MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de março de 2017

Amapá descarta risco de epidemia de casos de febre amarela, diz CVS


Estado não registra casos da doença há mais de dez anos.
Prevenção da febre ocorre através de vacinação e controle de mosquito.

Jorge AbreuDo G1 AP
Vacinação contra a febre amarela aconteceu durante a noite em Vila Velha, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Vacinação contra a febre amarela é a melhor forma
de prevenção (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Os casos de febre amarela que preocupam todo o Brasil, com 92 confirmações da doença e mais 1 mil suspeitas em investigação, não incluem o Amapá como estado em alerta de epidemia. A informação é da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS). O órgão acresentou que o Amapá não registra casos da doença há pelo menos 10 anos.
O coordenador da CVS, Clóvis Miranda, explica que existem dois tipos da febre amarela, sendo elas a urbana e a silvestre. A prevenção da doença ocorre através de duas doses de vacinação, que imuniza para os dois tipos. Outro método de evitar a proliferação é pelo controle do mosquito Aedes aegypti, causador principal na região urbana.
CVS, Clóvis Miranda, coordenador, Macapá, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1) Clóvis Miranda, coordenador da CVS no Amapá
(Foto: Jorge Abreu/G1)
As vacinas são gratuitas e podem ser encontradas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 16 municípios do estado, garantiu a CVS. Ainda segundo a coordenadoria, em todos os anos sobram doses porque grande parte da população já está imunizada.
“A prevenção contra a febre amarela ocorre por meio da vacinação. Nós vivemos em uma região amazônica onde a febre amarela é endêmica, ou seja, ela está presente. Então por se tratar de uma região endêmica a vacinação é obrigatória”, destacou.
Miranda completa que a coordenadoria não registrou mortes de primatas nas florestas, o que descarta qualquer tipo de alarde sobre a doença. Ele também disse que os casos registrados no Pará, estado vizinho, passam por investigações e não afetam o Amapá.
Um menino de 11 anos morreu em 16 de março em decorrência da doença em Alenquer, município que decretou estado de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário