MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de agosto de 2018

Afeganistão: presidente anuncia cessar-fogo de três meses com talibãs


Se for aceita pelo grupo insurgente, a medida valerá por ocasião da festividade muçulmana do Eid al-Adha ou Festa do Sacrifício, que será celebrada na quarta

Redação
BAHIA.BA
Foto: Mohammad Ismail/Reuters
Foto: Mohammad Ismail/Reuters

O presidente do Afeganistão Ashraf Gani anunciou neste domingo (19) um cessar-fogo de três meses com os talibãs, a começar nessa segunda-feira (20), com a condição de que os insurgentes façam o mesmo, no que seria a segunda trégua em 17 anos de conflito.
“Anunciamos um cessar-fogo que terá efeito a partir de amanhã, segunda-feira, o Dia de Arafa (segundo dia de peregrinação a Meca), até o dia do nascimento do profeta, Milad-un-Nabi, desde que os talibãs façam o mesmo”, disse Gani.
“Pedimos à cúpula dos talibãs que aprove os desejos dos afegãos para uma paz duradoura e real e que se preparem para conversas de paz, de acordo com os valores e princípios islâmicos”, acrescentou.
A medida, que valerá de 20 de agosto a 20 de novembro, se for aceita pelo grupo insurgente, foi anunciada por ocasião da festividade muçulmana do Eid al-Adha ou Festa do Sacrifício, que será celebrada na quarta-feira.
O anúncio acontece um dia depois do líder dos talibãs, o mulá Haibatullah, ter renovado sua chamada aos Estados Unidos para que o país se sente à mesa de negociação com o grupo insurgente.
Em fevereiro, os talibãs chamaram pela primeira vez os Estados Unidos a dialogar diretamente através do escritório no Catar, em mensagem incomum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário