MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Prefeitura de Itabuna realiza operação Carnaval com Saúde no circuito da folia




    Com uma força-tarefa envolvendo a mobilização de mais de 50 pessoas, a Prefeitura de Itabuna está realizando, desde a última segunda-feira (15), através da Secretaria Municipal de Saúde, a Operação Carnaval com Saúde, visando cuidados essenciais na programação festiva do Itabuna Folia 2018, que acontecerá nas Avenidas Aziz Maron, Mário Padre e também ao longo do Carnaval Cultural, que abre oficialmente a folia com a Lavagem do Beco do Fuxico, na região central da cidade. O Itabuna Folia começa nesta quinta-feira (18) e seguirá até domingo (21), com atrações nacionais e regionais.
    Por parte da Secretaria Municipal de Saúde, esta é uma das maiores ações de prevenção e cuidado já realizadas na cidade em relação ao Carnaval, envolvendo equipes da Vigilância Sanitária, Combate às Endemias, Cerpat (Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
     A força-tarefa integra os principais equipamentos de saúde do município e ainda envolve o Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães e o Corpo de Bombeiros Militares de Itabuna, que estarão com equipes especialmente destacadas para atender aos possíveis casos de emergência provenientes da festa.
     A secretária municipal de Saúde, Lisias Miranda São Mateus explica que “o Carnaval é um dos momentos em que a gente precisa atingir o grande público em duas frentes: a primeira é a da prevenção, levando material diverso para aqueles que precisam tomar cuidados, seja no campo da sexualidade, seja no campo da saúde propriamente dita, garantindo-se a qualidade de tudo o que se comercializa no entorno da festa. A segunda é justamente a oportunidade que temos de levar para as pessoas informações que educam e que conscientizam. Então, as pessoas estarão se divertindo, mas terão acesso ao material que versa sobre arboviroses, HIV/Aids, infecções sexualmente transmissíveis (IST’s)”, explicou.
    Um dos organizadores da força-tarefa, o diretor da Vigilância à Saúde, Emerson Luis Santos Oliveira disse que, só em se tratando das pessoas circunscritas à Secretaria Municipal de Saúde, tem-se um envolvimento direto de 52 colaboradores, que estarão atuando na fiscalização do comércio de alimentos e bebidas (tanto nos quiosques, quanto nos camarotes particulares); na distribuição de material informativo sobre Dengue, Zika e Chikungunya; na distribuição de 120 mil preservativos masculinos e femininos (além de gel lubrificante) e material informativo sobre Sexualidade e Cuidados (Prevenção) das IST’s e da Aids.
     Emerson Luis lembra que os números mais recentes sobre incidência de Aids em Itabuna tem demonstrado um crescimento na quantidade de pessoas infectadas, indicando-se, mais do que nunca, um cuidado maior, principalmente no que se refere à prática de relações sexuais.
     “Quanto aos alimentos, a gente sempre lembra que é bom a pessoa buscar informações sobre procedência e prazo de validade; quem for curtir, é bom não esquecer de manter o corpo bastante hidratado, tomar muita água; e na hora de namorar, só com camisinha”, ratificou o coordenador de Vigilância à Saúde, que disse ainda que, além das equipes volantes, que estarão em movimento em todos os trechos do circuito carnavalesco, quem tiver interesse, poderá buscar material de prevenção também no Stand da Prevenção, que estará montado próximo ao Espaço Cultural Josué Brandão (Câmara de Vereadores).

--------
Eric Thadeu Nascimento Souza
Analista em Comunicação Social (Rádio & TV)  - Prefeitura de Itabuna - Matrícula 792401
Assessor de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário