MEDIÇÃO DE TERRA

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sábado, 3 de dezembro de 2016

Renault renova linha de motores novos 1.0 e 1.6


A onda dos motores três cilindros finalmente chegou à filial brasileira da Renault. A marca francesa acaba de lançar no país a linha SCE, composta por uma inédita unidade três cilindros 1.0 e um novo motor 1.6, que estreiam na dupla Logan e Sandero.
O propulsor 1.0 de 82 cv e 10,5 mkgf de torque é a mesma unidade desenvolvida na Índia para o pequenino Kwid (que chega no ano que vem) e não difere muito do veterano 1.0 16 v de 80 cv e 10,3 mkgf de torque.
No entanto, o motorzinho revela suas virtudes em ser 20 quilos mais leve, devido ao uso de alumínio em vez de ferro fundido e também por ter 25% menos peças móveis que o antigo quatro cilindros.
Para compensar a perda de um cilindro, os engenheiros elevaram a taxa de compressão (12:1), que na prática permitiu que o motorzinho chegasse ao pico de toque por volta dos 3.500 rpm, ao contrário do antecessor que precisa subir acima dos 4 mil giros. Sem adentrar num ininteligível discurso técnico, singnifica que a maior oferta de força em rotações mais baixas corresponde a menos combustível enviado para as câmaras a cada período de 1 minuto.

Primo japonês
Já a unidade SCE 1.6 16v não veio das Índias Orientais. Na verdade, trata-se de uma atualização do propulsor que equipa os primos Nissan March e Versa. Nesse caso, a unidade aposenta de uma vez só o pouco expressivo 1.6 8v de 106 cv que equipam os compactos e também a antiga unidade 1.6 16v de 112 cv, que ainda é ofertada na dupla Duster e Oroch.
Acontece que o motor tem duas calibrações. Para Logan e Sandero, a unidade oferta de 115 cv e 15,9 mkgf de torque. Já nos utilitários o vigor sobe para 120 cv e 16,2 mkgf.
Outra novidade bem-vinda é adoção de direção eletro-hidráulica, em função de um menor consumo. Assim, o Sandero passa a ser oferecido a partir de R$ 42.700 e o Logan começa em R$ 46.300.

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