MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 14 de janeiro de 2017

Morrem 54 macacos com suspeita de febre amarela no ES


O mosquito Haemagogus é um dos transmissores da febre amarela
O mosquito Haemagogus é um dos transmissores da febre amarela
Cinquenta e quatro macacos morreram com suspeita de febre amarela, no Espírito Santo, desde o início deste ano. As mortes foram registradas nas cidades de Colatina (11), Governador Lindenberg (4), Ibatiba (10), Irupi (8), Baixo Guandu (4) e Pancas (17), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O Instituto Evandro Chagas, no Pará, é o responsável pela análise das amostras de sangue coletadas nos animais. E a estimativa é que o resultado saia em 20 dias. Mas já a partir desta segunda-feira (16), o Ministério da Saúde vai enviar 350 mil doses da vacina contra febre amarela para imunizar a população de cidades capixabas, que fazem limite com municípios de Minas Gerais, Estado que decretou situação de emergência em Saúde Pública Regional nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni, pelo período de 180 dias.
Já no estado capixaba, 23 municípios vão receber as doses extras (veja a lista abaixo). "Esta é uma medida preventiva diante dos casos crescentes em Minas Gerais, uma vez que, até o momento, não há confirmação da doença no Estado", informou por meio de nota a Secretaria.
A Secretaria de Saúde solicitou ainda ao Ministério da Saúde o envio de 15 mil doses por mês para garantir o atendimento aos turistas que vão ao Estado no período de férias. Atualmente, a Sesa recebe 5 mil doses, por mês.
Em Minas
Minas Gerais registrou só este ano a morte de 38 pessoas com suspeita da doença. E o número de casos investigados chega a 133, segundo balanço mais recente da Secretaria de Estado de Saúde.
O surto de febre amarela em alguns municípios mineiros levou o Governo do Estado a decretar Situação de Emergência em Saúde Pública Regional. E com o documento, fica autorizada a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do surto, em especial a aquisição pública de insumos e materiais, além da contratação de serviços necessários ao atendimento, com a dispensa de licitação.
O decreto cria também a "Sala de Situação", composta por representantes de vários órgãos, que vai monitorar e coordenar as ações administrativas.
Cidades capixabas que vão receber as 350 mil doses:
  1. Água Doce do Norte
  2.  Alto Rio Novo
  3. Baixo Guandu
  4. Barra de São Francisco
  5. Brejetuba
  6. Divino São Lourenço
  7. Dores do Rio Preto
  8. Guacui
  9. Ibatiba
  10. Ibitirama
  11. Irupi
  12. Iúna
  13. Laranja da Terra
  14. Mantenópolis
  15. Montanha
  16. Mucurici
  17. Pancas
  18. Afonso Cláudio
  19. Ecoporanga
  20. Colatina
  21. Itaguaçu
  22. Governador Lindemberg
  23. Conceição do Castelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário