MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de julho de 2017

Saiba quais são os sintomas da pneumonia


Por: Tua Saúde
10/07/2017 - 19:00

A pneumonia é uma doença respiratória causada por vírus, bactérias ou fungos. Febre superior a 37,8ºC, dificuldade para respirar, sensação de falta de ar e arrepios são alguns dos primeiros sintomas da pneumonia, uma doença contagiosa que causa inflamação do pulmão e acúmulo de líquido dentro dos alvéolos pulmonares. Quando a infecção afeta diferentes regiões do pulmão, ela é chamada de Broncopneumonia.
Os sintomas de pneumonia podem surgir de forma repentina ou gradual, aparecendo quando o sistema imune está enfraquecido, como acontece após uma gripe ou resfriado que não passa ou que piora ao longo do tempo. A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, mas as mais comuns são as pneumonias bacterianas que são tratadas com antibióticos. Veja como identificar se se trata de uma pneumonia bacteriana.

Quais são os principais sintomas

Embora existam diferentes tipos de pneumonia, na maior parte dos casos, os sintomas são semelhantes, variando apenas o tratamento indicado pelo pneumologista. Para saber se pode estar com pneumonia, selecione os seus sintomas:
  1. Febre acima de 37,5º C
  2. Dificuldade para respirar ou falta de ar
  3. Respiração mais rápida que o normal
  4. Tosse seca
  5. Tosse com catarro esverdeado ou com sangue
  6. Dor no peito
  7. Dor de cabeça constante
  8. Cansaço frequente ou dores musculares
  9. Suores noturnos intensos
Estes sintomas também podem variar um pouco conforme se trate de um adulto, bebê ou idoso. Sendo assim, além dos sintomas indicados, um bebê ou uma criança, que têm mais dificuldade para explicar o que sentem, também podem ter outros sinais como agitação, tremores, vômitos, diminuição do apetite e, nos bebês, choro excessivo.
Já no idoso, é possível que se desenvolvam outros sintomas como confusão e perdas de memória, associado a febre, dificuldade para respirar e tosse.

Como o médico confirma que é pneumonia

O diagnóstico da pneumonia normalmente é feito através da avaliação dos sintomas e de um exame de raio-X para verificar o estado de saúde dos pulmões. Além disso, também pode ser solicitados outros exames como um exame de sangue convencional, um exame ao catarro ou uma gasometria arterial, que servem para avaliar alterações no sangue e a identificação do tipo de infecção presente.

Opções de tratamento

O tratamento para pneumonia pode ser feito com uso de antibióticos, mas manter as vias aéreas desobstruídas e comer alimentos de fácil digestão e que aumentam a imunidade são excelentes formas de se recuperar mais rápido. Assim, o tratamento indicado pelo médico pneumologista pode ser feito com as seguintes opções:
  1. Medicamentos para eliminar o vírus ou bactéria

Na maioria dos casos, o tratamento da pneumonia pode ser feito em casa, através da toma de antibióticos como amoxacilina, ácido clavulânico ou azitromicina, que combatem os microorganismos responsáveis por causar a doença. Após confirmar a pneumonia, na maior parte dos casos não é possível descobrir imediatamente qual o micro-organismo causador da doença. Porém, como as bactérias são as principais responsáveis o médico pode optar por receitar antibióticos, que mais tarde devem ser trocados caso os sintomas persistam ou piorem.
Nas crianças com menos de 1 ano de idade, e nos idosos com mais de 70 anos e que tem outros problemas de saúde associados como diabetes, o médico pode preferir que a pessoa fique internada para receber o tratamento no hospital. Nos casos mais graves, quando praticamente a pessoa não consegue respirar sozinha, pode ser preciso ficar internado na UTI.
  1. Tratamento caseiro

O tratamento pode durar até 21 dias, sendo recomendados alguns cuidados, que podem ser vistos como tratamento caseiro para pneumonia, como por exemplo:
  • Beber muita água;
  • Tapar a boca para tossir e lavar regularmente as mãos para evitar a transmissão da doença;
  • Evitar ir a lugares públicos ou fechados;
  • Fazer nebulizações com soro fisiológico;
  • Repousar e descansar, evitando fazer esforços;
  • Não tomar remédios para a tosse;
  • Evitar mudanças bruscas de temperatura.
  • Estes cuidados evitam a transmissão e o agravamento da doença, assegurando a correta recuperação.
  1. O que comer para se recuperar mais rápido

A alimentação também é um fator muito importante durante todo o processo de recuperação, sendo recomendado apostar no consumo de sopas de legumes, chá de equinácia, alho, cebola ou extrato de própolis. Assista o vídeo da nossa nutricionista para conhecer outras dicas:

Algumas situações que podem causar pneumonia incluem:

  • Quando a pessoa está com gripe e os vírus ou bactérias presente no nariz ou na garganta chegam ao pulmão;
  • Quando a pessoa aspira algum objeto para dentro dos pulmões, como pode acontecer quando a criança coloca um grão de feijão ou um pequeno brinquedo no nariz e ele vai parar no pulmão;
  • Quando a pessoa vomita e aspira o conteúdo que estava presente no estômago, causando inflamação dos tecidos pulmonares;
  • Quando a pessoa usa algum equipamento para ajudar a respirar, como o CPAP, e este encontra-se sujo, com vírus ou bactérias que vão diretamente para o pulmão;
Quando a pessoa ficou internada no hospital até 48 horas antes de surgirem os sintomas, o que indica que o vírus ou bactéria chegou aos pulmões da pessoa quando ela ainda estava no hospital mas os sintomas só começaram a se manifestar dias depois.
As pessoas mais afetadas são as crianças com menos de 5 anos de idade e os idosos com mais de 70 anos, que tem uma saúde mais frágil, ficando doentes com mais facilidade. No entanto, qualquer pessoa pode ficar com pneumonia, especialmente se tiver alguma alteração como dificuldade para engolir, não conseguir eliminar o catarro ou ter o sistema imune enfraquecido porque está em tratamento contra o câncer ou HIV, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário