terça-feira, 4 de julho de 2017

Documentário sobre Olavo de Carvalho é eleito o melhor filme do Cine PE


A mera seleção do filme provocou um boicote de cineastas "de esquerda" que retiraram suas obras do festival sob alegação de favorecimento de discurso partidário

BAHIA.BA
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O documentário “O Jardim das Aflições”, de Josias Teófilo, sobre o filósofo Olavo de Carvalho, foi o consagrado o melhor filme da 21ª edição do festival Cine PE. Ele saiu premiado tanto pelo júri (Melhor Longa-Metragem) quanto pelo público (Melhor Filme) na noite desta segunda-feira (3), em Recife.
O filme, que aborda o pensamento do intelectual paulista e sua rotina pacata na cidade de Colonial Heights, estado da Virgínia (EUA), a partir de uma discussão do livro homônimo lançado em 1995, causou polêmica antes mesmo de ser exibido. Além disso, foi recusado em mais de 20 festivais até finalmente ser aceito no Cine PE.
Porém, em maio, sete cineastas anunciaram um boicote de motivação política e pediram a retirada de seus filmes da programação oficial sob alegação de que a seleção do Cine PE deste ano “favorece um discurso partidário alinhado à direita conservadora e grupos que compactuam e financiaram o golpe ao Estado Democrático de Direito ocorrido no Brasil em 2016″.
Eles se referiam a'”O Jardim das Aflições” e também ao ficcional “Real – O plano por trás da História”, de Rodrigo Bittencourt, que dramatiza os bastidores da criação do Plano Real, em 1994. Por causa do protesto, o festival, que seria realizado entre os dias 23 e 29 daquele mês, acabou adiado para o fim de junho.
O júri oficial do Cine PE foi formado por Emanoel Freitas (ator, diretor artístico, gestor e produtor de eventos), Indaiá Freire (jornalista, produtora cultural, mestra em literatura e cinema), Tony Tramell (jornalista, ativista cultural e assistente de direção), Caio Julio Cesano (Secretário Municipal de Cultura de Londrina, doutor em multimeios, mestre em Comunicação e Mercado), Naura Schneider (atriz, produtora e jornalista) e Vladimir Carvalho (documentarista, cineasta e escritor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário