MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de maio de 2021

CPI da Covid já tem lista de pedido para depoimento de seis ministros

 


Em menos de uma semana, a CPI da Covid já recebeu pedidos para a convocação de seis ministros do governo de Jair Bolsonaro

Tribuna da Bahia, Salvador
04/05/2021 06:00 | Atualizado há 2 horas e 42 minutos

   
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Por Marcela Mattos/G1

Em menos de uma semana, a CPI da Covid já recebeu pedidos para a convocação de seis ministros do governo de Jair Bolsonaro. Os senadores querem ouvir os auxiliares do Planalto principalmente sobre a aquisição de vacinas, sobre os critérios para o repasse de verba federal aos estados e municípios e o atraso na entrega de equipamentos e de insumos essenciais para o combate à doença.

Instalada na semana passada, a comissão de inquérito visa investigar ações e omissões do governo durante a pandemia do novo coronavírus.

Até o momento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi o único ministro do governo que teve a convocação aprovada – ele falará à comissão na próxima quinta-feira (6).

Além dele, ex-ministros da Saúde do governo Bolsonaro foram chamados a depor.

Outros ministros

O mais recente requerimento apresentado é para que o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, seja convocado a depor na CPI.

Além dele há pedidos para que sejam ouvidos:

Paulo Guedes (Economia)

Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia)

Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União)

Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil)

Walter Braga Netto (Defesa)

O requerimento para que França seja ouvido foi protocolado pelos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Rogério Carvalho (PT-SE).

Eles querem que o ministro dê explicações sobre a política externa brasileira para a aquisição de vacinas, as relações diplomáticas com a China e a distribuição de hidroxicloroquina, remédio com ineficácia cientificamente comprovada, enviada pelos Estados Unidos.

Substituto de Ernesto Araújo

França assumiu o Itamaraty no último dia 6 de abril, em substituição Ernesto Araújo. Na ocasião, ele afirmou que o serviço diplomático do Brasil no exterior trabalharia por uma “verdadeira diplomacia da saúde” com vistas a conseguir vacinas e medicamentos necessários para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no país.

O chanceler disse ainda que pretendia engajar o país em esforços de cooperação internacional “sem preferências desta ou daquela natureza”.

No requerimento de convocação, os senadores enumeram seis pontos que devem ser investigados junto ao ministro. São eles:

-Adesão “tardia e insuficiente” ao consórcio Covax Facility e “atitude hostil” em relação à Organização Mundial da Saúde (OMS);

-Política de estado de hostilidade em relação à China e às suas vacinas;

-Não-autorização da vacina russa Sputnik V;

-Viagem oficial a Israel para obter medicamento experimental de aplicação nasal contra o coronavírus, em fase incipiente de testes, sem equipe técnica qualificada na delegação;

-Distribuição de 2 milhões de doses de hidroxicloroquina “doadas” pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil;

-Posição brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC) contrária ao licenciamento compulsório das vacinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário