MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Teixeira: chuvas e enchentes podem transmitir doenças graves


Por: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães
11/12/2017 - 17:26

Ouça essa notícia
As chuvas que caíram em Teixeira de Freitas nos últimos dois dias, provocaram alagamentos em vários pontos da cidade.
O Centro, Wilson Brito, Luís Eduardo Magalhães, Nova Teixeira, Redenção, Teixeirinha, Santa Rita e Vila Vargas foram os bairros mais atingidos. O tempo chuvoso deve se estender até a quinta-feira, 14, com previsão de 150 mm de chuva.

Alerta

A chuva e as enchentes podem transmitir doenças como micose, hepatite e leptospirose, e por isso, deve-se evitar entrar em contato com a água, especialmente durante períodos de enchente.
No entanto, se for muito necessário entrar em contato com esse tipo de água, para limpar a casa ou recuperar objetos, é necessário calçar botas de plástico impermeáveis ou, em alternativa, cobrir mãos e pés com 2 ou 3 sacas plásticas, uma por cima da outra e prendê-las no punho e no calcanhar com um durex forte.

Doenças transmitidas pela chuva

Algumas das doenças transmitidas pelo contato com a água das enchentes são:
  • Leptospirose: Devido a uma bactéria presente na urina e nas fezes de animais como ratos, porcos, cabras, ovelhas, cães, bois e vacas;
  •     Pneumonia: Devido a entrada de fungos no sistema respiratório gerando sintomas parecidos com os da gripe;
  •     Malária: Transmitida pela picada do mosquito da malária, que leva a um comprometimento do fígado e do sangue;
  •     Micose: Doença de pele causada por um fungo, que penetra na pele, gerando sintomas como coceira, vermelhidão e pequenas feridas;
  •     Toxoplasmose: Devido ao consumo de alimentos contaminados com o vírus da toxoplasmose, presente nas fezes de cães e gatos;
  •     Febre tifóide: Devido ao consumo de alimentos contaminados com uma bactéria chamada Salmonela, gerando sintomas como febre, enjôo e dor de barriga;
  •     Hepatite: Devido ao consumo de água ou de alimentos contaminados com o vírus da hepatite, gerando cor amarelada na pele e nos olhos, devido ao comprometimento do fígado.
Além destas doenças, a Cólera é outra doença que pode ser transmitida através de águas não tratadas ou contaminadas, veja outras em 7 Doenças causadas pela Água do Esgoto.
A chuva e as enchentes podem ainda levar à proliferação do mosquito da dengue e para se proteger deve-se usar um repelente diariamente e nunca deixar água parada, para evitar a proliferação do mosquito. Veja tudo o que pode fazer em: Como evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Como evitar as doenças provocadas por enchentes

Para evitar estas doenças recomenda-se não entrar em contato com as águas da enchente e quando as águas baixarem lavar tudo o que a água da enchente molhou com cloro para matar todos os micro-organismos nocivos.
É preciso ainda usar repelente nos dias a seguir as enchentes, só beber água clorada ou filtrada e comer alimentos que não tenham entrado em contato com as águas sujas da enchente. Veja como garantir a segurança dos alimentos: Como lavar frutas e vegetais.
Com informações do TuaSaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário