MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de junho de 2017

Governo lança app para recuperar os rios

erosao dos rios
10.Junho.2017
JORNAL A REGIÃO
- lançado pelo Ministério do Meio Ambiente no Dia Mundial do Meio Ambiente. Ele faz parte do programa Plantadores de Rios, sancionado pelo presidente da república, Michel Temer, que visa proteger e recuperar nascentes e cursos d’água.
Uma das inovações do Programa é um aplicativo interativo que permite a participação social nas ações de recuperação dos rios e nascentes. O aplicativo foi desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Ele conecta donos de imóveis rurais inscritos no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) a pessoas e instituições que queiram investir na proteção e recuperação das nascentes. O aplicativo ainda permite a participação de prestadores de serviços e fornecedores de insumos.
O programa
Para criar o Programa, o Serviço Florestal Brasileiro se baseou nas pesquisas socioambientais do Inventário Florestal Nacional (IFN). Elas mostram que a população reconhece a relação entre floresta e a produção de água.
Outra fonte foi o Sicar, que gere o Cadastro Ambiental Rural e já tem mapeados 15 milhões de hectares de áreas de preservação permanentes. Dessa área, mais de 6 milhões de hectares precisam ser recuperados. Também foram cadastradas cerca de 1,5 milhões de nascentes.
O Serviço Florestal Brasileiro tem um diagnóstico da conservação de cada uma delas, além de dados dos proprietários. “Dessa forma, sabemos o potencial de recuperação e manutenção de cada nascente”, esclarece Deusdará. O aplicativo: www.car.gov.br/plantadores-rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário