quinta-feira, 13 de julho de 2017

Cinco dicas para se proteger de gripes e resfriados


Por: Clima Tempo
13/07/2017 - 07:00

Quando se trata da incidência de gripes virais e resfriados, o inverno é campeão. É só o frio chegar que já se iniciam os espirros, tosse, rouquidão e até febre. Isso ocorre por diversos fatores. Para começar, com as baixas temperaturas as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados e isso facilita a transmissão de vírus e bactérias. Além disso, a baixa umidade do ar dificulta a dispersão de poluentes, o que diminui o muco natural que protege e mantém as vias áreas úmidas. A grande amplitude térmica também é um fator importante. A ampla variação de temperatura no decorrer do dia pode diminuir nossa imunidade. Para se proteger de gripes e resfriados, doenças comuns no inverno, siga as dicas!
  1. Evite aglomerações!

Com o tempo frio, as pessoas costumam procurar ambientes quentes. As janelas no transporte público, por exemplo, são fechadas, e isso facilita o contágio de doenças respiratórias como gripe e resfriado. Uma forma simples de minimizar esse risco é lavar sempre as mãos ou usar álcool gel. Ao tossir e espirrar, procurar cobrir sempre o nariz e a boca para evitar que as gotículas de secreção se espalhem.
  1. Cuidado ao compartilhar objetos

Dividir objetos como canecas, pode aumentar suas chances de se contaminar. Se a outra pessoa estiver doente, a probabilidade de você contrair o vírus é alta.
  1. Mantenha-se saudável

Nada melhor que a prevenção para evitar contaminações, então que tal começar com a saúde? Manter-se sempre bem hidratado, alimentar-se bem e de forma saudável e praticar exercícios físicos ajudam a aumentar a imunidade e combater vírus e bactérias.
  1. Evite cigarro e bebida alcoólica

O álcool e o tabaco também podem prejudicar nossa imunidade. Além disso, para quem já contraiu o vírus, tanto o álcool quando o cigarro podem piorar os sintomas.
  1. Vacinas

Vacinas ajudam na prevenção de gripes e resfriados, mas devem sempre ser tomadas após indicação de um médico especializado.
Nada é tão eficaz quanto a prevenção. Atente-se sempre à sua saúde, principalmente no inverno quando estamos mais suscetíveis a contrair doenças respiratórias. Não existe tratamento que cure o resfriado, apenas os sintomas podem ser amenizados. Muito cuidado com automedicação! Algumas doenças têm sintomas parecidos e a automedicação pode complicar a sua situação. Entenda seu corpo e os sinais que ele dá e procure sempre um médico antes de se automedicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário