MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Estudantes de escola pública criam dicionário de línguas indígenas


O projeto começou quando a professora de história da escola, Marciana Santiago de Oliveira, ouviu dois estudantes indígenas se cumprimentando

Redação
BAHIA,BA
Foto: Divulgação/Criativos da Escola
Foto: Divulgação/Criativos da Escola

Estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antônio Henrique Filho, de Brasilândia (MS), produziram um dicionário com ilustrações próprias para resgatar as línguas ofaié e guarani: o Dicionário Indígena Ilustrativa.
O livro chegou a ser distribuído nas escolas do município e para a biblioteca da cidade. A publicação é um dos premiados no Desafio Criativos da Escola, cujos vencedores foram anunciados nesta terça-feira (13).
Segundo os estudantes, há apenas cinco falantes da língua ofaié. Os mais jovens não chegaram a aprender o idioma. O projeto começou quando a professora de história da escola, Marciana Santiago de Oliveira, ouviu dois estudantes indígenas se cumprimentando.
A ideia de criar um dicionário dos idiomas foi construída em conjunto com os estudantes, a partir dos seus relatos. O projeto envolveu tanto os indígenas com as entrevistas e escolhas de palavras, quanto os não indígenas que se interessaram por aprender um pouco das duas línguas.
Premiação – O Desafio Criativos da Escola celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores e educadoras, estão transformando as escolas, comunidades e municípios. As equipes premiadas recebem R$ 1,5 mil e os educadores responsáveis por equipe, R$ 500. O prêmio é parte do programa Criativos na Escola da organização não governamental Instituto Alana.
Os demais projetos premiados estão disponíveis no site do Desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário