MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Haddad é Lula, Lula é Haddad. O Brasil não é o PT.


Artigo de Gustavo Nogy, colunista da Gazeta do Povo:


Fernando Haddad, o ex-vice-candidato do ex-candidato-preso, agora se tornou candidato de vez. Pelo menos é o que consta nos registros oficiais da Justiça Eleitoral e no material da campanha. Entretanto, todos sabem que Haddad é e continuará a ser apenas vice-qualquer-coisa, útero da ética apodrecida de seu mentor e das ruínas de um projeto.

Isso não é opinião nem crítica. Escrevo com a frieza de Belchior Nunes Carrasco e a inocência da criancinha prestes a pegar no sono. É plano de governo, o único plano de governo prometido pelo PT: Lula. Economia, soluções para a saúde, metas para a inflação, projeções cambiais, modelos de educação, reforma previdenciária? Lula.
A campanha orgulhosamente anuncia: “Fernando Haddad é Lula, Lula é Fernando Haddad”. Já não se trata de transferência de votos, mas de transfusão de caráter ou coisa pior. Como se Lula fosse o vírus de uma febre tropical e Haddad o mosquito transmissor. Doença bem chinfrim e latino-americana. Pelo menos não há como acusá-los de estelionato eleitoral, pois quem vota em Haddad sabe que não vota em Haddad.
O tarado por ciclovias poderia ter feito carreira pedalando para bem longe do PT, como Marina Silva, mas preferiu a sujeição. Era pequeno, pequenininho, ficou ainda menor. Enquanto isso, Manuela d’Ávila se desmaterializou perto de ambos. Altiva, mostrou que sabe obedecer cheia de dignidade. Ela é livre para dizer: “Sim, senhor!” Transformou-se na Amélia da casa-grande lulopetista. Manuela não tem a menor vaidade, Manuela é que é mulher de verdade.
Ciro Gomes, por sua vez, cortejou o Partido dos Trabalhadores para novamente ser rejeitado. Seu pecado é ter personalidade demais. O chefe não suportaria a concorrência, não aceitaria que lhe ameaçassem o protagonismo. Lula é ciumento. “Não terás outros deuses além de mim”. Ele precisava de massa dúctil o suficiente para modelar conforme as circunstâncias. Encontrou-a.
Da cadeia, onde aparentemente se sente em casa, Luiz Inácio assumiu de vez o papel de íncubo, demônio que invade os sonhos da esquerda e tem com ela relações das mais promíscuas. Dessa cópula espúria nasce a candidatura à presidência do ex-prefeito de São Paulo, sucursal Vila Madalena.
Demétrio Magnoli, escritor que respeito, tem muito mais fé do que eu em unicórnios. Disse que “a saída existe, mas depende da integridade política e da independência intelectual de Haddad. O candidato inventado no laboratório lulista tem a oportunidade de corrigir a narrativa ainda durante a campanha eleitoral, falando em público aquilo que fala entre quatro paredes. (…) Paralelamente, reconciliaria o PT com o futuro, inaugurando o pós-lulismo. Haddad pode ousar, refundando a esquerda brasileira, ou optar inercialmente pelo destino de Dilma”.
O problema é que “o candidato inventado no laboratório lulista” está reduzido a isso: boneco de seu Gepeto, criatura de seu Victor Frankenstein. Atraído pela força gravitacional da matéria escura de Lula da Silva, o paulistano parece não ter outra chance de sobreviver senão perto demais de quem deveria se afastar.
A independência política – e, sobretudo, moral – de Fernando Haddad é uma oportunidade para sempre perdida. Existem limites que, quando ultrapassados, quebram o indivíduo de alguma maneira. O que mais precisaria acontecer para que Haddad se dispusesse a repensar o petismo? Tudo o que tinha de ser feito, foi feito. Está consumado.
Pois depois de tantos e tamanhos escândalos, da corrupção de magnitude inédita na história não somente desta, mas de outras repúblicas e monarquias, quem ficou, ficará. Não consigo imaginar que a esta altura seja possível um verdadeiro mea culpa, uma sincera e plena contrição. Mais do que isso: quem ficou tem mesmo de ficar.
Que os ratos não abandonem o navio. O navio merece os ratos, os ratos merecem o navio.
BLOG ORLANDO TAMBOSI

Nenhum comentário:

Postar um comentário