MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de março de 2017

Exposição cultural reúne poemas e artes de 500 alunos em Porto Velho


Trabalhos foram desenvolvidos em sala de aula de escola.
Mostra reúne trabalhos feitos por crianças de 1 a 13 anos.

Toni FrancisDo G1 RO
Exposição de arte exibe trabalhos de crianças de 1 a 13 anos em Porto Velho (Foto: Toni Francis/G1)Exposição de arte exibe trabalhos de crianças de 1 a 13 anos em Porto Velho (Foto: Toni Francis/G1)
Trabalhos artísticos e literários desenvolvidos por 500 alunos de uma escola particular, em Porto Velho, foram apresentados ao público neste sábado (25), durante a 6ª Mostra de Arte "Modern Art", na escola Maple Bear, área norte da capital.
Fernanda Bordalo Reis, diretora pedagógica da instituição de ensino, diz que o projeto envolveu cerca de 500 crianças com idades entre 1 e 13 anos.
"Essa exposição faz parte do projeto educativo da escola, considerando uma educação mais ampla, com incentivo ao ensino das artes em geral", explicou. Segundo ela, além da exposição de pinturas e colagens, os alunos também realizaram intervenções poéticas sobre os mais variados temas.
Tarsilo Azevedo, de 12 anos, escreveu poesia sobre a representatividade da água (Foto: Toni Francis/G1)Tarsilo Azevedo, de 12 anos, escreveu poesia
sobre a representatividade da água
(Foto: Toni Francis/G1)
Para escrever os poemas, alguns alunos se inspiraram em pinturas famosas de autores como Tarsila do Amaral e Rita Malfatti, abordando temas instigantes e atuais como a importância da pluralidade cultural.
Participante
O jovem Tarsilo Azevedo Cardoso, de 12 anos, por exemplo, conta que começou a escrever poesias no ano passado, incentivado pelos professores. Para a mostra deste ano ele preparou três poesias, uma delas fala sobre a água e o que ela representa para o autor.
"Gosto de água, então falei sobre o que representa para mim", diz ele todo orgulhoso, exibindo a poesia "A Água e Seu Olhar".
A exposição na capital durou toda a manhã deste sábado e, ao final, os alunos puderam levar suas obras para casa, segundo informou Juliana Streit, coordenadora de educação infantil da escola e uma das fomentadoras do projeto.
Orgulhosos, muitos pais fizeram questão de indicar os trabalhos feitos pelos filhos a quem frequentou a exposição. A advogada Cláudia Diniz, mãe do pequeno João Pedro Aguero, de três anos e meio, é um desses pais.
"Essa é uma iniciativa muito salutar", disse ela mostrando o pequeno desenho ilustrado e pintado por João Pedro.
O pequeno João Pedro Aguero, lado direito, ao exibir para a irmãzinha a galeria onde estava o desenho feito por ele (Foto: Toni Francis/G1)O pequeno João Pedro Aguero, lado direito, ao exibir para a irmãzinha a galeria onde estava o desenho feito por ele (Foto: Toni Francis/G1)
O pequeno Matheus Barofaldi, de 7 anos, também exibiu com orgulho "as duas crianças brincando na gangorra", tema do desenho que ele fez para a exposição. "Fiz os meninos se divertindo", explicou.
Matheus Barofaldi posa tímido ao lado da base onde foram afixadas os trabalhos feitos pela turma dele (Foto: Toni Francis/G1)Matheus Barofaldi posa tímido ao lado da base
onde foram afixadas os trabalhos feitos pela
turma dele (Foto: Toni Francis/G1)
Manuela Guimarães, de 6 anos, que integra a turma que trabalhou com mosaico, no projeto Movimento Abstracionismo Geométrico.
Acompanhada do pai, o médico João Paulo Guimarães, o trabalho só ganhou elogios. "É importante para desenvolver a criatividade e o enriquecimento de conhecimento das crianças", comentou João Paulo ao falar sobre a importância do projeto às crianças.
As adolescentes Carmen Denise e Letícia Albuquerque, do 8º ano, trabalharam com pinturas expressionistas e jogaram caos onde havia ordem.
Inspiradas no poema"‘Os Sapos", de Manoel bandeira, elas pintaram quadros que trazem uma mensagem sobre as diferenças e seus encantos. "Eu pintei um coração, mas dentro de uma tendência diferente. Ele não é vermelho, é colorido e não tem as bordas tão perfeitamente arredondadas", explicou Carmen.
"Eu baguncei a ordem dos números, usei minha liberdade expressiva para ordenar a cadeia numérica ao meu bel prazer", disse a jovem Letícia ao apresentar sua obra.
As amigas Carmen Denise e Letícia Albuquerque, do oitavo ano, ao lado das pinturas que fizeram (Foto: Toni Francis/G1)As amigas Carmen Denise e Letícia Albuquerque, do oitavo ano, ao lado das pinturas que fizeram (Foto: Toni Francis/G1)
Manuela Guimarães e o pai, João Paulo, na exposição de arte da Maple Bear (Foto: Toni Francis/G1)Manuela Guimarães e o pai, João Paulo, na exposição de arte da Maple Bear (Foto: Toni Francis/G1)
Fernanda Bordalo, diretora pedagógica, e Lissa Jones, coordenadora pedagógiga, ajudaram a promover a exposição   (Foto: Toni Francis/G1)Fernanda Bordalo, diretora pedagógica, e Lissa Jones, coordenadora pedagógiga, ajudaram a promover a exposição (Foto: Toni Francis/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário