MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Muita coisa tem de mudar no Brasil, como os juros altos e o excesso de feriados



Resultado de imagem para feriados charges
Charge reproduzida do Arquivo Google
Vanderson Tavares
A Federação Brasileira dos Bancos está fazendo uma caríssima campanha pela imprensa e pela televisão, para defender juros baixos, embora pratique os juros mais altos do mundo e bata recordes de lucratividade em plena crise econômica. Aí me veio uma ideia. Que tal o governo determinar que os bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) coloquem seus juros do cheque especial e cartão de crédito a 1% ao mês. Será que os bancos privados continuariam com seus juros estratosféricos??
Outro assunto que me inquieta. Fala-se tanto em geração de emprego, porém esquecem as pesadas cargas tributárias e a baixa produtividade decorrente dos inúmeros feriados. Sem contar que virou rotina enforcar feriado quando cai na terça ou na quinta-feira.
VAI VARIANDO – Os feriados variam de acordo com o Estado. Em novembro, por exemplo, temos finados, proclamação da república e dia da consciência negra, no Estado do RJ. Curioso é na Bahia, onde comemoram duas vezes a independência. Não é para rir não, tá??? Comemoram em 02/07 a independência da Bahia e em 07/09 a independência do Brasil (com tudo parado).
Sugiro que o novo presidente proponha as seguintes regras: 1) Feriados na terça (antecipar para segunda) e na quinta (postergar para sexta); 2) Reduzir a quantidade de feriado (isso tem que ser urgente).
JUROS DO FGTS – Sou trabalhador do mercado de petróleo, e sempre foi comum as empresas não cumprirem com suas obrigações tributárias, fazendo com que o empregado buscasse a justiça trabalhista para receber seus direitos. Algumas empresas entram em recuperação judicial, sem que o trabalhador receba um centavo de indenização e encargos trabalhistas.
Outra coisa inexplicável é manter os juros do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em apenas 3% ao ano. Imagine o trabalhador ao invés de deixar seu dinheiro no FGTS, investisse no Tesouro Direto, LCA ou CDB??? O rendimento seria infinitamente melhor.
Será que o Brasil terá de continuar sendo um país engessado? Até a China se reformou e se tornou uma grande potência. Por que o Brasil não pode?

Nenhum comentário:

Postar um comentário