MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Do pomar para o mundo



Durante a programação da 40ª Semana da Citricultura, 44ª Expocitros e comemoração do Dia do Citricultor, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebi o Prêmio "Centro de Citricultura 2018”.

Aumentou minha responsabilidade junto ao setor citrícola, que a cada ano se inova mais para continuar fazendo do Brasil, referência mundial deste setor. Animou-me ainda mais a lutar por uma das mais completas cadeias produtivas da agricultura.
A programação do evento que destaca e comprova a importância dos citros para a economia paulista e brasileira, reúne informações, inovações e tecnologias pensadas para que nossa citricultura continue sendo líder.  A cada cinco copos de suco de laranja consumidos no mundo, três são produzidos a partir de fruta cultivada em nosso País.
Dentro disso, o Estado de São Paulo é o maior produtor de laranja do mundo, respondendo por quase 30% do total produzido no globo terrestre, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nosso Estado é também o maior produtor brasileiro de limão, responsável por cerca de 70% desse segmento, segundo o nosso Instituto de Economia Agrícola (IEA).
Essas informações evidenciam o protagonismo dos paulistas neste campo e nos enchem de orgulho. Atividade intensiva para geração de emprego e renda com positivos impactos sociais, a citricultura fechou o ano de 2017 como uma das principais atividades geradoras de emprego no Estado. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, a atividade encerrou o ano com um total de 51.477 admissões. O número representa um crescimento de 23,2% em relação ao ano de 2016, quando o setor gerou um total de 41.757 contratações.
Quando se observam os números de demissões e contratações, o saldo de empregos do setor é de 14.557 postos de trabalhos gerados durante todo o ano. Um resultado muito acima do registrado em 2016, quando a citricultura fechou o ano com um saldo de emprego negativo em -2.930.
São números que corroboram a relevância da citricultura, e o Centro do IAC em Cordeirópolis cumpre seu papel ao representar um polo de convergência de ideias e ideais de quem quer fazer o setor crescer cada vez mais. Criado em 1928, o Centro de Citricultura é um dos Centros mais antigos do IAC.
Nesta trajetória, foram várias conquistas como o certificado de acreditação da Clínica Fitopatológica, que realizou mais de 120 mil análises em 10 anos. A promoção de feiras com a participação de mais de 70 mil agricultores e constantes pesquisas para combate de pragas e doenças que acometem o pomar paulista.
O Centro foi responsável pela distribuição de material genético, com a produção de 13 milhões de mudas em 2017 e de três milhões em 2018. O parque citrícola brasileiro é alimentado pelo material genético ali criado, 98% das variedades de copa e porta-enxertos vem dele.
Enquanto fui secretário de Agricultura, de 2015 até abril deste ano, nosso papel sempre foi propor as melhores soluções para os desafios dos produtores. Uma das principais recomendações do então governador Geraldo Alckmin, mantida pelo atual governador Márcio França, é a de buscar a integração com o setor produtivo, em especial os pequenos e médios produtores.
União para vencer desafios e garantir conquistas, como a legislação para o Sistema de Mitigação de Risco (SMR) do cancro cítrico, determinado na Instrução Normativa nº 21/2018 pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Destaco ainda a adoção da Permissão de Transporte Vegetal Eletrônica (e-PTV) para os citros, dinamizando a comercialização; e a implantação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) no âmbito dos institutos de pesquisa paulista, que convergiu em melhorias para o setor.
No momento em que há muito desencontros no País, temos a oportunidade de renovar a esperança, acreditar na ciência e no aumento de produtividade. A citricultura paulista é motivo de orgulho para todos nós!


21/06/2018
Arnaldo Jardim é  deputado federal PPS/SP

Email: arnaldojardim@arnaldojardim.com.br

Site: www.arnaldojardim.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário