MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Promotores pedem indenização de R$ 600 mil à Folha por matéria sobre Lula



Por Redação Bocão News
Os promotores Fernando Henrique Araújo, Cassio Conserino e José Carlos Blat, que denunciaram e pediram a prisão do ex-presidente Lula, voltaram à mídia, dessa vez por conta de outro processo. Eles ajuizaram ação de danos morais contra o jornal Folha de S.Paulo, por reportagem em que especialistas criticam as peças de acusação contra o petista. Os membros do MP/SP pedem indenização no valor de R$ 200 mil cada.
 
Em 12/3/16, foi veiculado no jornal matéria intitulada "Especialistas criticam as peças de acusação contra Lula". O texto traz opiniões de professores de Direito e especialistas sobre a denúncia em que o petista é acusado de se beneficiar de um tríplex no Guarujá/SP. A matéria, assinada pelo jornalista Mario Cesar Carvalho, começa com trechos como "acusação é um lixo", "não são promotores, são três patetas", e "deram um tiro no pé", apontando que essa seria a avaliação dos especialistas ouvidos.
Para os promotores, pelo fato de o jornalista não ter revelado quem teria dito o que, as expressões não podem ser consideradas de terceiros. "Outro pensar permitiria que quaisquer ofensas ganhassem imunidade se mantido o anonimato de seus prolatores, o que, aliás, encontra vedação constitucional (art. 5º, IV, da CF)".
 
Conserino, Blat e Araújo ressaltam ainda que, "ao desqualificar os autores, automaticamente se esvazia a credibilidade da própria denúncia por eles elaborada, desprezando todo o currículo, a formação e as qualificações pessoais dos autores, profissionais respeitados, com muitos anos de carreira e sólida formação acadêmica". Protocolada no dia 9/9, a ação foi distribuída à 32ª vara Cível de São Paulo e será julgada pela juíza Priscilla Bittar Neves Netto, informa o Migalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário