MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de maio de 2021

Esquerda hoje é um fetiche cultural, algo que cabe num comercial de banco.

 



Ninguém quer acabar com o capitalismo, querem achar um nicho com todas as cores do arco-íris, cheio de amigues e iPhones. Luiz Felipe Pondé para a FSP:


Olhem que lindo esse trecho de uma carta do Lênin escrita em agosto de 1918 em meio à guerra civil, após o golpe de outubro de 1917 —a fonte é a biografia do Lênin escrita por um general soviético e historiador, Dmitri Volkogonov:

“Camaradas! O levantamento kulak (camponeses ricos) deve ser esmagado sem piedade [...] Deixem-me exemplificar:

1) Enforquem um número não menor que cem [...]

2) Escrevam seus nomes [...]

3) Confisquem seus cereais [...]

4) Façam de modo a que, ao longo de centenas de quilômetros, as pessoas possam ver, saber, tremer e apregoar: eles matam e continuarão a matar [...]

Cumprimentos, Lênin.”

Imagino um woke lendo isso. Faria xixi nas calças orgânicas.

Você não sabe o que é um woke? Um woke é uma pessoa muito bacana. Um seguidor da Greta Thunberg.

A expressão significa acordou do verbo “to wake” (acordar). Mas, ao longo do tempo, acabou por ser uma expressão usada para a esquerda cultural, oriunda da máxima “stay woke”.

A ideia de desperto, como alguém que despertou para a verdade, é antiga e era usada pela heresia gnóstica cristã no início da era comum ou cristã. Os gnósticos eram homens e mulheres que achavam que o mundo fora criado por um deus mau e a única saída era fugir das cidades e ir morar no deserto. A fuga do mundo.

Críticos os acusavam de matar bebês para não aumentar os números das vítimas desse deus mau e de fazer sexo antinatural —leia-se anal e oral— para não engravidar as mulheres.

Não suponho que os wokes de hoje tenham a mínima ideia do que seja um gnóstico antigo. Eles foram perseguidos sistematicamente pelo que veio a ser o cristianismo oficial.

Os wokes estão ocupados em fazer geleia natural e em ensinar as crianças a amar todas as cores do arco-íris. Não conseguem lidar com coisas de gente grande.

Exemplos da agenda woke: casais em que os homens são egressos das novas masculinidades e que sofrem de depressão pós-parto, coitadinhos; pessoas que falam “pessoas que dão à luz” porque mãe não é termo inclusivo; que usam combustível vegano, e têm cachorros trans.

A verdade é que o cruel Lênin os teria considerado mais uma degeneração burguesa e mandaria enforcá-los com gosto. Mas temos que reconhecer que as realidades humanas são históricas e, portanto, pautas que eram queridas aos bolcheviques —gente que nasceu no século 19!— não podem ser, evidentemente, queridas por alguém que vive no século 21, né?

Na época, os bolcheviques queriam destruir o capitalismo, a esquerda de hoje é um fetiche cultural para filhos da elite que brincam de fazer documentários sobre pobres e para suas mães, que brincam de espiritualidade oriental, enquanto seus pais continuam sendo burgueses de sucesso.

A verdade é que não há mercado para bolcheviques hoje em dia, só para wokes.

Lênin e sua patota matavam a rodo. Em meio à fome de 1918, junto com seu Politburo (comitê central do partido comunista da extinta URSS), ele chegou mesmo a recusar dar grana para crianças que morriam de fome, enquanto encaminhava joias para financiar a revolução na Europa.

Para ele, de nada adiantava gastar dinheiro com crianças em meio a tantas mortes, mais importante era alimentar a revolução na Europa. O que um woke fofo diria disso?

Minha hipótese é que o mercado engoliu a esquerda.

Não é à toa que uma das pautas mais importantes para os wokes —ser os inquisidores do politicamente correto— atravessou as fronteiras ideológicas e hoje alimenta os departamentos de marketing das empresas. A esquerda de hoje é um fetiche cultural, algo que cabe num comercial de banco.

Mas será que a justificativa de mudança histórica se aplica ao método revolucionário bolchevique em si?

O argumento da mudança histórica só se aplica à recusa da violência revolucionária bolchevique porque, na verdade, o espírito revolucionário atrofiou, e não porque a esquerda evoluiu. A humanidade não evolui moralmente.

Ninguém mais quer acabar com o capitalismo. Quer, sim, achar um nicho de mercado para chamar de seu: e que seja com todas as cores do arco-íris, esteja repleto de amigues e com iPhones aos montes.
 
BLOG  ORLANDO  TAMBOSI

Nenhum comentário:

Postar um comentário