MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de junho de 2017

Presidência preparou texto em que abreviaria mandato de Temer



Por Folhapress | Fotos: Reprodução // Google
No dia 18 de maio, antes de subir ao púlpito com o brasão presidencial para bradar que não renunciaria, Michel Temer leu outra versão do discurso que poderia mudar completamente o rumo da crise que engolfava seu governo após a delação da JBS. Uma preliminar do pronunciamento, segundo a coluna Radar, da revista "Veja", foi entregue ao presidente, sugerindo que ele entregasse o cargo e convocasse eleições gerais ainda para este ano.
A Folha apurou que a primeira versão do texto foi levada a Temer pelo secretário especial de Comunicação da Presidência da República, Márcio de Freitas, e pelo marqueteiro Elsinho Mouco.
No entanto, segundo relatos de integrantes do governo, a ideia era não dar cara de renúncia ao eventual ato do presidente, mas sim de abreviação do fim de seu mandato ou do período que o peemedebista costuma chamar de "transição".
Procurado pela reportagem, Freitas afirmou que não conhece proposta de eleições gerais e que "não se discutiu renúncia em nenhum momento ou nenhum texto".
Desde o dia anterior, Temer tentava traçar uma estratégia diante da divulgação de que a gravação de uma conversa entre ele e o empresário Joesley Batista revelaria que o presidente deu aval para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha.
Aconselhado pelo seu núcleo político, principalmente pelos ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil), Temer descartou a possibilidade de fazer o discurso por eleições gerais e disse que adotaria outro tom, de enfrentamento, porque não havia cometido nenhum crime.
Márcio e Elsinho refizeram então o texto, que foi lido por Temer na tarde daquela quinta-feira (18). "Não renunciarei. Repito: não renunciarei. Sei o que fiz e sei a correção dos meu atos", declarou.
Um dos principais aliados e conselheiros, Moreira Franco disse à Folha que "nunca existiu" uma versão diferente do texto que foi lido.
Hoje investigado por corrupção, obstrução de Justiça e formação de organização criminosa, Temer perderia a prerrogativa de foro privilegiado caso renunciasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário