MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Competição nacional de matemática entre estudantes do ensino superior elegerá ‘Rei e Rainha da Derivada’

 


Estudantes do ensino superior apaixonados por matemática poderão participar de uma competição desafiadora e muito divertida que tem o objetivo de eleger o Rei ou Rainha da Derivada. A atividade integra a programação da 1ª Super Tech Week, evento virtual gratuito, que será promovido de 11 a 14 de maio, pelo projeto SUPER, uma parceria entre a Samsung e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).


As inscrições para o desafio estão ocorrendo através do site: super.ufam.edu.br. Podem participar estudantes de qualquer instituição de ensino superior do Brasil, que tenham familiaridade com a temática da competição.


O Rei ou Rainha da Derivada (RDD) é um jogo de matemática em que os participantes resolvem problemas em um determinado tempo, sendo avaliadas a velocidade e a exatidão da resposta. A brincadeira tem como um dos principais objetivos aproximar alunos e alunas de um dos conceitos mais temidos das exatas: a derivada, que faz parte da disciplina de Cálculo I e está presente em todos os cursos da área.


Segundo o coordenador da área de Matemática do projeto SUPER (WP1-Math) e professor do Departamento de Matemática da UFAM, Disney Douglas, a ideia é promover uma confraternização entre discentes e professores em torno do cálculo, além de divulgar essa metodologia de ensino inovadora que pode ser utilizada em sala de aula para melhorar o processo de aprendizagem. “Este tipo de competição, além de incentivar a maior interação e participação, traz um dinamismo às aulas tornando o tema interessante e divertido”, afirma.


A competição ocorrerá no dia 11 de maio, às 16h, virtualmente. Os alunos e alunas deverão resolver as questões individualmente, sem o uso de equipamentos eletrônicos como calculadoras, tablets, celulares, notebooks, programas de computador ou aplicativos para o cálculo das derivadas. Poderá ser exigido a qualquer momento da disputa a resolução de alguma questão em tempo real pelo participante.

O primeiro colocado na disputa ganhará um tablet, o segundo lugar receberá um Smartphone e o terceiro ganha um fone com bluetooth.


A Super Tech Week

A Super Tech Week tem o objetivo de capacitar jovens nas áreas de tecnologia, apresentando os resultados do primeiro ano de atividades do SUPER, um projeto que visa oferecer oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento em nove cursos de graduação da UFAM. As inscrições para o evento podem ser feitas no site: super.ufam.edu.br. Apenas os participantes inscritos receberão certificado.


Durante a 1ª Super Tech Week, estudantes que fazem parte do SUPER compartilharão com o público 113 projetos de pesquisa e inovação nos campos da saúde, indústria, educação, Internet das Coisas (IoT), meio ambiente e sustentabilidade, entre outros. O evento também terá palestras com especialistas, atividades de animação e espaço para que alunos e alunas do ensino médio possam conhecer mais sobre os cursos de graduação envolvidos no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário