MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de abril de 2021

WORKSHOP: CURRÍCULO CULTURAL E REPERTÓRIO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO

 


 

Tradição popular, referências culturais e as relações entre saber e poder são temas de destaque no workshop da pesquisadora Lara Marin, autora do livro “A Cultura nos Livros Didáticos”, que será apresentado agora, dia 24, via Zoom


Como os valores que prevalecem em cada sociedade se fazem presentes na educação musical promovida no Ensino Básico? A quais interesses eles servem? Como são tratados no cotidiano escolar? Essas e outras questões serão tratadas no workshop “Currículo cultural e repertório musical no Ensino Básico”, da pesquisadora de educação Lara Marin, autora do livro “A Cultura nos Livros Didáticos” (Editora Appris).


QUANDO: 24 de abril, das 10h às 12h

INSCRIÇÕES: pelo whatsapp (11) 95899-2992

PLATAFORMA: Zoom

PREÇO: R$ 50, via pix

 

“Vou falar de como o currículo da educação musical opera na relação entre saber e poder, e onde se encontra o trabalho docente nesse contexto”, explica Lara Marin. “Vamos analisar, juntos, o currículo musical com o qual trabalhamos e a escolha de repertório feita por nós ou pelas instituições, identificando o poder e as restrições do trabalho docente com os estudantes.”

A pesquisadora ainda abordará os conteúdos culturais transmitidos nas aulas de música e o “currículo oculto”, no qual prevalece a cultura dos costumes. “A cultura consumida por nós também nos forma como sujeitos sociais”, pontua Lara Marin.


CICLO DE CURSOS

O workshop de Lara Marin integra um ciclo de cursos do Atelier Musical Enny Parejo – destinados a educadores e interessados em geral que acreditam no processo de educar a partir de uma pesquisa multidimensional, equilibrando teoria e prática, razão e sensibilidade, técnica e criatividade.


Confira a programação completa:

- 24 de abril: Oficina “Canto coral para adolescentes: cantos e encantos no Ensino Médio” – com Débora Rangel.

- 8 de maio: Workshop “Propostas criativas para o ensino de flauta doce em sala de aula” – com Cláudia Freixedas.

- 9 de maio: Oficina “De longe também se cria: jogar cantar e dançar a abordagem Orff-Schulwerk para o ensino híbrido” – com Jéssica Dias.

- 15 de maio: Workshop “Chamada para brinquedos: estudo artístico folclórico” – com Grupo Saíra.

- 15 de maio: Oficina “Corpo, criança e pandemia” – com Melina Sanchez.

- 21 e 22 de maio: Curso intensivo “Introdução à prática instrumental Orff” – com Enny Parejo.

- 29 de maio: Oficina “Canto, canção e cantoria” – com Gisele Cruz.

- 19 de junho: Workshop “Recorridos musicales en la primera infância” – com Karina Malvicini (Argentina).


SOBRE A PESQUISADORA

Lara Marin é mestre em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Além de sua atuação como pesquisadora, é autora de projetos e materiais didáticos desde 2008.


INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

 

PRESS 2 PLAY

Alexandre Carvalho – alexandre@press2play.com.br

(11) 98782-0765

Nenhum comentário:

Postar um comentário