MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Lavagem do Beco do Fuxico reúne famílias e abre oficialmente o Carnaval Antecipado de Itabuna



         Já passava das 16 horas desta quinta-feira (18) e o que se observava no centro de Itabuna era um verdadeiro clima de carnaval, pois ali, pela rua Duque de Caxias, travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), avenida Cinquentenário e praça Adami começava o Itabuna Folia – Carnaval Antecipado de Itabuna 2018. Mantendo a tradição, o carnaval realizado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que neste ano conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Bahiatursa, foi aberto com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico com a participação de blocos, afoxés, entidades diversas e milhares de filões que participaram de uma festa com muita água dos carros pipas e água de cheiro das baianas com seus cântaros.
         Considerada uma das principais manifestações culturais da cidade e da região Sul da Bahia, a Lavagem do Beco do Fuxico honrou sua fama e reuniu milhares de pessoas que foram se divertir ao som das tradicionais marchinhas e curtir essa que é uma das maiores festas do interior da Bahia. Com a participação de nove blocos e afoxés da cidade, os desfiles tiveram início com a animação da Charanga Elétrica. Em seguida vieram para rua Duque de Caxias a apresentação das baianas e dos blocos Encantarte, Dez Casados e Casados I...responsáveis, com sua bateria e cerca de 300 figurantes.
Umas das principais atrações do carnaval e representação fiel do que é a Lavagem do Beco do Fuxico, o banho de água dos carros pipas contou com uma participação especial nesta edição. Para animar ainda mais o público presente, o prefeito Fernando Gomes se encarregou de comandar essa parte da folia que simboliza a história dos carnavais de Itabuna.
Do vendedor ambulante à criança que marcava presença pela primeira vez na festa, da família reunida à turma de jovens que se divertia ao som que marcou época nos antigos carnavais, todos os presentes curtiram e aprovaram mais uma edição da Lavagem do Beco do Fuxico. O espaço, cada vez mais democrático e marcado pelas diferentes expressões artísticas e culturais da cidade foi cenário da abertura da folia de momo em Itabuna.
         Nesta sexta-feira (19), a folia continua no circuito oficial do Carnaval Antecipado, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre. As atrações começam suas apresentações a partir das 18 horas com as bandas Bom q Xote, seguida pelo grupo Sem Censura Samba Club. Às 19h o circuito recebe o cantor Denny Denan, e em seguida se apresentam as bandas Babado Novo, Duas Medidas e o cantor Guilherme Andrade. Por volta das 21 horas o romantismo chega à folia com o cantor Sinho Ferrary e a arrochadeira toma conta com a batida do Neto Lx. Para fechar o primeiro dia de carnaval, tem ainda o axé irreverente de Durval Lélys e a música da dupla Thaine e Thainá.


______________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Wilson Junior
18 de Janeiro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário