MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 8 de julho de 2017

Caves São Domingos com novo espumante

Caves São Domingos com novo espumante
Para celebrar os 80 anos, as Caves do Solar de São Domingos, em Ferreiros, Anadia, acabam de lançar a edição exclusiva de um espumante topo de gama, um lote de Pinot Blanc e Pinot Noir que leva no rótulo o nome do fundador da casa – Elpídio Martins Semedo – e a referência às oito décadas de existência: Elpídio 80.
Elaborado com uvas da colheita 2011, fizeram-se apenas 4.800 garrafas, que estiveram a estagiar durante 48 meses nas belíssimas galerias, cavadas na rocha, da emblemática casa bairradina (também conhecida pelas aguardentes velhas e com uma história mais recente nos vinhos tranquilos), onde estagiam permanentemente 2,5 milhões de garrafas de espumante.
Embora o Elpídio 80 seja uma edição exclusiva – o que quer dizer que o topo de gama da casa continuará a ser o Lopo de Freitas e que o Elpídio 80 é irrepetível –, Alexandrino Amorim, CEO e rosto principal de S. Domingos, revelou nesta apresentação à imprensa especializada que a marca Elpídio pretende assinalar uma viragem na gama da casa e dará nome a uma linha de espumantes “premium”, que se complementará com as referências já existentes (Cuvée e Velha Reserva).
Deste modo, as Caves do Solar de S. Domingos, que hoje disponibilizam 15 referências de espumantes, terão três gamas claramente definidas: os espumantes S. Domingos (mais acessíveis, conhecidos pela excelente relação qualidade/preço), os “premium” Elpídio e ainda o “super premium” Lopo de Freitas.
Questionado pela Revista de Vinhos, Alexandrino Amorim confirmou-nos que as Caves do Solar de S. Domingos estão francamente apostadas em aproveitar a efeméride dos 80 anos – e, em concreto, o lançamento exclusivo do Elpídio 80 – para um reposicionamento no mercado e na perceção dos consumidores. As caves de Ferreiros vão continuar a apostar na oferta de espumantes caracterizados pela relação preço/qualidade – e sempre com estágios mínimos em garrafa (antes do chamado “dégorgement”) de dois anos – mas querem ser conhecidas também pela produção de espumantes “premium” e “super premium”. Daí o lançamento deste Elpídio 80, da criação da gama Elpídio e da aposta (que tem sido muito bem-sucedida, sublinhe-se) no excelente e distinto Lopo de Freitas – que foi buscar o nome ao sogro de Alexandrino Amorim, pai de Eugénia Freitas.
As Caves do Solar de S. Domingos são há longas décadas conhecidas pelas aguardentes – com justo destaque para a Bagaceira “São Domingos”, produzida em alambiques próprios e que é uma histórica líder de mercado – e aposta também na produção de vinhos tranquilos, com marcas como São Domingos, Lopo de Freitas, Quinta de S. Lourenço e a mais recente “estrela da companhia”, Volúpia, um vinho branco de Sauvignon Blanc, Chardonnay e Maria Gomes que tem percorrido um caminho de progressiva afirmação junto dos consumidores e da crítica especializada.
Fundadas em 1937, as Caves do Solar de São Domingos inauguraram em 2006 um centro de vinificação que permite acolher mil toneladas de uvas provenientes de propriedades próprias e de viticultores que trabalham em parceria com a empresa. 
Luís Costa | Revista de Vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário