MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de julho de 2017

PF conclui que não houve obstrução de justiça em gravações de Sérgio Machado


Para a Polícia Federal, a simples intenção não pode ser considerada crime, e os políticos gravados não cometeram infração

BAHIA.BA
Foto: Paulo Vítor/ estadão Conteúdo
Foto: Paulo Vítor/ estadão Conteúdo

A Polícia Federal enviou relatório, nesta sexta-feira (21), ao Supremo Tribunal Federal (STF), no qual conclui que não houve obstrução de justiça nas gravações realizadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.
Para a PF, a simples intenção não pode ser considerada crime, e os políticos gravados – Renan Calheiros (PMDB), Romero Jucá (PMDB) e o ex-senador José Sarney (PMDB) – não cometeram atos de obstrução.
“Não compreendemos existir elementos indiciaríeis de materialidade do crime previsto no art 2, parágrafo 1º, do mesmo diploma legal, haja vista que no espectro cognitivo próprio desta sede indiciaria, o conteúdo dos diálogos gravados e a atividade parlamentar dos envolvidos ou no período em comento não nos pareceu configurar as condutas típicas impedir ou embaraçar as investigações decorrentes da lava jato”, diz trecho do documento.
As gravações realizadas em 2015 e divulgadas em maio de 2016 “previram” diversos acontecimentos da política brasileira. Nos áudios, entre outras coisas, Jucá, sugeria um que um pacto do novo governo deveria “estancar a sangria” representada pela Lava Jato. Entre as decisões sugeridas estavam a queda Eduardo Cunha, um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) e a substituição da ex-presidente Dilma Roussef (PT) pelo seu vice, na época, Michel Temer (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário