özlem ou uma Katalin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário