MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de junho de 2017

Como fazer o omelete perfeito


A receita do clássico francês guarda segredos para conquistar a textura cremosa perfeita

por
Estadão Conteúdo
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA

Ingredientes

3 ovos de galinha caipira
50 ml de leite integral
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto

Preparo

1-Quebre os ovos em uma tigela, adicione o leite e o sal e mexa, com um garfo ou hashi, para homogenizar a mistura. A intenção não é agregar ar, apenas misturar bem todos os ingredientes.
2-Pre-aqueça uma frigieira antiaderente em fogo médio-baixo. Adicione a manteiga, aguarde derreter um pouco, mexendo para não queimar.
3-Adicione a mistura de ovos, misture á manteiga derretida. Não pare de mexer, sempre raspando o fundo e as laterais da frigideria. Ao mesmo tempo que mexe a colher com uma mão em movimentos ciculares, mexa em pequenos círculos a frigideira, para que o ovo não fique parado e não coagule antes de atingir o ponto correto.
4-Assim que o ovo começar a ganhar textura e você conseguir ver o fundo ao raspar a frigideira, já esta na hora de começar a fechar o omelete. (Dependendo da altura da chama, isso pode demorar de 2 a 5 minutos, é muito rápido mesmo. Mas não adianta tentar fazer com a chama super baixa, a textura cremososa não será alcançada. É um jogo de calor e velocidade.)
5-Antes, de uma batidinha no fundo da frigideira na beirada do fogão, longe da chama, para 'arrumar' e alisar a parte de baixo do seu omelete.
6-Volte para o fogo e começe a bater com a munheca a alça da frigideira inclinada, para o omelete escorregar para um dos cantos. Com ajuda do hashi/pão duro, feche a outra beirada do omelete que começa a sair da frigideira, batendo de uma lado e fechando com a outra mão o outro lado.
7-Quando o omelete se fechar como uma envelope, desligue o fogo e, como desenformar um bolo ou pudim, feche com um prato a frigideira e vire no prato. Seu omelete francês está pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário