domingo, 18 de junho de 2017

Isso que é frio gostoso: alquimias inusitadas reinventam sabores do sorvete tradicional


O conceito foi importado sabe se lá de onde, já que a origem guarda controvérsias. Fato é que no Brasil, ou melhor, na terra do pão de queijo, o sorvete (ou o gelato) vem ganhado um sem-número de sabores e conquistando os mais distintos paladares. Muito além do chocolate ou do morango, duas tradicionais receitas consumidas mundo a fora, em Belo Horizonte há quem aposte em alquimias inusitadas para transformar a iguaria em verdadeiro manjar dos deuses. 
Concebida há pouco mais de seis anos, a Inventiva Sorvetes, no bairro Santa Efigênia, Leste de BH, nasceu, como o próprio nome diz, com a função de inventar. Prova disso é que o sabor mais vendido na loja é o pavê da vovó, o típico. 
Inspirado na clássica receita dos anos 1980, ele leva creme de ovos, biscoito champanhe e chocolate. “Minhas memórias são a principal inspiração”, resume o proprietário Carlos Sia, que já deu vida a mais de 250 ideias.
Sorvetes inusitados_Inventiva Sorvetes
Inspirado na sobremesa dos anos 1980, Pavê da vovó é o mais popular da loja
Dentre elas estão chá de hortelã, que levou cerca de dois meses para ser validada, dada a sutileza dos ingredientes, e café com bolo, um dos mais populares. Do lado mais sofisticado da vitrine estão também mascarpone (o original) com figo e chocolate com gengibre, que mescla o amargor do cacau ao mentolado da raiz. 
“Fazer sorvete inusitado não é só juntar ingredientes exóticos. É fazer com que a receita acesse a nossa memória e provoque sensações. Aparentemente, os sabores parecem não ter nada a ver, mas na boca combinam”, enfatiza Sia. Diariamente, estão disponíveis 45 sabores, com ou sem leite, além dos veganos.
Inovação e novidade
Mais conhecida gelateria da Savassi, na região Centro-Sul da capital, a Lullo Gelato também nasceu para ser diferente. “Inovação e novidade estão no nosso DNA”, resume Cristiane Temporão, proprietária da casa e responsável pelos inventos.
Lançada há poucos dias em comemoração ao Dia dos Namorados, a estrela da vez é a torta sedução, feita com morangos frescos, leite condensado, chocolate belga e merengue. No mês passado, o Dia das Mães também foi comemorado em grande estilo: com gelato de rosas.
Sorvetes inusitados_Lullo Gelato
Mistura de manga, maracujá e dasmasco, pokelullo "homenageia" Pokémon Go
Cristiane conta que a alquimia nasce das experiências. “É um processo criativo mesmo, de criação e experimentação. Quando é um gelato derivado de sobremesa, por exemplo, preparo primeiro o doce e depois utilizo os ingredientes”, detalha, exemplificando o italiano tiramisù e a torta red velvet, popular nos Estados Unidos.
Toda semana, a Lullo tem pelo menos uma receita nova, que fica mais ou menos tempo na vitrine, conforme a aceitação do público. As novidades do mês junino são canjica e curau, que entram no meu na próxima semana. Já passaram por lá também gelatos de catuaba, bebida queridinha no Carnaval belo-horizontino, piña colada - inspirado no drink porto riquenho -, além tomate com manjericão e até pão de queijo. Tudo feito com os ingredientes das receitas originais, atesta Cristiane.
Receitas com ingrediente quente são opção perfeita no inverno
Para driblar a sazonalidade do produto e provar que, sim, sorvete cai bem até em dias frios, a Sorvete Salada promove a Temporada de Sorvetes Quentes. O festival, que está quase debutando, nasceu para ter apenas um mês de duração e ganhou mais 60 dias atendendo a pedidos. As combinações do menu de sobremesas gourmet misturam a iguaria gelada a ingredientes quentes, como caldas e cremes.
Gerente de Marketing da rede, Danielle Carla diz que a ideia é derrubar o mito de que sorvete só pode ser apreciado no calor e oferecer verdadeiras sobremesas, na casquinha ou não.
“Tratamos sorvete como um alimento completo e no menu do festival ele ganha ingredientes ainda mais sofisticados, refinados. Em todas as sobremesas há algo quente, como uma calda de chocolate ou um creme”, detalha.
Quem ficou animado com as guloseimas é bom preparar-se psicologicamente para “furar” a dieta. Servidas quase sempre em tamanho família, daqueles que se pode dividir com a mesa ao lado, as sobremesas são um exagero, no melhor sentido da palavra. Claro!
Engordativas
Tendência gastronômica desde o ano passado, os freakshakes, por exemplo, têm proporções pra lá de engordativas. Disponível no menu em três sabores (chocolate, frutas vermelhas e doce de leite), o prato é uma combinação empilhada de frutas, bolo, biscoito e barra de chocolate.
A Ice Tower é outra tentação de fazer cair o queixo. Maior opção disponível no cardápio da temporada, a Torre Gelada tem três andares de waffle coberto com creme de chocolate quente e sete bolas de sorvete (morango, doce de leite toffee, bombom, pistache, uva, mon chérie e creme), um super donut de doce de leite, brownie, morangos e trufa de chocolate quente.
Quer mais? O cardápio tem nada menos que 13 criativas sobremesas e preços que vão de R$ 14,90 a R$ 34,90. Disponível em todas as lojas credenciadas da rede, a 14ª Temporada de Sorvetes Quentes vai até 31 de agosto.
Salada Sorvete
Sorvete Salada tem opções "quentes" para inverno
Além disso
Tradicional reduto dos apreciadores de sorvete em BH, a veterana Easy Ice, com 20 anos de estrada, também tem no DNA a necessidade de ir além do creme (ou baunilha), sabor mais popular do mundo, e do mineiríssimo queijo com goiabada – feito com ingredientes dos mesmos fornecedores desde que entrou no menu da casa.
Segundo a chef de cozinha e sócia da loja, Juliana Scucato, mais de 230 receitas já foram criadas e preparadas ao longo das duas décadas de história. “Começamos com o boom da gastronomia e já fizemos de tudo: sorvete de tomate, de gorgonzola, de lavanda. Quase tudo vira sorvete. Pepino ainda não virou”, brinca, enumerando as receitas elaboradas por ela e pelo irmão e sócio, Fred Scucato.
Dentre as delícias geladas servidas no palito ou no copinho, destaque para o sorvete de limão com flor de laranjeira, cítrico na medida, e para o de manjericão, feito sob encomenda para uma cafeteria de BH, mas que acabou ganhando lugar cativo na vitrine da casa, com três unidades na capital. “Sou curiosa, gosto de pesquisar e não tenho preconceito com comida. Acho que tudo dá certo”, comenta Juliana.
Sorvetes inusitados_Easy Ice
Sobremesa de manjericão está na vitrine da Easy Ice há 18 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário