MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de dezembro de 2017

E meio a pedidos de intervenção militar, onde está a nossa “Casa dos Espíritos”?


Resultado de imagem para a casa dos espiritosAntonio Rocha
O ótimo filme “A Casa dos Espíritos”, inspirado no romance de mesmo nome da escritora chilena Isabel Allende (dizem que era prima do então presidente Salvador Allende e se refugiou nos EUA), é muito bom e me vem à mente, quando tanto se fala em intervenção militar.
O filme narra, em parte, a vida de um senador de direita que apóia a intervenção militar no governo do socialista Allende. Vem o golpe e Pinochet instala-se nos Poderes. A filha do senador é presa pelos militares, pois era esposa de um esquerdista que, o próprio senador ajuda a refugiáa-lo na Embaixada do Canadá, pois já havia um neto que encantava o parlamentar.
SEU TEMPO ACABOU – O senador vai ao Ministério da Defesa tentar libertar a filha, que após apanhar muito é solta na periferia da cidade. Mas significativo mesmo é o diálogo quando o senador é recebido na recepção do Ministério por um subalterno que, entre outras coisas, mais ou menos diz assim:
– O Ministro sou eu, somos nós os militares. Por enquanto, nós ainda aturamos vocês, civis, mas isso passa logo. Nós chegamos para ficar, o seu tempo acabou, pode sair.
O duplo sentido da expressão “o seu tempo acabou” é muito importante. Claro que eu sei que os tempos são outros. Mas também sei que a História pode se repetir, parecidamente. E a “Casa dos Espíritos” era a mansão do senador.
E AQUI NO BRASIL? – Então, eu fico pensando, no caso atual do Brasil. Onde está a “Casa dos Espíritos” na atual fase de nosso país. Como o nosso território é muito grande, temos mais de uma “Casa dos Espíritos”?
E o senador? Quem será?  A Nação, pelas suas dimensões geográficas será a futura “Mansão dos Espíritos”? Fantasmas a esmo, perambulando na residência vazia?
Os eleitores que nos respondam.
Posted in

Nenhum comentário:

Postar um comentário