MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de maio de 2017

Cardozo alega que Mônica cria “versão contraditória” para não ficar presa


Resultado de imagem para jose eduardo cardozo
Cardozo agora também está envolvido na confusão
Marina Dias
Folha
O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo nega que tenha avisado a então presidente Dilma Rousseff com antecedência sobre a prisão dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura e que afirma que não tinha informações privilegiadas sobre a Lava Jato.
Em entrevista à Folha nesta sexta-feira (12), Cardozo diz que a versão de Mônica, que diz ter sido avisada sobre o andamento das investigações por Dilma via e-mail cifrado, é “descabida, ridícula e contraditória”.
Segundo o ex-ministro, a mulher de João Santana “está desesperada” para tentar reduzir sua pena e para que “recursos fiquem em posse dela”.*
Mônica Moura disse que era avisada sobre o andamento da Lava Jato pela então presidente Dilma Rousseff, que recebia informações privilegiadas sobre a operação do sr. Isso é verdade?
O ministro da Justiça é cientificado de uma operação no momento da deflagração, ou seja, na hora em que vai ser consumada a operação. Tirando a hipótese de outra providência que tem que ser tomada pelo ministro, funciona sempre assim para a proteção do sigilo e das autoridades. Essa é a regra. Quando o ministro é avisado, ele comunica a presidente da República.
Que dia o sr. comunicou que a Dilma que João Santana e Mônica Moura seriam presos?
No dia em que eles foram presos, em 22 de fevereiro [a prisão foi decretada em 22 de fevereiro de 2016, mas ambos foram presos no dia seguinte pois estavam fora do país]. De manhã cedo, não sei dizer o horário, o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, me avisou, como sempre faz em todas as operações.
E, depois, o senhor avisou Dilma?
Imediatamente avisei Dilma. Deve ter sido por telefone, pelo que me recordo.
Qual foi a reação da então presidente?
A presidente, em todas as operações, ouvia e dizia: “quando tiver acesso à decisão judicial, analise e venha falar comigo”.
O sr. nunca passou informações privilegiadas sobre a Lava Jato para Dilma?
Só se pode passar o que se tem. Eu não tinha informações privilegiadas. A PF e o Ministério Público nunca me passaram nada com antecedência.
O sr. sabia que Dilma e Mônica mantinham um e-mail para se comunicarem sobre a Lava Jato?
Não só nunca soube disso, como acho absolutamente incompatível com a postura que a presidente Dilma Rousseff tinha em relação a essas questões. Quando eu avisava a presidente sobre operações, no dia da deflagração, ela não avisava ninguém, nem outros ministros.
Mônica diz que João Santana foi avisado por telefone por Dilma sobre o mandado de prisão contra eles, que havia sido visto em cima de uma mesa.
Isso chega a ser risível. A Mônica descreve um sistema sofisticado de e-mail, que não era nem transmitido, era salvo como rascunho, para não haver interceptação. Mesmo com essa margem de segurança, o e-mail era cifrado. Se tudo isso foi utilizado, como se explica que a presidente fale por telefone para dizer que foi visto uma mandado de prisão em cima da mesa? É incompatível, é ridículo. Você já imaginou um mandato em cima de uma mesa? Isso é altamente sigiloso.
Mas esse raciocínio parte do pressuposto que o e-mail existe, ao contrário do que o sr. disse inicialmente.
Parto do pressuposto que a versão dela é contraditória. Versão descabida, contraditória e ridícula.
Ela precisa provar o que diz para ter a delação confirmada e apresentou prints dos e-mails.
Os prints não significam absolutamente nada. Ela diz que copiou um e-mail para o word e registrou uma ata em cartório. O outro print é de uma mensagem que ela mesma escreveu. Entendo que ela está desesperada para tentar reduzir pena e ser livre e para que recursos fiquem em posse dela.
Dilma já pediu que o sr. repassasse a ela informações privilegiadas sobre a Lava Jato?
Nunca me pediu nenhum informação sigilosa. Essa era a grande crítica que eu sofria na imprensa: o descontrole da PF. Eu sempre lia que “o Cardozo era o último a saber”.
O sr. não soube com antecedência da prisão de João Santana e Mônica Moura?
Desde que a Folha publicou uma matéria sobre a Lava Jato estar se aproximando de João Santana e o advogado dele pediu acesso ao inquérito, o que foi negado pelo juiz Sergio Moro, havia especulação de que ele seria preso. Todos os jornalistas passaram a me perguntar. Era voz corrente. Qual a lógica de se mandar uma mensagem cifrada para alertar de uma prisão?
Mônica está inventando?
As pessoas desesperadas criam situações. Como vai se provar que isso aconteceu? Nunca. É a palavra de um contra o outro. A não ser pela contradição. Mais uma delação em que uma pessoa, possivelmente em desespero, cria hipóteses para ter algo de novo e negociar a delação. É grotesco.
Posted in

Nenhum comentário:

Postar um comentário