MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de janeiro de 2017

Sem concluir curso após 7 anos, 'jubilado' tenta reingresso na Unicamp


David Chazanas enfrenta vestibular para pegar o diploma de Computação.
Ele e outros 15.389 candidatos começam hoje a 2ª fase do vestibular.

Do G1 Campinas e Região
David Chazanas foi jubilado e tenta o reingresso na Unicamp após 7 anos (Foto: Bruno Oliveira / G1)David Chazanas foi jubilado e tenta o reingresso na Unicamp após 7 anos (Foto: Bruno Oliveira / G1)
Os portões para a entrada dos candidatos que começam, neste domingo (15), a maratona da 2ª fase do vestibular 2017 da Unicamp foram abertos pontualmente às 12h no maior local de provas em Campinas (SP). Entre os candidatos, alguns veteranos, como David Chazanas, que após cursar 7 anos de ciência da computação sem conseguir concluir o curso, foi jubilado (perdeu a vaga) e agora tenta o reingresso para pegar o diploma.
"Já fiz sete anos de Unicamp. Fui jubilado porque eles cansaram de ver minha cara lá todo dia e determinaram que eu deveria prestar vestibular novamente para realizar as duas matérias que me faltam para pegar o meu diploma", disse o veterano de 25 anos de idade.

Apesar de desapontado com o jubilamento por conta do tempo que levou na universidade sem conseguir concluir o curso, ele agora está esperançoso. "Vou entrar de novo e dessa vez sair vitorioso.", afirmou.
Mais veteranos
Ele não era o único veterano no campus da Unip Swift na manhã deste domingo. A agente de saúde Daniele, de 28 anos, já é formada em audiovisual pela Ufscar, mas decidiu fazer uma mudança radical e, este ano, está prestando Engenharia Ambiental, aos 28 anos.
"Eu prestei no susto a primeira fase e acabei passando. Estou ansiosa porque não esperava passar.Das outras vezes todas que tinha prestado Unicamp, nunca consegui passar", contou.
Daniele tenta, aos 28 anos de idade, passar em engenharia ambiental na Unicamp (Foto: Bruno Oliveira / G1)Daniele tenta, aos 28 anos de idade, passar em engenharia ambiental na Unicamp (Foto: Bruno Oliveira / G1)
Jovens de mais
A jovem Aline Lima, de 22 anos, é formada em propaganda e marketing, mas agora busca uma vaga em artes visuais.  “Acho que nós entramos muito novos na faculdade e sem saber o que fazer de verdade, então, descobrir o que eu queria fazer no meio do curso”, afirma. Como já estava adiantada, acabou terminando o curso de propaganda e marketing. “ Resolvi terminar e prestar o que eu queria”, disse ela.
Apesar de ser veterana em vestibulares, a candidata disse estar nervosa antes de iniciar o primeiro dia da maratona da segunda fase. “Eu acho meio desgastante os três dias de provas, e ainda tenho habilidades”, explica a candidata.
A segunda fase da estadual de Campinas tem três dias de provas, domingo, segunda e terça. Candidatos  de artes visuais, arquitetura e urbanismo, artes cênicas e dança fazem uma terceira etapa de testes. Estas provas ocorrem entre os dias 23 e 26 de janeiro.
A candidata Aline Lima, que tenta artes visuais, na segunda fase da Unicamp, em Campinas (Foto: Bruno Oliveira/G1)A candidata Aline Lima, que tenta artes visuais, na 2ª fase da Unicamp  (Foto: Bruno Oliveira/G1)
Calor
Alguns candidatos que viajaram até Campinas para fazer a prova, chegaram antes das 11h à Unip. Foi o caso da Nicole, de 17 anos, que veio de São Paulo com o pai para fazer o vestibular. "Chegamos às 10h30 porque eu estava com muito medo de perder a prova", diz.
Ela e outros candidatos precisaram enfrentar sol quente até a abertura dos portões ao meio-dia. Muitos estudantes usaram guarda-chuva para se proteger dos raios solares e do calor. "Estou fritando aqui desde as 11h", relatou David.
Candidatos chegam à Unip, em Campinas, para o primeiro dia de prova da segunda fase da Unicamp (Foto: Bruno Oliveira / G1)Candidatos se protegem do sol na entrada para a segunda fase do vestibular (Foto: Bruno Oliveira / G1)
Segunda fase
A Unicamp aplica neste domingo o primeiro dia de provas da segunda fase do vestibular 2017. Foram convocados 15.390 candidatos para disputa de 3.330 vagas em 70 cursos de graduação. Os exames desta etapa seguem na segunda-feira  e terminam na terça-feira (17).
As provas serão realizadas em 18 cidades do estado de São Paulo e no Distrito Federal (DF). No primeiro dia, domingo, os vestibulandos encaram as provas de redação e de língua portuguesa e literaturas de língua Portuguesa.
Candidatos chegam à Unip, em Campinas, para o primeiro dia de prova da segunda fase da Unicamp (Foto: Bruno Oliveira / G1)Candidatos consultam mural com locais de prova na Unip, em Campinas (Foto: Bruno Oliveira / G1)
Candidatos chegam à Unip, em Campinas, para o primeiro dia de prova da segunda fase da Unicamp (Foto: Bruno Oliveira / G1)Candidatos chegam à Unip para 1º dia de prova da 2ª fase da Unicamp (Foto: Bruno Oliveira / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário