As férias escolares chegaram e para muitas famílias esse é único período em que é possível viajar. Mas antes de iniciar a jornada rumo ao lazer, é preciso dedicar atenção ao automóvel que, obrigatoriamente, precisa passar por uma revisão para não transformar o passeio em um verdadeiro calvário. Para isso, elaboramos um manual completo de manutenção, além de dicas, dividido em três partes: antes de sair de casa, durante e depois da viagem.
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Seguindo esta cartilha, o amigo garante que o tão estimado carro não será o vilão do verão da família, certo?! Orçamento
Muita gente tem o hábito de rodar o ano inteiro com o automóvel sem se preocupar com a manutenção preventiva. Daí, quando visita o mecânico, o orçamento fica bem além do imaginado. E o que muito motorista faz, de forma absolutamente equivocada, é acreditar que o carro que tem é o melhor do mundo e completamente capaz de cumprir as jornadas de ida e volta, sem apresentar qualquer tipo de problema. O resultado, na melhor das hipóteses, vai ser o retorno para casa a bordo de um reboque, que custará mais que a própria revisão, sem contar as despesas com os reparos que o aguardam na oficina. Então, para que o leitor evite transtornos, vamos começar pela documentação, afinal, qualquer problema relativo ao licenciamento pode interromper o passeio já no primeiro posto policial. Além de levar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e carteira de habilitação (CNH), não esqueça o cartão da companhia de seguro, afinal, ele é muito útil em caso de necessidade.
Pneus
O segundo passo do nosso manual de segurança é conferir os pneus do veículo, que precisam estar em bom estado de conservação para garantir aderência e estabilidade. Deve-se prestar atenção se há desgaste irregular na banda de rodagem, que pode significar direção desalinhada ou rodas desbalanceadas. É que isso, além de comprometer a segurança, pode acelerar o desgaste também dos componentes de suspensão, além do próprio conjunto de direção.
Uma dica para saber se o pneu está em condições de uso é observar os ressaltos existentes nos frisos da banda de rodagem. Quando a borracha do pneu chegar no mesmo nível desses pontos é sinal de que está na hora de se fazer a troca – casos em que dá para ver os arames da estrutura interna do pneu são um enorme risco. Outra observação importante é consultar o manual para saber qual é a calibragem ideal dos pneus, quando o veículo está carregado (bagagem e passageiros). E não se esqueça de calibrar o estepe.
Ferramentas e peças extras
Apesar de a grande maioria dos condutores não ter conhecimentos técnicos – e nem é aconselhável bancar o mecânico –, é sempre prudente ter pelo menos algumas ferramentas, como alicate, chaves de fenda, fita isolante, lâmpadas dos faróis e lanternas, lanterna e também um litro extra de óleo lubrificante (deve ter a mesma especificação do lubrificante que está no motor), que podem ser úteis em caso de pequenos defeitos, como fechaduras que emperram, vazamento no cárter e outras surpresas.
Além disso, confira se os equipamentos obrigatórios, como macaco, triângulo e extintor de incêndio estão em ordem. No caso deste último, é preciso verificar se está dentro do prazo de validade, para não ser notificado.
Outra dica, que parece óbvia, é nunca exceder a capacidade limite de passageiros, pois, além de ser proibido, é também perigoso. E, pior do que a multa cobrada por cada passageiro excedente, será a interrupção da viagem do infeliz que, sem cinto de segurança, não poderá prosseguir.
Itens de desgaste
Como o leitor do HD Auto conferiu na edição de 17 de junho, um carro é constituído de diversos componentes que se desgastam com o uso e com o passar do tempo. Dessa forma, antes de sair em viagem é recomendado verificar estes itens em uma oficina de confiança, que pode ser uma revenda autorizada ou outra, independente, de sua preferência, para que seja feito um diagnóstico dos itens que precisam de substituição.
Especificamente, devem ser checados os conjuntos de freios e suspensão, além da motorização e toda a parte elétrica.
Da mesma forma que os pneus, os freios são um dos principais componentes de um automóvel. O sistema é o principal recurso para se evitar um acidente, em condições extremas, e a revisão dele consiste em conferir o estado das pastilhas, dos discos, lonas, sapatas, tambores e conjunto hidráulico, que inclui cilindro mestre, válvulas e o fluido de freio.
Entre os sintomas que dão sinais de comprometimento dos freios um é facilmente perceptível: se, quando o motorista pisa no pedal ele sente uma trepidação contínua, é sinal de que há calo nos discos, o que reduz a eficiência do sistema e acelera o desgaste das pastilhas. Outro sintoma é a demora para resposta, quando se aciona os freios. Isso pode significar que a pastilha está gasta e precisa ser trocada imediatamente, pois, além de aumentar o risco de acidente, isso também pode provocar danos nos discos – aumentando o prejuízo mais tarde.
Já quando o condutor precisa puxar demais a alavanca do freio de mão, é sinal de que as lonas dos tambores estão gastas ou, na melhor d<CW10>a hipóteses, que ele está desregulado. Da mesma forma, quando o motorista puxa a alavanca do freio de mão e ela não passa do segundo dente, é preciso regulá-lo corretamente para evitar que o carro rode “preso”, desgastando e superaquecendo as lonas – o que reduzindo a eficiência e vida útil.
Por fim, se o motorista perceber que é preciso “bombar” o pedal para melhorar a atuação dos freios, é sinal de que a parte hidráulica do conjunto está com problemas, que podem ser vazamentos ou até falta de fluido.
Normalmente, quando a maioria desses problemas ocorre, a luz do freio de estacionamento acende no painel de instrumentos. E, a este sinal, o mais indicado é levar o veículo para manutenção imediatamente.
Não se esqueça de conferir o estado dos filtros de ar e óleo, além da validade do lubrificante, assim como velas, cabos e lâmpadas dos faróis.
Planejamento
Procure fazer uma pesquisa do trajeto que você irá percorrer para chegar ao destino final. Programe paradas para ir ao banheiro, para comer e esticar as pernas. Faça um cálculo se é possível completar a viagem apenas com um tanque de combustível, para evitar reabastecer na estrada, em postos com pouca infraestrutura, que podem vender combustível de má qualidade ou adulterado. Procure se inteirar da previsão do tempo e buscar informações sobre as condições da pista. Além disso, é bom ter uma segunda ou terceira opção de rota, caso haja algum bloqueio no trajeto original. E, por fim, tenha sempre dinheiro em espécie para os postos de pedágio.
Cinto de segurança
O cinto de segurança é obrigatório e todos os passageiros devem usar o equipamento durante o trajeto, incluindo quem vai no banco traseiro. Se entre os passageiros houver crianças, nunca permita que elas viagem no banco da frente. Mesmo se forem maiores de 12 anos, principalmente se o automóvel for equipado com duplo airbag, pois o impacto da bolsa quando inflada pode causar ferimentos graves em menores. Para entreter a criançada, vale a pena investir em um DVD destacável, que pode ser afixado no encosto de cabeça do motorista, durante a viagem e, depois, retirado. Outra opção é baixar conteúdos em tablets ou celulares para que não dependam do 4G na estrada.
Bagagem
Para que não passar raiva no caminho, é bom organizar sua bagagem para otimizar o acesso a alguns itens, que podem ser necessários durante a viagem. Procure sempre colocar as bagagens de maior volume na parte de baixo do porta-malas e evite deixar miudezas espalhadas na parte de cima, pois, se for preciso trocar um pneu, quanto menor o número de objetos sobre o estepe, mais rápido será o reparo.
Se o seu carro for um hatchback ou uma perua, procure acomodar as malas de forma que não obstrua a visibilidade traseira, para poder enxergar tudo o que se passa atrás de seu automóvel. Também evite deixar bagagem sobre a tampa intermediária, pois em uma freada brusca os objetos podem cair sobre os ocupantes.
Volta pra casa
Na volta para casa normalmente há um aumento de bagagem, que são lembranças, roupas, enfeites e uma infinidade de coisas que os turistas compram em férias. Fique atento para acomodar todo esse material extra de forma que ele não prejudique a visibilidade e não comprometa a segurança dos passageiros.
Lembre-se de que, depois de curtir o lazer, não adianta ter pressa e o melhor é redobrar a atenção para que as lembranças do passeio sejam as melhores possíveis.
Ao chegar em casa, a primeira coisa que se deve fazer é mandar dar uma geral no carro. Se o destino tiver sido o litoral, há um acúmulo de areia, sal e maresia, que podem causar ferrugem e danificar a pintura.