MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de junho de 2017

Seu celular, seu carro


Todos os anos temos uma certeza, além do Carnaval e do Campeonato Brasileiro: Apple e Samsung lançarão uma versão ainda mais moderna de seus smartphones. Não só eles, mas diversos fabricantes inovam os aparelhinhos que agregam moderníssimas funções, sem as quais nos sentimos neandertais. No entanto, a indústria do automóvel não consegue incorporar tanta inovação em seus sistemas de entretenimento com a mesma velocidade, e uma solução inteligente são os docks para acoplar telefones disponibilizados pela Volkswagen e Fiat, nos populares Up (Composition Phone) e Mobi (Live On).
A lógica é bastante simples. Os módulos são capazes de conectar o telefone e, por meio de um aplicativo, carro e celular passam a interagir.
Na tela do smartphone, que está fixado no painel, é possível ter acesso a uma série de informações do automóvel, como dados de navegação, consumo, saber se o condutor está ou não dirigindo da forma mais eficiente, traquitanas.
Ao mesmo tempo, o automóvel incorpora as aplicações de entretenimento do telefone. Pelo volante, o motorista pode acessar as músicas salvas no aparelho, e também é possível ouvir as faixas do serviço de streaming, como Spotfy, Deezer ou Apple Music. Não é preciso dizer que a telefonia também está disponível.

Tamanho é documento
Tanto o Live On da Fiat quanto o Composition Phone da VW exigem download de um aplicativo. Cada um tem seu design e modo de interagir com o usuário. No entanto, é inegável que aparelhos de tela pequena dificultam o acesso aos ícones no trânsito. Confira como é cada um!
Live On - Fiat Mobi (R$ 1.630)
O Live On da Fiat foi anunciado junto com o lançamento do Mobi, em 2016, mas chegou mesmo ao mercado há poucos meses. O sistema tem um rádio nativo, em que a visualização das estações é feita no computador do quadro de instrumentos. O módulo é uma engenhoca articulada que permite encaixar o telefone e plugar o cabo na porta USB. O primeiro contato geralmente é confuso. Com o aplicativo instalado, basta posicioná-lo na base e pronto! O telefone se torna a central multimídia. O Live On tem um design agradável e de fácil leitura, além permitir que o usuário selecione aplicativos de sua preferência para serem exibidos na interface do app.
Composition Phone - Volkswagen Up (R$ 1.400)
Quando a VW lançou o Up em 2014, instalou um suporte sobre o painel para a conexão de um navegador GPS, vendido como opcional. Com a linha 2018, o aparelhinho deu lugar a um sistema que permite a integração do smartphone ao rádio e dados do computador de bordo. O dock é bem mais simples e descomplicado que a do Mobi e a porta USB fica na base do suporte. Daí, o visual é o mesmo do GPS, só que agora é o telefone que fica exposto. Apesar de mais simples, o aplicativo é um pouco mais complexo. O design é mais confuso e a variedade de serviços e dificuldades para acessar aplicativos na interface fazem dele menos intuitivo que o Live On.

Nenhum comentário:

Postar um comentário