MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de março de 2017

Índios se atrasam e perdem prova para entrar em curso na federal do AC


Cacique diz que grupo parou para tirar cópia de documentos e se atrasou.
Mais de 560 índios concorrem às 40 vagas oferecidas em curso.

Adelcimar CarvalhoDo G1 AC
Índios chegaram cinco minutos atrasados em perderam a prova (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)Índios chegaram cinco minutos atrasados em perderam a prova (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)
Um grupo de 23 índios da aldeia Katukina, em Cruzeiro do Sul, foi barrado, neste sábado (25), porque chegou 5 minutos atrasado para fazer as provas para a segunda turma do curso de Licenciatura Indígena, da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta.  Cerca 567 índios concorrem às 40 vagas oferecidas no curso.

As provas estavam marcadas para começar às 9 horas, mas os candidatos chegaram cinco minutos depois e foram impedidos de fazer as provas, segundo informou a pró-reitora de graduação da Ufac, Aline Andréia.
“Esse foi o único episódio que aconteceu. Infelizmente o edital é muito claro e precisamos ser justos com todos os candidatos”, esclareceu a pró-reitora. 
Cacique da tribo, Fernando katukina justificou o atraso do grupo. “Eles saíram cedo da aldeia, mas tiveram que parar na cidade para tirar xérox de documentos e acabaram perdendo o horário. Infelizmente perderam a oportunidade e não vão concorrer as vagas. Agora só resta retornar para a aldeia e aguardar o próximo ano. Isso serve de lição para eles que precisam saber obedecer a horário”, disse o cacique.
As provas estão sendo aplicadas em Cruzeiro do Sul e em Marechal Thaumaturgo, mas durante a semana também serão aplicadas nas cidades de Brasileia, Jordão e Santa Rosa. O curso deve começar no mês de junho e o resultado da seleção será divulgado dia 5 de abril.
“Os indígenas serão habilitados para atuar como professores principalmente nas escolas indígenas do estado. Lamento essa situação”, acrescentou a pró-reitora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário