MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Outubro rosa: médica fala sobre combate ao câncer de mama

Postado em 17/10/2019 4:57DIGA BAHIA!
O Brasil deve contabilizar 59.700 casos de câncer de mama em 2019 e registrar 59 novos diagnósticos da doença em cada 100 mil mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA. No mês da campanha Outubro Rosa, profissionais de assistência, diversas entidades de saúde e órgãos públicos unem esforços para chamar a atenção para a importância de medidas voltadas ao combate da doença que é o tipo de câncer mais comum entre mulheres de todo o mundo.
A médica oncologista do Hospital Santa Izabel, Daniela Barros, fala sobre a importância dos exames de rastreamento para a identificação precoce da doença. A especialista destaca a realização regular da mamografia. “Geralmente, o exame é recomendado para mulheres a partir dos 40 anos e deve ser feito uma vez por ano. O perfil e histórico familiar da paciente também determinam quando o exame deve começar a ser feito e com que frequência”, afirma.
Segundo Daniela Barros, o autoexame das mamas é um instrumento para as mulheres conhecerem o próprio corpo e perceberem mudanças, como lesões precoces, ainda que o procedimento não substitua o exame clínico.  “O ideal é que seja realizado entre 3 e 10 dias após a menstruação ou em uma data fixa, nas mulheres que não menstruam”, orienta.
De acordo com a especialista, nódulos (caroço) fixos, endurecidos e, na maioria das vezes, indolores, podem ser sinais do câncer de mama. Pele da mama avermelhada, com aspecto de casca de laranja ou retraída, alterações no mamilo (bico do peito), pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço, bem como eliminação involuntária de líquido pelos mamilos, também podem ser sintomas da doença.
Programação Especial – Diversas iniciativas acontecem ao longo do mês em vários pontos da cidade de Salvador com o objetivo de mobilizar a população em torno dos esforços da campanha Outubro Rosa. O Hospital Santa Izabel está com a fachada iluminada com a cor rosa e tem programação de atividades durante todo o mês para pacientes, acompanhantes e funcionários. Palestras, oficinas de turbantes e automaquiagem, distribuição de laços rosas que simbolizam a campanha e de material informativo sobre o câncer de mama fazem parte do calendário especial.
Sobre o Hospital Santa Izabel
Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Ortopedia e Neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. Além disso, o HSI também possui a certificação QMentum International Diamond, acreditação canadense aplicada em mais de 30 países, orientando e monitorando os padrões de alta performance em qualidade e segurança, além de utilizar critérios validados mundialmente. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, o Hospital Municipal de Salvador, da Prefeitura Municipal de Salvador, e o Hospital Municipal de Catu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário