DARWINISMO
– O T5 é prova de que a JAC tem evoluído em seu processo fabril. O
jipinho tem bom acabamento, pacote farto, mas falta fôlego ao motor 1.5
para dar conta da caixa CVT
Depois de seis anos no mercado brasileiro, a JAC tem
mostrado uma notável evolução que ratifica as previsões de que os
chineses atingiriam a excelência em fabricação de automóveis em menos
tempo que os sul-coreanos. O utilitário-esportivo (SUV) T5 é uma
comprovação disso. E se puxarmos na memória o primeiro contato com o J3
(pioneiro da marca no Brasil), assim como o médio J5, a qualificação é
gritante. Mas não significa que chegou a perfeição.
Percepções sutis no uso cotidiano mostram que falta vivência no ofício. Detalhes como a direção muito leve e respostas lentas do motor podem passar despercebidos por parte dos consumidores. Mas os mais atentos irão questionar estes quesitos, que estão mais para a calibração de determinados sistemas do que para a qualidade em geral do modelo.
Ponto forte
O T5 é um jipinho compacto que, como todo chinês, se destaca pelo preço atraente e farto pacote de conteúdo. Ao custo de R$ 73.490, o modelo vem equipado com direção elétrica, ar-condicionado digital, multimídia com câmera de ré e espalhamento para smartphone via conexão HDMI, numa tela de oito polegadas, bancos revestidos em couro e transmissão automática do tipo CVT.
Trata-se de uma das opções mais acessíveis para quem busca um jipinho urbano sem pedal de embreagem. E apesar dos pequenos deslizes, o fator preço tem sido o grande argumento do jipinho chinês. Ele tem vendido cerca de 165 unidades mensais, que pode até parecer pouco, mas é o principal produto da marca atualmente. Afinal, das quase 1.400 unidades licenciadas pela JAC em 2017, 1.083 são do T5.
Raio-x JAC T5 1.5 CVT
O que é?
Utilitário-esportivo (SUV) compacto, quatro portas e cinco lugares.
Onde é feito?
Fabricado na China.
Quanto custa?
R$ 73.490
Com quem concorre?
O veterano Hyundai Tucson é o único SUV compacto com caixa automática abaixo dos R$ 75 mil e parte de R$ 69.990. Os concorrentes mais próximos do T5 com caixas automáticas são o Ford EcoSport (R$ 78.800) e Peugeot 2008 1.6 Allure (R$ 77.580).
No dia a dia
O T5 oferece atributos para concorrer com os demais jipinhos do mercado. Bancos em couro, multimídia com conexão via HDMI e ar-condicionado digital são itens que dificilmente são encontrados pelo valor cobrado pelo jipinho. Mas a falta de um navegador GPS nativo é uma falha.
Seus 4.35 metros de comprimento fazem dele um carro prático no trânsito e a direção elétrica facilita as manobras. No entanto, a visão traseira é péssima e a câmera de ré é fundamental. Pena que a resolução da imagem seja ruim e não permita confiar apenas nela. Apesar de compacto, o T5 oferece bom espaço interno para quatro ocupantes adultos e uma criança. O porta-malas também é generoso e comporta 600 litros.
Motor e transmissão
A unidade 1.5 16v de 127 cv pode até impressionar pela cavalaria, mas ele só aparece nos 6.000 rpm, o que torna o carro muito ruidoso quando exigido. O torque de 15,7 mkgf por sua vez é pouco para seus quase 1.300 quilos e a caixa CVT, apesar do conforto no uso cotidiano, tem respostas demoradas e um escalonamento curto que sempre eleva o giro do motor.
Como bebe?
Abastecida com álcool, a unidade testada registrou média de 8,1 km/l no combinado entre trajeto urbano e rodoviário.
Suspensão e freios
O T5 tem suspensão dura, principalmente no eixo traseiro, que conta com eixo de torção. No entanto, ela contribui para a estabilidade do jipinho, apesar de a direção elétrica ser muito leve e demandar atenção. O sistema de freios conta com discos nas quatro rodas. Uma dica para quem trafega em cidades com muitas ladeiras como Belo Horizonte é fazer uso do modo Neve (o botão com floco de neve junto ao câmbio), que facilita a arrancada em ladeiras de pouca aderência e aumenta o tempo de permanência do assistente de partida em rampa.
Pontos positivos
Conteúdo
Preço
Pontos negativos
Desempenho
Falta GPS nativo
Percepções sutis no uso cotidiano mostram que falta vivência no ofício. Detalhes como a direção muito leve e respostas lentas do motor podem passar despercebidos por parte dos consumidores. Mas os mais atentos irão questionar estes quesitos, que estão mais para a calibração de determinados sistemas do que para a qualidade em geral do modelo.
Ponto forte
O T5 é um jipinho compacto que, como todo chinês, se destaca pelo preço atraente e farto pacote de conteúdo. Ao custo de R$ 73.490, o modelo vem equipado com direção elétrica, ar-condicionado digital, multimídia com câmera de ré e espalhamento para smartphone via conexão HDMI, numa tela de oito polegadas, bancos revestidos em couro e transmissão automática do tipo CVT.
Trata-se de uma das opções mais acessíveis para quem busca um jipinho urbano sem pedal de embreagem. E apesar dos pequenos deslizes, o fator preço tem sido o grande argumento do jipinho chinês. Ele tem vendido cerca de 165 unidades mensais, que pode até parecer pouco, mas é o principal produto da marca atualmente. Afinal, das quase 1.400 unidades licenciadas pela JAC em 2017, 1.083 são do T5.
Raio-x JAC T5 1.5 CVT
O que é?
Utilitário-esportivo (SUV) compacto, quatro portas e cinco lugares.
Onde é feito?
Fabricado na China.
Quanto custa?
R$ 73.490
Com quem concorre?
O veterano Hyundai Tucson é o único SUV compacto com caixa automática abaixo dos R$ 75 mil e parte de R$ 69.990. Os concorrentes mais próximos do T5 com caixas automáticas são o Ford EcoSport (R$ 78.800) e Peugeot 2008 1.6 Allure (R$ 77.580).
No dia a dia
O T5 oferece atributos para concorrer com os demais jipinhos do mercado. Bancos em couro, multimídia com conexão via HDMI e ar-condicionado digital são itens que dificilmente são encontrados pelo valor cobrado pelo jipinho. Mas a falta de um navegador GPS nativo é uma falha.
Seus 4.35 metros de comprimento fazem dele um carro prático no trânsito e a direção elétrica facilita as manobras. No entanto, a visão traseira é péssima e a câmera de ré é fundamental. Pena que a resolução da imagem seja ruim e não permita confiar apenas nela. Apesar de compacto, o T5 oferece bom espaço interno para quatro ocupantes adultos e uma criança. O porta-malas também é generoso e comporta 600 litros.
Motor e transmissão
A unidade 1.5 16v de 127 cv pode até impressionar pela cavalaria, mas ele só aparece nos 6.000 rpm, o que torna o carro muito ruidoso quando exigido. O torque de 15,7 mkgf por sua vez é pouco para seus quase 1.300 quilos e a caixa CVT, apesar do conforto no uso cotidiano, tem respostas demoradas e um escalonamento curto que sempre eleva o giro do motor.
Como bebe?
Abastecida com álcool, a unidade testada registrou média de 8,1 km/l no combinado entre trajeto urbano e rodoviário.
Suspensão e freios
O T5 tem suspensão dura, principalmente no eixo traseiro, que conta com eixo de torção. No entanto, ela contribui para a estabilidade do jipinho, apesar de a direção elétrica ser muito leve e demandar atenção. O sistema de freios conta com discos nas quatro rodas. Uma dica para quem trafega em cidades com muitas ladeiras como Belo Horizonte é fazer uso do modo Neve (o botão com floco de neve junto ao câmbio), que facilita a arrancada em ladeiras de pouca aderência e aumenta o tempo de permanência do assistente de partida em rampa.
Pontos positivos
Conteúdo
Preço
Pontos negativos
Desempenho
Falta GPS nativo
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