JORNAL A REGIÃO
e trocado por Una em alguns meses, depois que a Anac autorizou a pista
de Comandatuba a receber voos regulares. Há muito tempo o jornal A
Região denuncia uma ofensiva para esvaziar o aeroporto de Ilhéus e
beneficiar o de Comandatuba, que atende exclusivamente aos interesse do
Hotel Transamérica.
O resort é o dono do aeroporto, que antes só podia receber voos
charters. Isso fazia com que ele tivesse que buscar os hóspedes em
Ilhéus, a 76 km, em um trajeto de mais de uma hora de viagem. O primeiro
sinal de sabotagem foi a Anac proibir pousos com chuva no aeroporto
Jorge Amado.
Isso, apesar deles serem feitos há décadas sem nenhum incidente. A
Infraero, que tinha comprado equipamentos para pouso por instrumentos,
desistiu de instalá-los em Ilhéus, sem explicar. Em seguida, a Anac
cortou 300m da pista, o que tornou inviável o pouso dos Airbus A320.
Ele é o mais utilizado nesta rota. O local perdeu voos regulares, já
que a alternativa, que é usar A319, esbarra no fato de que este avião é o
mais usado na ponte aérea Rio-São Paulo, mais rentável. Há anos, a TAM
também vem fazendo um voo semanal regular para Una, apesar de irregular.
Comandatuba
Agora o aeroporto de Comandatuba vai passar a receber voos regulares,
com a ajuda do Governo do Estado, que montou uma unidade contra
incêndios no local, exigência da Anac para a liberação dos voos
comerciais diários.
A pista de Comandatuba pode receber aeronaves como o Boeing 737 e o
Airbus 320 (aquele que foi proibido de pousar em Ilhéus pela Anac,
alegando a falta dos 300 metros que ela mesma bloqueou). Outro indício
claro é que a TAM tem balcão comercial em Comandatuba há muitos anos.
Para este jornal, não vai demorar para que a TAM saia do aeroporto de
Ilhéus e se concentre no de Una. As outras podem seguí-la, o que seria o
fim do aeroporto ilheense. Se ou quando isso acontecer, duas outras
cidades serão duramente afetadas.
Uma é Itacaré, para onde vão mais de 60% dos passageiros que descem em
Ilhéus. Eles terão que viajar mais de duas horas de van entre Una e
Itacaré, depois de ter gasto outro tanto dentro do avião, podendo
inviabilizar o turismo local.
A outra é Itabuna que, por ser centro financeiro da região, tem a
maioria dos passageiros em Ilhéus. O itabunense terá que ir, de carro,
van ou ônibus, até Una, gastando quase duas horas em estrada ruim, ou
descer pela BR-101 para embarcar em Porto Seguro.
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