Quatro macacos foram encontrados mortos em Santos Dumont, na Zona da Mata, com sintomas de febre amarela, segundo informações da Secretaria de Saúde do município. 
Os animais, que estavam em diferentes áreas da cidade, já foram encaminhados pela prefeitura à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em BH, para que o material seja analisado. O laudo pode demorar, em média, sete dias para ser concluído.
A Secretaria Municipal disse estar em alerta e informou também que o trabalho de prevenção contra febre amarela, iniciado no começo do ano, está sendo intensificado.
No último sábado (9), um dia especial de vacinação foi promovido, com abertura de todas as unidades de saúde no município, para atender quem, durante a semana, não tem disponibilidade. Na zona rural, começou nesta terça (12), uma varredura e o monitoramento para que todos possam ser vacinados.
Diante do aparecimento dos macacos mortos, a Secretaria orienta a todos aqueles que ainda não se vacinaram, que procurem o posto de saúde mais próximo. O objetivo é que toda a população do município esteja devidamente protegida e segura.