Cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém. O dito popular deve ter sido mantra nos corredores da Fiat durante a concepção do Argo Drive, versão de entrada do hatch compacto, que ficou de fora apresentação nacional, há pouco mais de um mês. Apesar de confiar no taco de seu motor três cilindros, a marca de Betim não quis arriscar uma primeira impressão que pudesse macular a imagem do carrinho. Mas não precisava, o Argo “mil” não decepciona em comportamento.

Executivos da engenharia e marketing se desdobraram para explicar que a combinação de preços e conjunto mecânico estavam dentro da realidade do mercado. Afinal, não foi todo mundo que viu com bom olhos o hatch partir de R$ 46.800. Gráficos exibiam posicionamento de mercado, capacidade de arrancar em rampa, itens opcionais e oferta de torque num balé de números, setas e cifras que buscava justificar que a versão está bem equilibrada e com diferenciais para desbancar os líderes – Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
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Mas o Argo Drive se vendeu bem. Andamos com o carro aqui mesmo em Belo Horizonte, onde a topografia faz da cidade um bom laboratório de testes para quem pretende colocar no mercado um carro de baixa “cilindrada”. O motorzinho 1.0 de 77 cv se encaixou bem no hatch e seus 95 quilos a mais em relação ao Uno Drive não penalizaram a unidade Firefly, no quesito fôlego.

O Argo, em sua configuração mais simples, pesa 1.105 quilos. Lastro que corresponde a um ocupante da silhueta deste que vos reporta, em relação ao Uno. Mas ainda assim não compromete seu vigor. A razão está na boa oferta de torque em baixa rotação: 80% dos 10,5 mkgf estão disponíveis em 2.500 rpm, e a totalidade em 3.250 giros. Em bom português, significa que o carrinho tem fôlego para arrancar em ladeiras.
Se o motor é competente, a lista de equipamentos segue a toada da concorrência. O Argo Drive oferece de série direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, sistema start/stop e ganchos no padrão Isofix para amarração de cadeirinhas infantis. Opcionalmente, ainda conta com rádio com MP3 e Bluetooth, assim como central multimídia, câmera de ré, retrovisores elétricos com função Tilt Down (que se ajusta para melhorar a visão nas balizas), vidros traseiros elétricos e sensor de estacionamento.

Completa, a versão salta para R$ 48.790, dentro da faixa de preços em que orbitam seus rivais declarados, com pacotes de conteúdos similares e capazes de atender a expectativa de 35% do mix de vendas do modelo.