MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Alimentação rica em cálcio colabora na prevenção da osteoporose

Tirolez

Os queijos são ricos nos minerais e fortes aliados no combate à doença, que afeta a saúde dos ossos
Dia 20 de outubro é conhecido como o Dia Mundial da Osteoporose. Esta data foi criada para chamar a atenção para um problema que atinge cerca de 10 milhões de pessoas somente no Brasil, de acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). O que nem todo mundo sabe é que consumir alimentos ricos em cálcio, como queijos e vegetais escuros, é a melhor forma de prevenir o mal.
A osteoporose causa fragilidade dos ossos e normalmente só é descoberta após a ocorrência de fraturas, diminuição de 2 a 3 cm de estatura, ombros caídos, entre outros sintomas. É mais comum em pessoas idosas, devido ao desgaste dos ossos, e em mulheres na pós-menopausa. Além de alimentação pobre em cálcio, abuso de álcool, tabagismo, predisposição genética e diabetes podem agravar o problema.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é importante que o cuidado comece ainda na infância, pois é durante esse período que ocorre a formação de massa óssea. A recomendação é o consumo de pelo menos três porções diárias de alimentos ricos em cálcio. Além te proteger os ossos, o mineral ajuda na prevenção de riscos cardíacos, de acordo com estudo da McMaster University (2018), no Canadá.
Rico em cálcio, o queijo é um ingrediente que combina muito bem com saladas, massas e carnes e que pode colaborar com uma vida mais saudável. Quer saber um pouco mais? Veja abaixo a lista com os cinco queijos que mais contêm cálcio:


Parmesão: 1.390mg de cálcio em uma fatia de 100g. Este queijo tem sabor fresco, frutado e doce, e que combina com molho agridoce.


Reino: 1.110mg de cálcio em uma fatia de 100g. Tem textura macia e sabor acentuado. Pode ser consumido puro, em sanduíches ou em preparações mais elaboradas.


Gruyère: 1.083mg de cálcio em uma fatia de 100g. De sabor forte e amendoado pode ser utilizado em aperitivos, lanches, massas e saladas.



Gouda: 1.050mg de cálcio em uma fatia de 100g. Sua textura é macia e o sabor adocicado e amendoado. Possui sabor suave, ligeiramente adocicado e textura macia.
 
Provolone: 1.043mg de cálcio em uma fatia de 100g. É um queijo que pode ser produzido com base em coalho de bezerro (suave, doce e leitoso) ou com coalho de cabrito (sabor mais forte). Combina com risotos e molhos agridoces.


Unindo ingredientes saborosos e nutritivos, a Tirolez, uma das marcas mais tradicionais de laticínios do País, disponibilizou duas deliciosas receitas, Empadinhas 3 Queijos e Omelete de Queijo Gouda, para que você e sua família possam aproveitar uma maravilhosa refeição.

Empadinhas 3 Queijos
 
Ingredientes:Massa2 e meia xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) bem cheia de banha vegetal ou animal
1 ovo
Meia xícara (café) de água
Recheio500 g de Queijos Tirolez ralados (Estepe, Gruyère e Parmesão)
1 copo de leite integral
1 colher (sopa) de Manteiga Tirolez sem sal derretida
3 ovos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de noz moscada
1 pitada de sal

Modo de Preparo:
Massa
- Com as pontas dos dedos, misturar a farinha de trigo com a banha até virar uma farofa. Em um vasilhame separado, bater o ovo inteiro (gema e clara) e em seguida acrescentar meia xícara de café de água e bater novamente. Incorpore o ovo batido na farofa e misture bem. Acrescentar uma pitada de sal.
- Untar as formas com banha ou manteiga. O segredo do obter uma boa massa: amassar a mistura e montá-la nas formas com a ponta dos dedos. Caso opte por uma forma média ou grande, estender a massa com um rolo, sem fazer muita pressão.

Recheio
- Em um recipiente, misturar bem a colher de farinha de trigo, os três ovos, a colher de manteiga derretida, o copo de leite. Acrescentar as xícaras dos queijos ralados, mexendo até obter uma mistura homogênea. Não esquecer da pitada de noz moscada para dar um gosto especial.
- Coloque o recheio sobre a massa que já se encontra na forma escolhida. Leve ao forno preaquecido e retire as empadinhas quando estiverem douradas a gosto.

Omelete de Queijo Gouda 
Ingredientes:5 ovos
¾ de xícara (chá) de leite zero lactose
1 maço de alecrim fresco picado
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada
1 colher (sopa) de Manteiga com Sal Tirolez1 pedaço de Queijo Gouda Tirolez (cerca de 250 g)

Modo de Preparo:

- Em uma tigela, junte os ovos, o leite e o alecrim e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.
- Aqueça a manteiga em uma frigideira antiaderente e despeje a mistura de ovos. - - Com uma espátula, vá puxando levemente as bordas da omelete para o centro da frigideira, para que cozinhe aos poucos e mantenha o centro cremoso. Cubra com o queijo gouda cortado em cubos pequenos e escorregue a omelete para a travessa em que será servida, dobrando-a no meio. Sirva em seguida.

*Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação do departamento de nutrologia: alimentação do lactente ao adolescente, alimentação na escola, alimentação saudável e vínculo mãe-filho, alimentação saudável e prevenção de doenças, segurança alimentar. 3°ed., Rio de Janeiro, 2012.
Estadão. Comer laticínios todos os dias pode reduzir risco de doença cardíaca, de acordo com estudo. 13/09/2018. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,comer-laticinios-todos-os-dias-pode-reduzir-risco-de-doenca-cardiaca-de-acordo-com-estudo,70002500537.

Saiba mais curtindo as redes sociais da marca ou acesse o site
www.tirolez.com.br
Sobre a Tirolez
Fundada há 39 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).
Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

Informações para a imprensa:Press à Porter Gestão de ImagemTelefone: 11 3813-1344
Elder Magalhães (elder@pressaporter.com.br) – ramal 32
Vanessa Decicino (vanessa@pressaporter.com.br) – ramal 28


Imagens relacionadas
Empadinhas 3 Queijos Tirolez
Empadinhas 3 Queijos Tirolez
Tirolez divulgação
baixar em alta resolução

Omelete de Queijo Gouda Tirolez
Omelete de Queijo Gouda Tirolez
Tirolez divulgação
baixar em alta resolução

Parmesão Tirolez
Parmesão Tirolez
Tirolez divulgação
baixar em alta resolução

Queijo Reino Tirolez
Queijo Reino Tirolez
Tirolez divulgação
baixar em alta resolução

Queijo Gruyère Tirolez
Queijo Gruyère Tirolez
Tirolez divulgação
baixar em alta resolução

Queijo Gouda Tirolez
Queijo Gouda Tirolez
Tirolez divulgação
baixar em alta resolução

Queijo Provolone Tirolez
Queijo Provolone Tirolez
Tirolez divulgação
baixar em alta resolução



Press à Porter

Elder Magalhães
Coordenador de Comunicação Corporativa
elder@pressaporter.com.br
(11) 3813-1344 Ramal 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário