MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Votos brancos e nulos caem quando candidatos entram na reta final


Resultado de imagem para voto nulo charges
Charge do Nani (nanihumor.com)
Pedro do Coutto
A taxa de votos nulos e brancos ainda se mantém bastante alta, conforme revela a pesquisa do Datafolha comentada na edição de ontem da FSP, assinada por Isabel Fleck. No momento existem duas situações: uma retrata os nulos e brancos assinalados na pesquisa que exibe aos entrevistados os nomes dos candidatos. Nesse caso o índice encontra-se na altura de 13%. Outra visão do levantamento acentua que os nulos e brancos elevam-se hoje a 32%. Nesse ângulo a pesquisa foi feita para que os entrevistados se pronunciassem espontaneamente. Aliás esse tema foi objeto de artigo de Carlos Newton, editor desse site, publicado no domingo.
Seja qual for o modelo da pesquisa os candidatos Bolsonaro, Ciro Gomes e Fernando Haddad se destacam. A meu ver, como já disse em artigo anterior, o segundo turno, a 28 de outubro, será decidido entre Bolsonaro e o adversário que resultar da disputa entre Ciro Gomes e Fernando Haddad. Creio que este quadro será o mais provável. Entretanto, em matéria de eleição, como no futebol, ninguém vence na véspera.
É ROTINA – Afirmei que o número de votos nulos e brancos vai cair na semana final da campanha. É o que acontece sempre e, por esse motivo, fica a impressão de que o contingente de decepcionados om a cena política vai se reduzir, mantendo o mesmo índice que foi registrado em 2014, ou seja na escala de 6 pontos percentuais. Hoje a tendência de anular o sufrágio está em 13%, mas 40% desses 13% admitem que podem mudar o comportamento e ir às urnas com o nome e o número dos candidatos em pauta.
40% de 13% são 5,2%. Como a tabela encontra-se em 13%, se a parcela dos que podem mudar de posição se confirmar, vamos encontrar apenas 8% de votos desperdiçados.
PESQUISA QUALITATIVA – Um enigma que vai perdurar até a votação refere-se a qual dos três candidatos principais poderá captar a parcela maior da indecisão. Tal movimento, como sempre, ocorrerá na reta de chegada, ou seja a uma semana antes das urnas de 7 de outubro.
As equipes dos três candidatos devem realizar também uma pesquisa qualitativa para saber como poderão ir ao encontro das dúvidas existentes. Por exemplo. Dos 13% de indecisos, 66% são mulheres e 47% na faixa dos que recebem por mês até dois salários mínimos. As mulheres representam 52% do eleitorado. Os que ganham até dois salários mínimos são 47% dos eleitores.
FIM DA REELEIÇÃO  – Reportagem de Mariana Haubert  edição de ontem de O Estado de São Paulo, revela que dos candidatos  somente Jair Bolsonaro, Marina Silva e Alvaro Dias, defendem o fim da reeleição do presidente da República, governadores e prefeitos.
Eis aí um bom tema para ser traduzido pelo Datafolha e pelo Ibope.
Posted in |

Nenhum comentário:

Postar um comentário