MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de março de 2018

Qualidade é desafio para o turismo baiano


Todos os 411 estabelecimentos voltados para o turismo em Salvador vão ser vistoriados pelo Ministério do Turismo

Tribuna da Bahia, Salvador
21/03/2018 13:33 | Atualizado há 7 horas e 50 minutos
   
Foto: Reprodução

Por Adilson Fonsêca
Dos 411 estabelecimentos hoteleiros  - hotéis, pousadas, albergues, hostel- existentes em Salvador, pouco mais de 27% são regularizados no padrão estabelecido pelo Ministério do Turismo, que incluem, entre outras coisas,  registros de destinos e origens dos hóspedes, números de serviços oferecidos e parcerias com agências de turismos, serviços de guias e infraestrutura do estabelecimento.
Por conta dessa situação, é que desde o ano passado que técnicos do Ministério do Turismo vem visitando as capitais brasileiras para realizar e atualizar o cadastro da rede hoteleira. Salvador  é a 18ª capital visitada e até sexta-feira, todos os estabelecimentos de hospedagem receberão a visita dos técnicos, que elaborarão diagnósticos e determinarão, após as respectivas notificações,um prazo de 30 dias para que esses locais sejam adequadas ao que determina a Lei do Turismo.
O secretário estadual de Turismo, José Alves disse que diminuir a informalidade no setor turístico é não só uma garantia de um serviço de melhor qualidade, mas permite que o setor público possa dimensionar as atuais demandas e, por conseguinte, e direcionar investimentos. “Não é que os estabelecimentos sejam clandestinos ou irregulares do ponto de vista dos registros, mas é que precisam se adequar às normas da Lei do Turismo”, disse. Ele explicou que em muitos casos, faltam informações aos empresários do setor, “principalmente no interior”, explicou.
A partir de hoje fiscais do Ministério do Turismo começam a operação “Verão Legal 2018”, que vai fiscalizar os meios de hospedagem em Salvador.  O objetivo é conferir se os prestadores de serviço turístico estão seguindo o que determina a Lei do Turismo e estão devidamente registrados no Cadastur, cadastro do Ministério do Turismo. Segundo a legislação, é obrigatório o registro de meio de hospedagem, agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística.
Melhor destino – Uma pesquisa de perspectivas e intenções realizada no início do anjo pelo Ministério do Turismo, revelou que  43% dos brasileiros elegeram a região Nordeste como o principal destino para suas viagens de férias. E dentre esses destinos a Bahia oferece 13 regiões turísticas, que incluem 150 municípios com infraestrutura de hospedagem e lazer.
Segundo explicou o secretário José Alves, a Bahia oferece também uma das mais amplas capacidades de hospedagem, com 84.124 quartos com 225 mil leitos, distribuídos nos 3.742 estabelecimentos de hospedagem. Desses, Porto Seguro apresenta o maior quantitativo, com 588 estabelecimentos hoteleiros, com 14.237 quartos e 47.954 leitos.
Salvador aparece com a segunda maior trade hoteleira, com 411 estabelecimentos de hospedagem, com 16.906 quartos e 37.319 leitos.Contudo, em termos qualitativos, Salvador concentra a maior parte da rede hoteleira de quatro e cinco estrelas. “No anho passado a Bahia tinha 117 municípios turísticos, conforme classificação do Ministério do Turismo. Este ano passamos párea 150, o que mostra que a atividade vem crescendo não só em Salvador, mas em todo o estado”, destacou o secretário José Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário