quero-extrato
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e comercialização, em todo país, do lote L. 11 07:35 de extrato de tomate da marca QUERO, por apresentar matéria estranha indicativa de risco à saúde humana, pelo de roedor, acima do limite máximo de tolerância pela legislação. A medida, publicada nesta segunda-feira (20), determina o recolhimento de todo estoque do produto, relativo ao lote descrito, existente no mercado.
Apesar de causar estranheza, a legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de rato, mas fragmentos de insetos, areia, e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei. A Anvisa determina os limites de “sujeira” através de uma resolução criada em 2014.
No caso do pelo de rato encontrado no extrato de tomate, outras marcas já foram reprovadas no teste, como produtos da marca Elefante. O limite é de um pelo de rato a cada 100g. De acordo com a Anvisa, a contaminação ocorre após a colheita, quando o tome é armazenado no galpão.