MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Morre o cubano Tito Puentes, um dos maiores músicos do Século 20


O artista, que definia seu estilo como afrocubano, em vez de Salsa, vivia na França desde os anos 1950

BAHIA.BA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Morreu nesta quinta-feira (8) o músico cubano Tito Puentes, aos 88 anos, no sul da França. A informação foi confirmada por Jean-Louis Perrier, empresário do artista, que gravou mais de 200 álbuns ao longo de sua carreira, na qual se destacou como virtuoso trompetista.
Tito começou a carreira na animada cena musical de Havana na década de 1940, com a ajuda de dois tios, também trompetistas, mas logo conquistou os palcos internacionais. Nos anos 1950 se instalou na França, país que nunca deixou. “O mais parisiense dos cubanos (…) nos deixou para unir-se a outros ‘salseros’ para una eterna festa”, disse Perrier em comunicado.
Puentes, porém, sempre preferiu descrever seu estilo como afrocubano, em vez de salsa. “Quando tocava jazz, meus compatriotas diziam que eu não era mais cubano, mas um ‘jazzman’. Agora sou conhecido como salsero. Mas eu prefiro o termo afrocubano em vez de salsa, que é incorreto e que antes de tudo foi inventado nos Estados Unidos. Eu me chamo simplesmente músico. Tento integrar influências europeias e africanas na minha música. Minha música tem múltiplas facetas”, dizia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário