MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 20 de maio de 2017

Karl Marx errou ao conceituar a religião como o ópio do povo?


Resultado de imagem para karl marx frasesAntonio Rocha
Certa vez, conversando com um psicólogo freudiano, ele me disse que, segundo Freud, “em tudo na vida há um ganho”. Mesmo na pior miséria, pode ser ganho interior, exterior, emocional etc. E quando o tema abordado é o ganho social do povão, da massa, há um ditado popular que afirma: “Fulano partiu dessa para um mundo melhor”. Essa crença deriva da ideia cristã de que do outro lado da vida há algo melhor – e escrevo sobre isso com todo respeito ecumênico.
Então, o ganho dos mais humildes é saber que vão sofrer muito nesta vida, mas depois ficarão eternamente nos céus. Tenho até ouvido comentários, nas ruas, de pessoas que falam assim: “Ah! Jesus volta logo”. Ou seja, estão esperando o retorno de Cristo, justamente porque se acomodaram nessa noção cristã.
NO DESCAMINHO – Alguns, que não acreditam muito nessa história, acabam indo para a criminalidade, para a política, outros até utilizam o Evangelho para se dar bem. Logo, não seria a religião o verdadeiro “o ópio do povo”, como escorregou Karl Marx, ao analisar a obra de Hegel. O agente dessa aceitação dos infortúnios do povo seria o questionável tipo de ganho que escrevi acima, identificado por Freud.
Sem dúvida, essa acomodação religiosa faz com que os fieis troquem a felicidade aqui na Terra por algo discutível após a morte. E eles nunca se perguntam: “E se não for assim, ao pé da letra, como diz a Bíblia?”
Por fim, ressalvo novamente que são reflexões respeitosas que faço sobre os Credos.
Posted in |

Nenhum comentário:

Postar um comentário