MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Causa do atraso do Brasil é a falta de empresas nacionais de grande porte



Resultado de imagem para china e brasil charges
Charge reproduzida do Arquivo Google
Flávio José Bortolotto
A nosso ver, mesmo tendo morado três anos no Brasil, entendeu tudo errado o jornalista chinês Ding Gang, do People’s Dayli, em sua resposta ao artigo do New York Times prevendo que o desenvolvimento da China vai parar, porque o gigantesco país asiático é semelhante ao Brasil, que começou a se Industrializar antes da China, em certa época chegou a ser considerado o País Industrializado do Futuro. Segundo o NYT, prevê-se que em duas gerações (60 anos) a China ultrapasse os EUA em tecnologia, mas “ambos (China e Brasil) poderiam não chegar lá”.
Alega o jornalista Ding Gang em seu artigo que o caso do Brasil seria explicado pelo nosso baixo nível de ética do trabalho e que os chineses, tendo uma ética do trabalho muito superior até aos anglo-saxões protestantes, seguramente chegariam lá.
UM EXEMPLO – Tenho a maior admiração pelo esforço hercúleo que o milenar povo chinês desenvolveu no século XX e agora no XXI, saindo da dependência e da exploração das potências industrializadas (Inglaterra, França, EUA, Alemanha, Holanda, Portugal, Rússia e especialmente o Japão, etc.), conquistando plena soberania com as armas de fusão nuclear de hidrogênio, os foguetões etc., e agora a China busca aceleradamente ultrapassar em tecnologia o próprio EUA.
Nós vemos o esforço chinês como um exemplo para nós brasileiros. E se nós não estamos chegamos lá, não por falta de ética do trabalho, mas por falta de conscientização de nosso povo. Para prosperarmos de verdade, temos que desenvolver plena soberania com empresas brasileiras, sediadas no Brasil, as únicas que desenvolvem tecnologia nacional e capitalizam 100% aqui dentro, formando então “capital brasileiro cumulativo”, enfim uma economia industrial que produza muito mais que consome, capitalizando continuamente o excedente, como sempre nos ensinou o grande governador Carlos Lacerda, criando capital brasileiro, aquele que é o bom e possível, como ficou provado no caso da Embraer SA.
AS CRIANÇAS – E tudo começa com a compreensão de que devemos cuidar, alimentar, educar e ensinar, “melhor que qualquer outro país do mundo, nossas crianças, especialmente as mais pobres.
Ė essa falta de conscientização, da importância da formação de nossas crianças, especialmente as mais pobres, que nos leva a estacionar no ponto em que estamos, não chegando nunca ao futuro.
Alguma falta de ética do trabalho, fruto de nossa abundante natureza e falta de invernos rigorosos, são consequências e nunca a maior causa de nosso atraso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário