MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 20 de maio de 2017

Base aliada do Planalto fecha questão contra eleição direta


PMDB, PSDB e DEM discutem solução negociada para a crise; Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, é cogitado como nome de consenso em eventual eleição indireta

BAHIA.BA
Planalto (Foto: Agência Brasil)
Planalto (Foto: Agência Brasil)

Ante a possibilidade de agravamento da crise decorrente das delações da JBS, partidos da base aliada do presidente Michel Temer buscam uma saída negociada com o Planalto. Lideranças do PSDB, PMDB e DEM se propõem a fechar questão contra eleições diretas – somente possível por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) – e já discutem um nome de consenso para uma eventual disputa indireta no Congresso.
O principal nome cogitado, nas últimas horas, é o de Henrique Meirelles, ministro da Fazenda de Temer, visto como  capaz de manter a base unida e pôr em práticas as reformas em andamento (previdenciária e trabalhista, principalmente). Caso Temer renuncie, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem 30 dias para convocar o colégio eleitoral formado por senadores e deputados.
Filiado ao PSD de Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicação, Meirelles tem sido assediado por políticos para aceitar a missão. São também cogitados o próprio Rodrigo Maia e o senador tucano Tasso Jereissati (CE).
O maior trunfo de Meirelles é a condução da política econômica, que começa a apresentar os primeiros resultados. Ele também possui bom trânsito com setores da oposição.
Com informações de O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário