MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 14 de outubro de 2018

Arábia Saudita reage às ameaças feitas por Trump no caso do sumiço de jornalista


Governo árabe volta a afirmar que está sendo submetido a falsas acusações

Redação
BAHIA.BA
Foto: Petros Giannakouris/Associated Press
Foto: Petros Giannakouris/Associated Press

A Arábia Saudita alertou neste domingo (14) que responderá a todas as “ameaças” contra o país, depois que o mercado acionário despencou após o presidente dos EUA, Donald Trump, prometer “severa punição” pelo desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi.
Trump fez questão de visitar o país em sua primeira viagem ao exterior como presidente e vendeu armas para a Arábia Saudita. Mas tanto a Casa Branca quanto Arábia Saudita estão sob pressão à medida que novas revelações são feitas a respeito do jornalista, que não foi mais visto desde que entrou no Consulado da Arábia Saudita, em Istambul, no dia 2 de outubro.
Khashoggi é colaborador do jornal The Washington Post e crítico do governo saudita. Na sexta-feira (12) o Post publicou que autoridades turcas informaram aos EUA que obtiveram gravações de áudio e vídeo que mostram o interrogatório, a tortura, a morte e o esquartejamento do corpo do jornalista saudita no consulado em Istambul.
Críticas – Trump tem criticado a Arábia Saudita, aliada dos EUA no Oriente Médio, e o rei Salman pela alta dos preços globais do petróleo -a cotação está agora em US$ 80 (cerca de R$ 302) por barril, e os preços da gasolina nos EUA subiram.
No início deste mês, Trump sugeriu que o rei da Arábia Saudita poderia não estar lá em “duas semanas” caso não conte com o apoio militar dos EUA. As informações são da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário